No dia em que foi armado o tabernáculo, a tenda que guarda as tábuas da aliança, a nuvem o cobriu. Desde o entardecer até o amanhecer a nuvem por cima do tabernáculo tinha a aparência de fogo.
Era assim que sempre acontecia: de dia a nuvem o cobria, e de noite tinha a aparência de fogo.
Sempre que a nuvem se levantava de cima da Tenda, os israelitas partiam; no lugar em que a nuvem descia, ali acampavam.
Conforme a ordem do SENHOR os israelitas partiam, e conforme a ordem do SENHOR, acampavam. Enquanto a nuvem estivesse por cima do tabernáculo, eles permaneciam acampados.
Quando a nuvem ficava sobre o tabernáculo por muito tempo, os israelitas cumpriam suas responsabilidades para com o SENHOR, e não partiam.
Às vezes a nuvem ficava sobre o tabernáculo poucos dias; conforme a ordem do SENHOR eles acampavam, e também conforme a ordem do SENHOR, partiam.
Outras vezes a nuvem permanecia somente desde o entardecer até o amanhecer, e quando se levantava pela manhã, eles partiam. De dia ou de noite, sempre que a nuvem se levantava, eles partiam.
Quer a nuvem ficasse sobre o tabernáculo dois dias, quer um mês, quer mais tempo, os israelitas permaneciam no acampamento e não partiam; mas, quando ela se levantava, partiam.
Conforme a ordem do SENHOR acampavam, e conforme a ordem do SENHOR partiam. Nesse meio tempo, cumpriam suas responsabilidades para com o SENHOR, de acordo com as suas ordens, anunciadas por Moisés. Nm 9.15-23
Este texto é auto explicativo, enquanto os israelitas se mantinham olhando para cima, sendo dirigidos pela nuvem da glória de Deus, ela os conduzia para a terra da promessa.
O importante aqui é analisarmos que o tempo de marcha ou de descanso eram determinados pelo Senhor. A teologia chama este tempo de Kairós, o tempo de Deus.
Devemos aprender a esperar e descansar em Deus, sabendo que em todo o tempo Ele está dirigindo a nossa vida para conquistarmos suas promessas.
Estar debaixo da nuvem significa confiar em Deus, deixando-o conduzir nossa vida da maneira como Ele quiser.
Seja feita a sua vontade, assim na terra como no céu!
Nenhum comentário:
Postar um comentário