sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Escolha a vida

-Os mandamentos que hoje estou dando a vocês não são difíceis de entender, nem de cumprir. Não estão lá em cima, no céu, de modo que vocês perguntem: "Quem subirá até o céu a fim de nos trazer os mandamentos, para os ouvirmos e cumprirmos?" Nem estão do outro lado do mar, de modo que perguntem: "Quem atravessará o mar a fim de nos trazer os mandamentos, para os ouvirmos e cumprirmos?" Ao contrário, os mandamentos estão aqui com vocês; vocês os guardam no coração e podem recitá-los e por isso devem cumpri-los.
-Hoje estou deixando que vocês escolham entre o bem e o mal, entre a vida e a morte." (Deuteronômio 30:11-15 BLH)
Deus nos dá diretrizes e ele mesmo afirma que não são difíceis de entender nem de cumprir. São desígnios que nos conduzem à vitória.
O Senhor nos deixa à disposição bênção e maldição, vida e morte, mas nos dá um conselho: "Escolha a vida, escolha a bênção!"
Eu acrescento: Escolha Jesus, a vida e a bênção de Deus prá nós!
Deus nos deu o livre arbítrio, dando-nos o privilégio de escolher o nosso destino, mas como Pai amoroso que é, nos dá um conselho, dizendo que é melhor optarmos pela vida. E não está longe, nem nos altos céus nem em terras além mar, mas dentro do nosso coração, bençãos prontas para entrar em ação no momento em que precisarmos delas.
O que eu gosto em Deus é que, mesmo sendo quem é, nos respeita e para ter um lugar em nossa vida pede para entrar, como fica claro em Apocalípse: (Escutem! Eu estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa, e nós jantaremos juntos. Apocalipse 3:20 BLH)
Que hoje você esteja fazendo a opção certa, escolhendo viver com Jesus, cumprindo sua palavra e vivendo suas bênçãos que são para sempre. (Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. 1 João 5:12 BLH)
E a vida com Jesus, como todos sabem é vida abundante! (...mas eu vim para que as ovelhas tenham vida, a vida completa. João 10:10 BLH)
Que Deus nos ajude a andar nos seus caminhos!

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

O comandante nos ajuda

Josué estava perto da cidade de Jericó. De repente viu um homem com uma espada na mão parado na sua frente. Josué chegou perto dele e perguntou: -Você é do nosso exército ou é inimigo? -Não sou nem uma coisa nem outra-respondeu ele. -Estou aqui como comandante do exército do Deus Eterno. Josué ajoelhou-se, encostou o rosto no chão e o adorou. E disse: -Estou às suas ordens, meu senhor. O que quer que eu faça? O comandante do exército do Deus Eterno respondeu: -Tire as sandálias porque a terra que você está pisando é santa. E Josué obedeceu. (Josué 5:13-15 BLH)
Segundo a teologia este Comandante do Exército de Deus era o próprio Senhor Jesus Cristo se apresentando no Antigo Testamento. A esta aparição dá-se o nome de teofania. (Basta ver que aceitou adoração, e falou do mesmo modo que Deus falou com Moisés no Monte)
Se bem que não é este o assunto que quero tratar, mas sobre a importância de saber que Deus está do nosso lado, não importa o grau de dificuldade da situação que temos ou teremos que enfrentar.
Josué havia assumido o posto de comando deixado por Moisés, estava prestes a entrar na terra prometida, a mesma terra que tinha visto com Calebe há quarenta anos atrás. Uma terra com fortificações e exércitos poderosos, estava vivendo um grande dilema.
Era natural que estivesse preocupado e Jesus, que conhece nossas necessidades, se apresentou à ele para lhe confortar e garantir a vitória.
Josué começou de maneira correta: Josué ajoelhou-se, encostou o rosto no chão e o adorou.; O que quer que eu faça?; E Josué obedeceu.
Adorar, saber qual a vontade de Deus e obedecer são ingredientes que nos levam às grandes conquistas, portanto submeta-se continuamente ao senhorio de Jesus em sua vida, reconhecendo que ele vem como comandante do Exército de Deus para nos guiar e conduzir à vitória. Esteja certo que, não obstante à força do inimigo, o Senhor pode e permitirá que você prevaleça!
Como está escrito no Salmo 46.11: O Deus todo poderoso está do nosso lado; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

