quinta-feira, 31 de março de 2011

Quem somos?

Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que ali firmaste, pergunto: Que é o homem, para que com ele te importes? E o filho do homem, para que com ele te preocupes? Sl 8.4,5

Quem é o homem?

Está é a questão filosófica mais discutida em todos os tempos. Temos vários caminhos para percorrer e espero chegarmos a uma conclusão satisfatória, pelo menos no quesito espiritual.

O ser é formado pelo seu meio:

O peixe é formado quimicamente dos mesmos elementos que a água do seu habitat

A planta é composta pelos mesmos elementos que solo onde está plantada

O ser humano tem a mesma composição química da terra (Então o SENHOR Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente. Gn 2.7)

Homem Natural X Homem Espiritual (a dupla cidadania humana)

Para vivermos neste mundo precisamos da cidadania natural (Não rogo que os tires do mundo, mas que os protejas do Maligno. Jo 17.15)

Para sermos espirituais precisamos da cidadania celestial (Eles não são do mundo, como eu também não sou. Jo 17.16)

A vida do ser espiritual:

  • Receber a Cristo – Nascer de novo (Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus Jo 1.12)
  • Batismo nas águas – Cumprimento da Justiça
  • Santa Ceia – caminhada cristã
  • Viver o Evangelho – Ser a nova criatura com o DNA de Deus (Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim. Gl 2.20)

Respondendo a pergunta sobre quem é o homem, à luz da Bíblia ele é filho de Deus, com todas as suas características. Assim como o homem natural é constituído pelos elementos químicos da terra, pois foi formado dela, o homem espiritual é constituído pela essência de Deus, o seu sopro de vida!

terça-feira, 29 de março de 2011

O problema da riqueza

Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente; quem ama as riquezas jamais ficará satisfeito com os seus rendimentos. Isso também não faz sentido. Ec 5.10

É paradoxal dizer que há problemas em riqueza, mas a Bíblia Sagrada nos alerta que sim. Não está propriamente no fato de ser rico e abastado e sim no fato de ter o coração voltado exclusivamente para o dinheiro, pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos (1 Tm 6.10). Esta declaração de Paulo corrobora com o que o Senhor Jesus diz: Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração. (Mt 6.21)

O dinheiro bem utilizado traz bênçãos para a nossa vida e para as pessoas que dependem de nós, direta ou indiretamente. A ganância, a usura sem escrúpulos e tudo que decorrem delas é que geram problemas, desencadeando tantos outros males, como: inveja, mentira, prostituição, roubo e outras situações que degradam o ser humano, tirando-o da presença de Deus.

A prosperidade é uma promessa, mas devemos cuidar para que a riqueza proveniente dela não nos domine. A generosidade é o antídoto para que nosso coração não se apague aos bens que possuímos. Sejam eles para o nosso bem estar e do próximo, não para nos escravizar.

Em provérbios Salomão dá uma orientação sábia: Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza. O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá. Pv 11.24,25

A maior de todas as riquezas é ter família abençoada e poder ser bênção para todas as pessoas!

segunda-feira, 28 de março de 2011

O direito de filho

Proclamarei o decreto do Senhor: Ele me disse: “Tu és meu filho; eu hoje te gerei.” Sl 2.7

A palavra de Deus nos ensina que quando recebemos Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador, nos tornamos filhos de Deus (Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus. Jo 1.12)

Ser filho de Deus nos diferencia dos demais. Se o ser humano se destaca das demais criaturas pela sua inteligência, os filhos de Deus se destacam por tornarem-se seres espirituais. (Pois, embora vivamos como homens, não lutamos segundo os padrões humanos. 2Co 10.3)

Observamos neste texto que o filho é gerado e especificamente neste caso (filho de Deus) é gerado pelo Espírito Santo. (O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito. Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo. Jo 3.5,6)

O novo nascimento faz surgir a nova criatura, que trás em si as características de Deus. Por esse motivo que o verso 8 deste salmo em questão nos mostra a seguinte declaração: Pede-me, e te darei as nações como herança e os confins da terra como tua propriedade.

O filho de Deus tem a promessa de que suas orações serão atendidas, não importa o que seja, desde que de acordo com a vontade de Deus. (Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a vontade de Deus, ele nos ouvirá. E se sabemos que ele nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que temos o que dele pedimos. 1Jo 5.14,15)

Assuma sua condição de filho, conquiste seu espaço e viva a vitória que Ele nos dá em Cristo Jesus, nosso Senhor!

sexta-feira, 25 de março de 2011

A fé que funciona

Conseqüentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo. Rm 10.17

A fé é proveniente da palavra pregada, quer seja por meio verbal ou escrita. É a revelação de Deus para a nossa vida.

