terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Caindo sem saber

Sansão ficou com muita sede e fez esta oração ao Deus Eterno: -Tu me deste esta grande vitória. Será que agora vais deixar que eu morra de sede e caia nas mãos desta gente que não pratica a circuncisão? Então, na cidade de Leí, Deus abriu um buraco, e dele saiu água. Sansão bebeu daquela água e sentiu-se bem melhor. Aquela fonte foi chamada de En-Hacoré e existe até hoje. Sansão governou o povo de Israel vinte anos, na época em que os filisteus dominavam aquela terra. (Juízes 15:18-20 BLH)
O livro dos Juízes de Israel conta-nos várias histórias, umas longas, outras curtas, porém todas com grandes ensinos para a nossa prática cristã.
Esta história de Sansão nos mostra a necessidade de mantermos a nossa vida diária de acordo com o compromisso que temos com Deus.
Sansão era nazireu. (homem com voto de não cortar nem a barba e nem o cabelo, dentre outras coisas, para agradar ao Senhor) O nazireu era uma pessoa que todos os que o viam sabiam que era alguém com compromisso com Deus. Seu voto com Deus era aparente.
Viveu assim por um período até que um dia, sem saber, perdeu seu compromisso tendo o seu voto quebrado. Para ele as coisas não tinham mudado em nada, porque estava tudo normal, fisicamente estava tudo do mesmo jeito, mas espiritualmente havia caido. (um detalhe: Dalila era bonita, prazeirosa e aparentemente, nada a ver!)
(Quando Dalila percebeu que ele tinha dito a verdade, mandou o seguinte recado aos governadores filisteus: -Voltem de novo. Agora ele me disse a verdade. Então eles vieram e trouxeram o dinheiro. Ela fez Sansão dormir no seu colo. Em seguida chamou um homem, e ele cortou as sete tranças de Sansão. Aí Dalila começou a provocá-lo, mas ele havia perdido a sua força. Ela gritou: -Sansão! Os filisteus estão chegando! Ele se levantou e pensou: "Eu me livrarei como sempre." Sansão não sabia que o Deus Eterno o havia abandonado. Os filisteus o pegaram e furaram os seus olhos. Então o levaram para Gaza e o prenderam com correntes de bronze. E o puseram para trabalhar na prisão, virando um moinho. Juízes 16:18-21 BLH)
Nos dias de hoje existem muitas pessoas assim, já perderam a comunhão com Deus e ainda não perceberam. Estão escravizadas pelo pecado, vivendo de acordo com os padrões do mundo, se afastando à cada dia da vontade de Deus.
A igreja precisa levantar a bandeira de Deus, o Evangelho de Cristo, e tomar posição contra o pecado e as heresias que a querem invadir, sabendo que a vitória é daquele que permanecer até o fim.
Que Deus nos ajude!

Nenhum comentário:

Postar um comentário