A resposta do clamor

"Com a sua força e com o seu poder ele fez milagres, maravilhas e coisas espantosas, e nos tirou do Egito, (Deuteronômio 26:8 BLH)
Porque Deus, sendo tão poderoso, se importa conosco?
Eis ai algo que só saberemos na glória celestial. Nos criou à sua imagem e semelhança, preparou a terra para receber-nos, dando-nos tudo quanto é necessário. Poderia deixar as coisas acontecerem e cada um que se virasse para sobreviver, no entanto está sempre disponível para intervir em favor dos que o buscam de todo o coração. É mesmo um Deus tremendo!
Assim como o povo que vivia debaixo de escravidão no Egito e clamou, sendo ouvido e visto por Deus, (Então o Deus Eterno disse: -Eu tenho visto como o meu povo está sendo maltratado no Egito; tenho ouvido o seu pedido de socorro por causa dos seus feitores. Sei o que estão sofrendo. Êxodo 3:7 BLH) ocorre conosco nos dias de hoje também, pois as mesmas promessas que o Senhor fez a Abraão, Isaque e Jacó, em Cristo Jesus foram transferidas para nós, os que cremos nele. (E, já que vocês pertencem a Cristo, então são descendentes de Abraão e receberão aquilo que Deus prometeu. Gálatas 3:29 BLH)
Istos significa que você que me le, hoje, tem os mesmos direitos aos milagres, maravilhas, coisas espantosas e libertação que tiveram os nossos antepassados no Egito.
O nosso Deus não mudou de idéia, continua dizendo que o clamor continua tendo resposta, que as súplicas continuam sendo atendidas (E Deus continuou: -Jeremias, se você me chamar, eu responderei e lhe contarei coisas misteriosas e maravilhosas que você não conhece. Jeremias 33:3 BLH; Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês. 1 Pedro 5:7 BLH; Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus. Filipenses 4:6-7 BLH)
Não tenha mêdo de colacar nas mãos de Deus os seus problemas e as suas questões, com certeza ele resolverá!
E agora, que a glória seja dada a Deus, o qual, por meio do seu poder que age em nós, pode fazer muito mais do que nós pedimos ou até pensamos! (Efésios 3:20 BLH)

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

O Deus que eu creio

Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel. Hb 10.23

Existem algumas qualidades que eu gostaria de ressaltar sobre o Deus que eu creio, embora no nosso vocabulário falte adjetivos para qualificá-lo. Não é essa a minha intenção.

Uma qualidade é a sua onipotência, pode tudo o que quiser, mas isso não faz dele um mandão inescrupuloso, muito pelo contrário, um Deus que se importa com a pequenez dos seres humanos. (Como um pai tem compaixão de seus filhos, assim o Senhor tem compaixão dos que o temem; pois ele sabe do que somos formados; lembra-se de que somos pó. Sl 103. 13,14)

O Deus todo-poderoso, que se importa é fiel para cumprir tudo o que prometeu, não fosse assim como poderíamos obrigá-lo a fazê-lo? Não haveria no universo todo força capaz, a não ser o seu próprio amor por nós. Isso é maravilhoso!

O Deus que eu creio é acessível em todo o tempo, estás sempre disponível e atento, basta clamar e ele logo dá a resposta. Agora mesmo se for o caso.

O Deus que eu creio é o próprio amor em pessoa, aliás, amor não existiria se Ele não existisse. Por isso tenho que fazer coro ao salmista e com ele dizer: “Eu amo o Senhor, porque ele me ouviu quando lhe fiz a minha súplica. Ele inclinou os seus ouvidos para mim; eu o invocarei toda a minha vida.” (Sl 116.1,2)

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Fé, firme certeza

Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado. 1Pe 1.7

Fé mais preciosa do que ouro!

Este é o motivo pelo qual devemos andar em fé e viver por ela, não olhando para as circunstâncias e adversidades, como se fossem maiores que o poder do nosso Deus a disposição dos que crêem.

Quando o escritor de aos Hebreus nos diz que é impossível agradar a Deus sem fé, é porque entendeu o verdadeiro significado do amor do Senhor em nosso favor.

