quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Atitude sem unção

Quando Moisés transmitiu essas palavras a todos os israelitas, eles choraram amargamente. Na madrugada seguinte subiram para o alto da região montanhosa, e disseram: Subiremos ao lugar que o SENHOR prometeu, pois cometemos pecado.
Moisés, porém, disse: Por que vocês estão desobedecendo à ordem do SENHOR? Isso não terá sucesso! Não subam, porque o SENHOR não está com vocês. Vocês serão derrotados pelos inimigos, pois os amalequitas e os cananeus os enfrentarão ali, e vocês cairão à espada. Visto que deixaram de seguir o SENHOR, ele não estará com vocês.
Apesar disso, eles subiram desafiadoramente ao alto da região montanhosa, mas nem Moisés nem a arca da aliança do SENHOR saíram do acampamento.
Então os amalequitas e os cananeus que lá viviam desceram, derrotaram-nos e os perseguiram até Hormá. (Nm14.39-45 NVI)
Os israelitas haviam entristecido a Deus, não confiando em suas promessas. O pecado da incredulidade. Quando Moisés lhes alertou resolveram mudar de atitude, mas presumo que não se arrependeram de coração. Só uma atitude externa, que aos olhos humanos parece fé, mas não convenceu ao Senhor. Só a fé genuína pode fazer isso!
Eles acharam que com blá-blá-blá convenceriam a Deus que realmente estavam crendo em suas promessas, acharam que Ele não lhes conhecia o coração.
Muitos cometem esse mesmo engano e o resultado é uma grande coleção de infortúnios e fracassos. É o que eu chamo de atitude sem unção. Tem muita propaganda, bastante barulho, mas nenhum resultado positivo.
Deus tem levantado pessoas para nos orientar e ajudar, mas na maioria das vezes somos auto-suficientes, achamos que o cajado está em mãos erradas.
Se tivessem ouvido a Moisés teriam evitado essa vergonha, pois é muito claro nas escrituras de que todos têm os dons, mas alguns têm a unção e a autoridade!
Os humildes reconhecem isso, por esse motivo Deus os abençoa! (Embora esteja nas alturas, o Senhor olha para os humildes, e de longe reconhece os arrogantes. Sl 138.6 NVI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário