segunda-feira, 7 de novembro de 2011

A vida na igreja

Por essa razão, ajoelho-me diante do Pai, do qual recebe o nome toda a família nos céus e na terra. Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito, para que Cristo habite no coração de vocês mediante a fé; e oro para que, estando arraigados e alicerçados em amor, vocês possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus. Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós, a ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre! Amém! (Efésios 3:14-21 NVI-POR)

Éfeso: cidade onde Paulo passara 3 anos ministrando. A igreja era formada por muitos gentios convertidos.
Ele destaca a grandeza do evangelho. Apesar de simples, a mensagem de Deus é a coisa mais maravilhosa que já existiu na face da terra! (1.17-2.10).
A depositária do evangelho é a Igreja – o Corpo de Cristo (3.10). A existência da Igreja não pode ser explicada por simples esforços humanos, mas só pela graça de Deus.
Para que a Igreja existe?
1) Para louvor da glória da graça de Deus (a fim de que nós, os que primeiro esperamos em Cristo, sejamos para o louvor da sua glória. Efésios 1:12 NVI-POR)
2) Para a maturidade dos cristãos (Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Efésios 4:15 NVI-POR)
3) Para espalhar o evangelho o (A intenção dessa graça era que agora, mediante a igreja, a multiforme sabedoria de Deus se tornasse conhecida dos poderes e autoridades nas regiões celestiais, Efésios 3:10 NVI-POR)
Como deve ser a vida da Igreja?
1) Preservar a unidade: (Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito, assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos. Efésios 4:3-6 NVI-POR)
2) Servir e edificar os outros pelo amor: (Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados, e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus. Efésios 5:1, 2 NVI-POR)
3) Sujeitar-se ás autoridades ordenadas por Deus: 5.21-6.9
A ARMADURA DE DEUS É CONSEQUENCIA DE UMA VIDA SANTA
(Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo. Efésios 6:10, 11 NVI-POR)

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Não há mal que sempre dure

Mas, logo o cabelo da sua cabeça começou a crescer de novo. Jz 16.22

Sansão era um homem comum, um ser humano comum, feito eu e você. Teve um chamado de Deus que atendeu e passou a serví-lo com certa integridade, mas a nosso exemplo cometia muitas falhas, trocando os pés pelas mãos.


A vida de Sansão:

a) Seu nascimento foi milagroso (Certo dia o Anjo do Senhor apareceu a ela e lhe disse: "Você é estéril, não tem filhos, mas engravidará e dará à luz um filho.Jz 13.3)

b) Tinha uma vida de intimidade com Deus (e não se passará navalha na cabeça do filho que você vai ter, porque o menino será nazireu, consagrado a Deus desde o nascimento Jz 13.5

c) Com Deus realizou feitos notáveis (Encontrando a carcaça de um jumento, pegou a queixada e com ela matou mil homens. Jz 15.5

d) Deu vazão aos desejos da carne (Depois dessas coisas, ele se apaixonou por uma mulher do vale de Soreque, chamada Dalila. Jz 16.4)

e) Teve seu voto quebrado e perdeu sua força e não percebeu (Fazendo-o dormir no seu colo, ela chamou um homem para cortar as sete tranças do cabelo dele, e assim começou a subjugá-lo E a sua força o deixou. Jz 16.19)

f) Arrependeu-se e recobrou sua força (Mas, logo o cabelo da sua cabeça começou a crescer de novo; E Sansão orou ao Senhor: "Ó Soberano Senhor, lembra-te de mim! Ó Deus, eu te suplico, dá-me forças, mais uma vez, e faze com que eu me vingue dos filisteus por causa dos meus dois olhos!" Jz 16.22,28)

Nosso Deus é rico em perdoar, esse é o motivo que o faz ser misericordioso! Não importa o quanto erramos, sempre podemos contar com seu amor incondicional. Ele é maravilhoso!

Não importa como você esteja hoje, creia que ele pode mudar a sua sorte e te colocar de volta para a batalha, como diz a letra da canção:

Remove minha pedra
Me chama pelo nome
Muda minha história
Ressuscita os meus sonhos
Transforma minha vida
Me faz um milagre
Me toca nessa hora
Me chama para fora

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Andando em círculos

Então demos meia-volta e partimos para o deserto pelo caminho do mar Vermelho, como o SENHOR me havia ordenado. E por muitos anos caminhamos em redor dos montes de Seir. Dt 2.1

Nós temos nesta passagem bíblica algumas lições muito importantes: a primeira delas é como perdemos a bênção prometida. Alguns motivos são bastante óbvios: Desobediência e incredulidade. Os israelitas não creram nas promessas de Deus e consequentemente desobedeceram as ordens do Senhor (Apesar disso, vocês não confiaram no SENHOR, o seu Deus, que foi à frente de vocês, numa coluna de fogo de noite e numa nuvem de dia, procurando lugares para vocês acamparem e mostrando-lhes o caminho que deviam seguir. Dt 1.32,33)

O resultado disso foi que uma promessa que se cumpriria em pelo menos onze dias, demorou mais de quarenta anos e os inimigos prevaleceram, mesmo quando a promessa anterior era de vitória (Mas o SENHOR me disse: ‘Diga-lhes que não subam nem lutem, porque não estarei com eles. Serão derrotados pelos seus inimigos. Dt 1.42)

A única maneira de cancelar essa maldição (ausência de bênção) e trazer Deus de volta ao seu favor é fazer o oposto: Crer e obedecer, pois assim é que se agrada a Deus e vive os seus milagres (Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. Hb 11.6)

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Jesus e a multidão

Jesus chamou para junto de si a multidão e disse: "Ouçam e entendam.” Mt 15.10

A multidão continua sendo o alvo de Jesus!

Na multidão é que se encontram os problemáticos e aflitos, pessoas solitárias na expectativa de encontrar comunhão e solução para os seus problemas. Li outro dia que o mal que assola grande parte da população mundial é a solidão cósmica. A pessoa solitária no meio da multidão, a porta de entrada para a tristeza, ansiedade e depressão.

Todas as vezes que Jesus chamou as pessoas para junto de sí, tinha a solução para os males que essa pessoa sofria. A Bíblia relata os diversos encontros: O cego de Jericó, passou a ver; o paralítico de Cafarnaum, passou a andar; a viúva da Naim que tinha seu filho morto e chorava, teve as lágrimas cessadas, pois seu filho ressuscitou. Pessoas que sofriam na multidão!

Todos estão à procura de satisfazer suas necessidades, mas no afã de conseguirem se esquecem que o Senhor nos fez sociáveis e que coletivamente podemos muito mais. Como diz o ditado: “Ninguém é mais forte do que todos nós juntos!

A igreja de Cristo continua realizando sua obra, reunindo a multidão, curando suas enfermidades, solucionando seus problemas e abrindo seu entendimento para se voltarem ao próximo, semeando o bem na vida dos outros, pois a colheita é para nossa própria vida.

E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos. Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé. Gl 6.9,10