A fé só é válida se obras a acompanharem, como diz Tiago: Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta. (2.17)

A fé que funciona é acompanhada de milagres e só ela pode fazê-los acontecer, é assim que Deus recompensa os que confiam nele e o buscam de todo o coração. (Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. Hb11.6)

Escrevendo aos Romanos, Paulo declara que a fé e deflagrada pela pregação. Fé que é poderosa para remover os montes, derrubar as muralhas e resolver os problemas. A imensa galeria de heróis do capítulo onze de aos Hebreus só corrobora com esta idéia: pessoas comuns, como eu e você, podem realizar feitos extraordinários pelo poder que a fé produz, resultado da alegria de Deus na nossa vida.

Creia no milagre, ele está muito perto de acontecer! Mesmo que tudo esteja dizendo que não dá, a fé nos leva às realizações em Deus.

quinta-feira, 24 de março de 2011

A política é de Deus?

" Quando os honestos governam, o povo se alegra; mas, quando os maus dominam, o povo reclama. (Provérbios 29:2 BLH)
Hoje pela manhã recebí um e-mail com esta pergunta, achei interessante e gostaria de escrever um pouco sobre este assunto: "A política é de Deus ou do Diabo?
O Diabo só será dono do que você der a ele.
Ja ouví dizer:
O Rock é do diabo, o dinheiro é do diabo, a dança é do diabo, a política é do diabo, e etc. Enquanto isto ele vai se apropriando de tudo quanto lhe dão.
É certo também que não é só porque um determinado político professa uma religião ele seja honesto. Mas não podemos generalizar, pois existem homens de Deus envolvidos neste processo, com reais interesses cristãos.
Me responda algumas perguntas:
Quem criou a maconha?
Quem criou a cocaína?
Quem criou a cana de açucar?
Deus criou estas coisas, no entanto o diabo conseguiu dar um fim malígno para elas. Fêz o mesmo com a política. Cabe às pessoas de bem dar a ela um fim proveitoso.
A maconha e a cocaína tem fim medicinais, a cana de açucar tem fim culinário e ainda produz o álcool para combustível (e não poluente).
Com toda a certeza a política usada de modo conveniente abençoa toda a nação.
Leia sobre Moisés, José do Egito, Daniel, Neemias, Esdras, José de Arimatéia, Davi, Salomão, Ezequias, Josias, Ester e etc
Veja o que Mardoqueu disse para Ester sobre o lugar que ela ocupava no poder:
" Se você ficar calada numa situação como esta, do Céu virão socorro e ajuda para os judeus, e eles serão salvos; porém você morrerá, e a família do seu pai desaparecerá. Mas quem sabe? Talvez você tenha sido feita rainha justamente para ajudar numa situação como esta!" (Ester 4:14 BLH)
Peça entendimento ao Senhor, ele te esclarecerá!
Como diz um ditado amazonense: "Cada um ande debaixo da luz que tem!

terça-feira, 22 de março de 2011

Olhando para Ele

Os que olham para ele estão radiantes de alegria; seus rostos jamais mostrarão decepção. Sl 34.5

Este, indubitavelmente, é o segredo de todas as vitórias. Olhar para Jesus!

Quando estamos firmes, focalizados no Senhor, todas as contrariedades se tornam pequenas, pois grande é o Senhor em que nós temos a vitória.

Quando estamos distantes de um prédio, ou um monte, conseguimos escondê-lo atrás do nosso dedo. Quando estamos perto isto é impossível!

Perto de Deus nada é maior, longe dele os problemas ficam grandes, e somos nós que escolhemos onde queremos ficar.

Outro dia assistindo a um desenho animado vi uma cena interessante: Formiguinhas levavam alimento para o formigueiro, quando em dado momento caiu um galho enorme no meio do caminho. Houve desespero geral, até que dois instrutores chegaram e pediram para que olhassem para eles, tirando o foco do galho, (problema) contornando-o. Deus faz o mesmo conosco!

Se nos concentramos na grandiosidade do problema nos desesperamos, mas se a concentração for na grandeza de Deus o nosso coração se enche de esperança. (sempre lembrando que a esperança é a matéria prima da fé: Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.Hb 11.1)

Vamos seguir o conselho bíblico: tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus. Pensem bem naquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem desanimem. Hb 12.2,3

Vamos manter firmes a nossa

segunda-feira, 21 de março de 2011

A vitória é nossa

Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. 1Co 15.57

Como é bom ter esta confirmação na palavra do que Deus quer para nossa vida.