Crer independe de razão, é algo profundo, que vem do âmago do ser. Inexplicável!

O que levou Moisés a estender o cajado em direção ao mar, para que se abrisse? A viúva a dar sua última porção de comida para um estranho, acreditando que nunca mais faltaria comida a sua mesa? A resposta para estas e muitas outras questões e bem simples, a fé!

Já se dizia na antiguidade: A fé move as mãos de Deus, que movem o mundo!

A fé remove os montes, faz o impossível acontecer.

Hoje quando você se deparar com alguma dificuldade, creia nas promessas que Ele têm feito e aguarde a resposta, que sempre será favorável a sua fé!

Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel. Hb 10.23

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Cair sem saber

Sansão ficou com muita sede e fez esta oração ao Deus Eterno: -Tu me deste esta grande vitória. Será que agora vais deixar que eu morra de sede e caia nas mãos desta gente que não pratica a circuncisão? Então, na cidade de Leí, Deus abriu um buraco, e dele saiu água. Sansão bebeu daquela água e sentiu-se bem melhor. Aquela fonte foi chamada de En-Hacoré e existe até hoje. Sansão governou o povo de Israel vinte anos, na época em que os filisteus dominavam aquela terra. (Juízes 15:18-20 BLH)
O livro dos Juízes de Israel conta-nos várias histórias, umas longas, outras curtas, porém todas com grandes ensinos para a nossa prática cristã.
Esta história de Sansão nos mostra a necessidade de manter a nossa vida diária de acordo com o compromisso que temos com Deus.
Sansão era nazireu. (homem com voto de não cortar nem a barba e nem o cabelo, dentre outras coisas, para agradar ao Senhor) O nazireu era uma pessoa que todos os que o viam sabiam que era alguém com compromisso com Deus. Seu voto com Deus era aparente.
Viveu assim por um período até que um dia, sem saber, perdeu seu compromisso tendo o seu voto quebrado. Prá ele as coisas não tinham mudado em nada, porque estava tudo normal, fisicamente estava tudo do mesmo jeito, mas espiritualmente havia caido. (um detalhe: Dalila era bonita, prazeirosa, e, aparentemente, nada a ver!)
(Quando Dalila percebeu que ele tinha dito a verdade, mandou o seguinte recado aos governadores filisteus: -Voltem de novo. Agora ele me disse a verdade. Então eles vieram e trouxeram o dinheiro. Ela fez Sansão dormir no seu colo. Em seguida chamou um homem, e ele cortou as sete tranças de Sansão. Aí Dalila começou a provocá-lo, mas ele havia perdido a sua força. Ela gritou: -Sansão! Os filisteus estão chegando! Ele se levantou e pensou: "Eu me livrarei como sempre." Sansão não sabia que o Deus Eterno o havia abandonado. Os filisteus o pegaram e furaram os seus olhos. Então o levaram para Gaza e o prenderam com correntes de bronze. E o puseram para trabalhar na prisão, virando um moinho. Juízes 16:18-21 BLH)
Nos dias de hoje existem muitas pessoas assim, já perderam a comunhão com Deus e ainda não perceberam. Estão escravizadas pelo pecado, vivendo de acordo com os padrões do mundo, se afastando à cada dia da vontade de Deus.
A igreja precisa levantar a bandeira de Deus, o Evangelho de Cristo, e tomar posição contra o pecado e as heresias que a querem invadir, sabendo que a vitória é daquele que permanecer até o fim.
Que Deus nos ajude!

