segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Memorial

Então Josué chamou os doze homens que havia escolhido e disse: -Passem adiante da arca da aliança do Deus Eterno, o Deus de vocês, e sigam até o meio do Jordão. Cada um ponha no ombro uma pedra, uma para cada tribo de Israel. Essas pedras ajudarão o povo a lembrar daquilo que o Deus Eterno tem feito. No futuro, quando os seus filhos perguntarem o que essas pedras querem dizer, vocês contarão que as águas do Jordão pararam de correr no dia em que a arca da aliança atravessou o rio. Essas pedras farão com que o povo de Israel lembre sempre desse dia. (Josué 4:4-7 BLH)
Deus gosta que nos lembremos dos benefícios recebidos!
Levantar memorial e testemunhar quão grandes coisas o Senhor tem feito por nós.
Vemos na Santa Ceia um memorial semelhante ao das pedras do Rio Jordão, pois todas as vezes que comemos do pão e bebemos do cálice estamos lembrando da morte do Senhor até que ele venha.
Muito mais do que simplesmente lembrar da morte, estamos lembrando o motivo dela e o benefício que isto nos trás: Salvação!
O dicionário da língua portuguesa nos dá como sinônimo de salvação estar livre da morte, do perigo, preservado, intacto, justificado, encoberto e etc...
A raiz grega de salvação (soterion ou a genérica Sotéria) é uma palavra que inclui tudo: Perdão, cura, prosperidade, libertação, segurança, resgate e reintegração. A salvação de Cristo é total, tendo como objetivo o homem completo: Espírito, alma e corpo.
Ser salvo (do grego sozo) é ter direito à tudo nesta vida e ainda a Vida eterna com Cristo na glória celestial.
Por isto sempre digo que na Santa Ceia que devemos ter um olho posto no passado, relembrando o que o Senhor já fez por nós e um olho posto no futuro, na expectativa do que ele está por fazer!
E como estamos falando em memorial, que a nossa vida seja um ponto de referência para as pessoas que não conheçam a Jesus. Quando nos olharem saibam que alguma coisa boa aconteceu, e que tenhamos o senso de oportunidade para lhes dizer que o Senhor tem feito grandes coisas em nossa vida.
Como rimos e cantamos de alegria! Então as outras nações disseram: "O Deus Eterno fez grandes coisas por eles!" De fato, o Eterno fez grandes coisas por nós, e por isso estamos alegres. (Salmos 126:2-3 BLH)

Nenhum comentário:

Postar um comentário