Antigamente se cantava um corinho na igreja que dizia: “A vitória é nossa pelo sangue de Jesus, a vitória é nossa pelo sangue de Jesus. Seu poder é imenso para nos salvar, operando Ele quem impedirá!

Vitória segundo o dicionário da língua portuguesa: Ato! ou efeito de vencer o inimigo em batalha. = triunfo derrota

Isso nos leva ao raciocínio de que para se ter vitória é necessário ter inimigo, (e tem - Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. 1 Pe 5.8) e havendo inimigo (adversário) tem peleja. Esteja certo que sempre tem também. Como diz o ditado: tem que se matar um leão por dia)

O cenário está completo e nós somos personagens principais, mas o enredo está pronto, em Cristo somos vencedores, pela graça de Deus! (Como está escrito: “Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro”. Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Rm 8.36,37)

Tome posse da sua benção e prossiga para a conquista, este é o desejo de Deus para você!

sexta-feira, 18 de março de 2011

Somos testemunhas

Vocês também viram o que ele fez por vocês no deserto até chegarem a este lugar Dt 11.5

Deus estava dizendo aos filhos de Israel, os remanescentes do deserto, que eles eram testemunha de grandes milagres, que seus pais participaram de milagres maiores ainda e acabaram sucumbindo, pois não deram crédito a palavra do Senhor.

Nós, os que vivemos a dispensação da graça, temos vivido grandes milagres, temos visto e ouvido falar a respeito das grandes maravilhas do Senhor por toda a Terra. Não podemos desanimar. Precisamos prosseguir e proclamar as virtudes daquele que nos chamou das trevas e nos trouxe para sua maravilhosa luz.

Em Atos dos apóstolos 4.20 temos um alerta de Pedro que não podemos guardar o que testemunhamos. (Pois não podemos deixar de falar do que vimos e ouvimos)

Aliás, fomos cheios do Espírito Santo com este propósito: ser testemunhas! (Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”. At 1.8)

Tenho aprendido ao longo dos anos que tudo o que está escrito é para o nosso ensino, para nos dar esperança, portanto temos que aprender com esta história que ver milagres, viver milagres e não obedecer ao Senhor nos leva a perda das bênçãos e a não obtenção das suas promessas.

Os milagres são para testificar a glória de Deus, então vamos dar glória!

quinta-feira, 17 de março de 2011

Amizade

Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido. Jo 15.15

Muito se Le, se fala e se escreve à respeito do relacionamento, da amizade sincera. Amigo verdadeiro, sem segundas intenções.

Jesus era o mestre, Senhor sobre eles, mas não queria que o relacionamento com seus discípulos se restringisse somente nessa esfera, estava mostrando que poderia ser mais, que poderia ser mais estreito, mais íntimo e ao mesmo tempo sem invasão.

Esta não era a primeira vez que ele os tratava desta forma, em outras oportunidades já os havia chamado amigos: Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos. Jo 15.13; “Eu lhes digo, meus amigos: Não tenham medo dos que matam o corpo e depois nada mais podem fazer. Lc 12.4

A amizade genuína e sincera, às vezes se torna mais forte que o parentesco, como escreveu Salomão: Quem tem muitos “amigos” pode chegar à ruína, mas existe amigo mais apegado que um irmão. Pv 18.24.

Por isso se você tiver que investir seu tempo em algo, invista-o em amizades, na promoção de relacionamentos. Não meramente Network, quando se troca cartões para uma futura negociação, mas amizade verdadeira, como a de Jesus por nós, uma amizade baseada no amor que é paciente, bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

Se você quer ganhar uma pessoa para Jesus, primeiro ganhe-a para você!

quarta-feira, 16 de março de 2011

Vontade de Deus X Vontade dos homens

Escolham homens sábios, criteriosos e experientes de cada uma de suas tribos, e eu os colocarei como chefes de vocês; “Vocês todos vieram dizer-me: ‘Mandemos alguns homens à nossa frente em missão de reconhecimento da região, para que nos indiquem por qual caminho subiremos e a quais cidades iremos'. Dt 1.13,22

Nós vemos nestes dois textos de Deuteronômio o antagonismo que existe entre vontade de Deus e vontade de homens. No verso 13 vemos Deus usando a vida de Jetro, sogro de Moisés para uma administração compartilhada. Foi tão grande o sucesso no passado que esse modelo é seguido até os dias de hoje por grandes empresas inclusive. No verso 22 vemos uma boa idéia humana, mas que na prática não funcionou, pelo contrário, o resultado foi uma grande catástrofe, pois levou os israelitas a desconfiarem do Senhor e como conseqüência perderam o direito de entrar na terra prometida, pelo menos aquela geração.