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

A resposta do clamor

Com a sua força e com o seu poder ele fez milagres, maravilhas e coisas espantosas, e nos tirou do Egito, (Deuteronômio 26:8 BLH)
Porque Deus, sendo tão poderoso, se importa conosco?
Eis ai algo que só saberemos na glória celestial. Nos criou à sua imagem e semelhança, preparou a terra para receber-nos, dando-nos tudo quanto é necessário. Poderia deixar as coisas acontecerem e cada um que se virasse para sobreviver, no entanto está sempre disponível para intervir em favor dos que o buscam de todo o coração. É mesmo um Deus tremendo!
Assim como o povo que vivia debaixo de escravidão no Egito e clamou, sendo ouvido e visto por Deus, ( Então o Deus Eterno disse: -Eu tenho visto como o meu povo está sendo maltratado no Egito; tenho ouvido o seu pedido de socorro por causa dos seus feitores. Sei o que estão sofrendo. Êxodo 3:7 BLH) ocorre conosco nos dias de hoje também, pois as mesmas promessas que o Senhor fez a Abraão, Isaque e Jacó, em Cristo Jesus foram transferidas para nós, os que cremos nele. ( E, já que vocês pertencem a Cristo, então são descendentes de Abraão e receberão aquilo que Deus prometeu. Gálatas 3:29 BLH)
Istos significa que você tem os mesmos direitos aos milagres, maravilhas, coisas espantosas e libertação que tiveram os nossos antepassados no Egito.
O nosso Deus não mudou de idéia, continua dizendo que o clamor tem resposta, que as súplicas ainda são atendidas (Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus. Filipenses 4:6-7 BLH)
Não tenha mêdo de colacar nas mãos de Deus os seus problemas e as suas questões, com certeza ele resolverá!
E agora, que a glória seja dada a Deus, o qual, por meio do seu poder que age em nós, pode fazer muito mais do que nós pedimos ou até pensamos! (Efésios 3:20 BLH)

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Esperando a esperança

Todavia, lembro-me também do que pode me dar esperança. Lm 3.21 NVI

Muitas vezes as circunstâncias contrárias trazem desânimo, e, conseqüentemente o desespero. Procuramos por uma resposta e ela não chega, queremos uma saída e não a encontramos.

A esperança se acaba!

Este texto de lamentações de Jeremias nos deixa claro que às vezes esperamos que a esperança volte, procuramos motivos para isso.

Tenho ensinado ao longo dos anos que a esperança é a matéria prima da fé, aliás, a Bíblia é quem diz isso: Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. (Hb 11.1 NVI) Quando não temos esperança não haverá fé, pois como ter certeza do que não se espera?

Jeremias vivendo no meio do caos voltava seus olhos espirituais para as promessas de Deus, as únicas coisas que podem reascender a chama da esperança em nosso coração. (Pois tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança. Rm 1.4 NVI)

Tenha bom ânimo e prossiga, pois aquele que fez a promessa é fiel para cumprir!

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Cuide de sua figueira

Quem cuida de uma figueira comerá de seu fruto, e quem trata bem o seu senhor receberá tratamento de honra. Pv 27.18
A lei da semeadura e da colheita, que tenho ensinado amplamente, passa pelo cuidado da figueira.
Muitas pessoas querem comer dos frutos de sua semeadura, mas não tem paciência e nem zelo para cuidar daquilo que plantou.
Primeiro você precisa descobrir, neste momento, qual é sua figueira que necessita cuidados: seu trabalho, sua família, sua saúde, enfim o que está lhe fazendo perder o resultado de sua plantação. Isto posto, vem a segunda parte do verso que é respeitar aos seus superiores. (Dêem a cada um o que lhe é devido: se imposto, imposto; se tributo, tributo; se temor, temor; se honra, honra. Rm 13.7 NVI) Isto também é uma semeadura, e lembre-se: Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homen semear, isso também colherá. Gl 6.7 NVI, tanto para o bem quanto para o mal.
Resumindo este pensamento numa frase, eu diria: Se você cuidar bem das pessoas que estão ao seu redor, servindo com amor e sinceridade, terá um futuro promissor.
Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna. Gl 6.8

