Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que ali firmaste, pergunto: Que é o homem, para que com ele te importes? E o filho do homem, para que com ele te preocupes? Sl 8.4,5
Quem é o homem?
Está é a questão filosófica mais discutida em todos os tempos. Temos vários caminhos para percorrer e espero chegarmos a uma conclusão satisfatória, pelo menos no quesito espiritual.
O ser é formado pelo seu meio:
O peixe é formado quimicamente dos mesmos elementos que a água do seu habitat
A planta é composta pelos mesmos elementos que solo onde está plantada
O ser humano tem a mesma composição química da terra (Então o SENHOR Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente. Gn 2.7)
Homem Natural X Homem Espiritual (a dupla cidadania humana)
Para vivermos neste mundo precisamos da cidadania natural (Não rogo que os tires do mundo, mas que os protejas do Maligno. Jo 17.15)
Para sermos espirituais precisamos da cidadania celestial (Eles não são do mundo, como eu também não sou. Jo 17.16)
A vida do ser espiritual:
- Receber a Cristo – Nascer de novo (Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus Jo 1.12)
- Batismo nas águas – Cumprimento da Justiça
- Santa Ceia – caminhada cristã
- Viver o Evangelho – Ser a nova criatura com o DNA de Deus (Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim. Gl 2.20)
Respondendo a pergunta sobre quem é o homem, à luz da Bíblia ele é filho de Deus, com todas as suas características. Assim como o homem natural é constituído pelos elementos químicos da terra, pois foi formado dela, o homem espiritual é constituído pela essência de Deus, o seu sopro de vida!
Nenhum comentário:
Postar um comentário