Quando Moisés ouviu a idéia achou muito boa, (“A sugestão pareceu-me boa; por isso escolhi doze de vocês, um homem de cada tribo. Dt 1.23) aparentemente era muito parecida com a primeira. A diferença era que a primeira foi Deus quem falou e a segunda não! Isto é uma diferença determinante entre o sucesso e o fracasso!

Moisés não consultou ao Senhor, achou a idéia boa e foi logo colocando em prática, talvez naquele tempo já se pensava que a “voz do povo é a voz de Deus”.

Devemos saber que a voz de Deus é inconfundível, precisamos aprender a distingui-la, pois assim andaremos por caminhos de vitória.

“Ouça, ó Israel: O SENHOR, o nosso Deus, é o único SENHOR. Dt 6.4

terça-feira, 15 de março de 2011

O nome de Jesus

Não ficarei mais no mundo, mas eles ainda estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, protege-os em teu nome, o nome que me deste, para que sejam um, assim como somos um. Jo 17.11

Quando o Senhor intercede pelos discípulos, faz menção do poder do nome que recebeu do Pai. Jesus! Esse nome tem poder.

Vemos em diversos textos do Evangelho que a oração feita em nome de Jesus produz milagres extraordinários: Demônios são expulsos, doentes são curados e até batismo com o Espírito Santo acontece quando invocamos o poderoso nome do Senhor Jesus! (Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal nenhum; imporão as mãos sobre os doentes, e estes ficarão curados”. Mc 16.17,18)

Não há limites para o poder de Deus agir quando o nome de Jesus é invocado por aqueles que lhe são íntimos (Naquele dia vocês não me perguntarão mais nada. Eu lhes asseguro que meu Pai lhes dará tudo o que pedirem em meu nome. Até agora vocês não pediram nada em meu nome. Peçam e receberão, para que a alegria de vocês seja completa. Jo 16.23,24) Quando o Senhor nos diz que é tudo, só depende de nós saber o que é necessário e pedir. Eu creio nisso!

Só lhe asseguro que não é para qualquer um, mas para aqueles que são conhecidos no céu e também no inferno, pois a simples menção do nome não é fórmula mágica para a obtenção de favores celestiais. (Alguns judeus que andavam expulsando espíritos malignos tentaram invocar o nome do Senhor Jesus sobre os endemoninhados, dizendo: “Em nome de Jesus, a quem Paulo prega, eu lhes ordeno que saiam!” Os que estavam fazendo isso eram os sete filhos de Ceva, um dos chefes dos sacerdotes dos judeus. Um dia, o espírito maligno lhes respondeu: “Jesus, eu conheço, Paulo, eu sei quem é; mas vocês, quem são?” Então o endemoninhado saltou sobre eles e os dominou, espancando-os com tamanha violência que eles fugiram da casa nus e feridos. At 19.13-16)

Também lhe garanto que aqueles que são seus, de maneira nenhuma ficarão sem resposta, pois temos a segurança da sua promessa: Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome. Jo 15.16

terça-feira, 1 de março de 2011

Andar com Deus

Enoque andou com Deus; e já não foi encontrado, pois Deus o havia arrebatado. Gn 5.24

Andar com Deus, isto é maravilhoso, mas não é para qualquer um. Ninguém que não o agrade pode andar com Ele!

Mesmo nós, seres humanos, não gostamos de companhias desagradáveis. Pessoas que falam o que não gostamos de ouvir, que têm atitudes que nos irritam, enfim preferimos andar com pessoas que combinam conosco.

Enoque não só andou com Deus, como o agradava: Pela fé Enoque foi arrebatado, de modo que não experimentou a morte; “e já não foi encontrado, porque Deus o havia arrebatado”, pois antes de ser arrebatado recebeu testemunho de que tinha agradado a Deus. Hb 11.5

O que agrada a Deus?

Obediência o agrada, com toda a certeza, pois são muitos os versos bíblicos que vemos expresso essa sua vontade. Jesus disse que é obedecendo que demonstramos nosso amor para com Deus. (Respondeu Jesus: “Se alguém me ama, obedecerá à minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos morada nele. Aquele que não me ama não obedece às minhas palavras. Estas palavras que vocês estão ouvindo não são minhas; são de meu Pai que me enviou. Jo 14.23,24)

Outra coisa que agrada ao Senhor é a nossa fé, inclusive é ela que nos leva a obedecer aos mandamentos. (Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. Hb 11.6)

Quem quer andar com Deus, primeiramente, precisa aprender agradá-lo!