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Busquem o Reino de Deus

Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Mt 6.33
Quando o Senhor Jesus orientou seus discípulos a buscá-lo primeiramente, demonstrou claramente o valor que dá a qualquer ser humano. Levou-os a refletir sobre a vida das aves e sobre o sustento que lhes dá o criador. Pediu para que observassem a beleza das flores do campo mostrando-lhes que isto não lhes custava nada, era dádiva de Deus.
Jesus falou sobre a inutilidade da preocupação, que só causa ansiedade, ensinou que por mais preocupados que estejamos não conseguiremos mudar algo estabelecido. Mas Ele pode!
Deixou bem claro que somos mais importantes para Deus do que fauna e flora, mas que precisamos buscar. Este é o termo.
Ficar parado, ocioso, ou mesmo atribulado e cheio de atividades, pouco ou quase nada pode ser acrescentado. É nele que vamos encontrar as respostas, a porta para todas as saídas. As preocupações e solicitudes desta vida são inúteis quando fora do propósito de Deus, mas como projeto em suas mãos são sonhos e desejos que se realizam.
Que o Senhor te responda no tempo da angústia; o nome do Deus de Jacó te proteja!
Do santuário te envie auxílio e de Sião te dê apoio.
Lembre-se de todas as tuas ofertas e aceite os teus holocaustos.
Conceda-te o desejo do teu coração e leve a efeito todos os teus planos. Sl 20.1-4

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Deus é nosso refúgio

Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade.
Por isso não temeremos, ainda que a terra trema e os montes afundem no coração do mar,ainda que estrondem as suas águas turbulentas e os montes sejam sacudidos pela sua fúria.
Há um rio cujos canais alegram a cidade de Deus, o Santo Lugar onde habita o Altíssimo.
Deus nela está! Não será abalada! Deus vem em seu auxílio desde o romper da manhã. Sl 46.1-4
Essa confiança em Deus marca a vida de todos os grandes vultos da fé, os heróis da Bíblia.
Ir para o esconderijo do Altíssimo e fazer dele a nossa morada, passar incólume pelos revezes da vida, aproveitando este tempo para o aprendizado e crescimento pessoal e espiritual.
Quem crê no Senhor não está imune às adversidades, mas se torna resistente, como Paulo escreve aos filipenses “tudo posso naquele que me fortalece” . Não significa ser invencível e sim sobrevivente, perseverante. Um corredor da carreira da fé.
Às vezes podemos ouvir o estrondo das águas turbulentas, mas somos a morada do Altíssimo, confortados pelas águas tranqüilas do rio de Deus que nos alegra. Não seremos abalados!
Que o Deus Eterno encha o nosso coração de paz e que suas bênçãos nos alcancem neste dia, em nome de Jesus. Amém!

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Ser Filho

A Palavra estava no mundo, e por meio dela Deus fez o mundo, mas o mundo não a conheceu. Aquele que é a Palavra veio para o seu próprio país, mas o seu povo não o recebeu. Porém alguns creram nele e o receberam, e a estes ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus. (João 1:10-12 BLH)
A palavra de Deus personificada, Jesus Cristo, veio para o seu povo, o povo de Israel, felizmente para nós, eles não o receberam. As portas foram abertas e isto nos deu o direito de sermos feitos filhos de Deus.
Para mim ser filho me dá a noção exata de cuidado e zêlo que um pai tem. Por dois motivos lógicos:
1º- Porque eu fui filho de um pai que nunca me abandonou, mesmo eu tendo descido o mais baixo degrau que um indivíduo pode descer. O vício das drogas e do alcool. Por diversas vezes vi meu pai abrindo mão de conforto, até mesmo de bens para que eu fosse liberto. Graças à Deus ele partiu para a glória tendo o seu sonho realizado.
2º- Porque sou pai e sei que não meço esforços para que meus filhos estejam bem.
A Bíblia nos ensina que Vocês, mesmo sendo maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos. Quanto mais o Pai de vocês, que está no céu, dará coisas boas aos que lhe pedirem! (Mateus 7:11 BLH)
É reconfortante saber que o Pai, por intermédio de Jesus Cristo, seu filho, está disposto a fazer tudo quanto for necessário para que a nossa alegria seja completa. Isto foi Jesus mesmo quem disse estando na terra com seus discípulos: Até agora vocês não pediram nada em meu nome; peçam e receberão para que a alegria de vocês seja completa. (João 16:24 BLH)
A nossa segurança está em que o Pai não muda de idéia e nem tão pouco o Filho. Foi, é e sempre será assim (Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre. Hebreus 13:8 BLH)
E como lemos no texto do princípio, para nos tornarmos filhos de Deus e termos direito de filhos, basta crermos em Jesus e o recebermos como nosso Senhor e Salvador. Pode ser mais simples que isto?
Que você esteja sob os cuidados do Pai, provando de todas as suas bênçãos. Amém!