Lembrem de cuidar dos levitas durante todo o tempo em que vocês viverem naquela terra. -O Eterno, o nosso Deus, cumprirá a sua promessa e aumentará o território de vocês. Então poderão comer carne sempre que quiserem." (Deuteronômio 12:19-20 BLH)
Sei que são muitas as pessoas alcançadas por estas palavras que escrevo, algumas pessoas são da igreja que pastoreio, mas a grande maioria está sob os cuidados de outros pastores.
E este assunto que vou tratar agora tem me preocupado muito ultimamente.
Tenho tido contato com pastores que vivem grandes dificuldades, alguns tendo a necessidade do básico, outros abastecidos financeiramente têm sofrido com o desprezo, abandono e a solidão (mesmo estando cercados por muitas pessoas). Pastores com telefone cortado por falta de pagamento, outros com a licença do veículo atrasada. Em resumo, abandonados, sem o mínimo de cuidado por parte daqueles a quem servem.
Eu creio que isto ocorre até mesmo porque existam hoje muitos profissionais da fé e as pessoas acham que o pastor, ainda que honesto, é simplesmente um funcionário e se alguém tem que cuidar dele e de sua família é o Senhor.
Lendo recentemente esta passagem de Deuteronômio percebí o cuidado de Moisés com os Levitas ( Família Sacerdotal, que tinha a vida dedicada no templo e no serviço de Deus), mesmo sabendo que seus dias estavam contados como líder do povo e que nem mesmo seria beneficiado com o que estava escrevendo, pois não entraria na terra. Atenciosamente escreve ao povo: "Lembrem de cuidar dos levitas durante todo o tempo em que vocês viverem naquela terra." Atrelado a isto estava a garantia do cumprimento das promessas de Deus e a prosperidade e fartura na terra em que viveriam.
E você que o que tem feito para amenizar a carga dos seus pastores?
Se lembra deles só quando está com problemas, ou também divide com eles suas bênçãos?
A pessoa que está aprendendo o evangelho de Cristo deve repartir todas as suas coisas boas com quem a estiver ensinando. (Gálatas 6:6 BLH)
Ore pelos pastores, existe muito trabalho a ser realizado e se os homens e mulheres de Deus se desanimarem todo o povo se corrompe por falta de ensino. (Obedeçam aos seus líderes e sigam as suas ordens, pois eles cuidam sempre das necessidades espirituais de vocês porque sabem que vão prestar contas disso a Deus. Se vocês obedecerem, eles farão o trabalho com alegria; mas, se vocês não obedecerem, eles trabalharão com tristeza, e isso não ajudará vocês em nada. Hebreus 13:17 BLH)
Sei que posso ser incompreendido, mas o universo dos pastores desamparados, mesmo tendo igrejas para pastorear, é muito maior do que se imagina.
Que Deus nos ajude!
Nenhum comentário:
Postar um comentário