A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. (João 3:3 RA)
Esta afirmação de Jesus trouxe uma grande confusão para a cabeça de Nicodemos, a ponto de ele exclamar: "Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez?" (João 3:4 RA)
O Senhor estava falando à respeito de mudança de atitudes, de pensamentos e até mesmo de sentimentos. Pois é exatamente isto que ocorre quando uma pessoa se converte ao cristianismo e passa a viver para Deus.
Imagine o que acontece com uma lagarta quando fica confinada por um período no seu casulo. É incrível a mudança que ocorre. Um bicho asqueiroso entra, e, passado algum tempo sai uma linda borboleta. Como se a crisálida tivesse algum poder mágico de transformação.
O ser-humano quando se converte passa por um período de mudança. Seus valores começam a mudar e as coisas que pareciam ter tanto valor, de repente, deixam de ter. Outras assumem o seu lugar, evidenciando assim o novo nascimento.
Isto aconteceu com Saulo, que respirava ameaças e mortes contra a igreja do Senhor e se tornou o maior evangelista que o mundo já conheceu. (Bem que eu poderia confiar também na carne. Se qualquer outro pensa que pode confiar na carne, eu ainda mais: circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto à lei, fariseu, quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível. Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo. Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo Filipenses 3:4-8 RA)
Talvez hoje você nem me entenda, mas se deixar, o Espírito de Deus fluirá como um rio sobre a sua vida e esclarecerá tudo o que for necessário, então provará da gloriosa alegria que preenche o meu coração ao escrever estas linhas.
As coisas velhas vão passar e tudo novo se fará. Isto é nascer de novo. É como um broto que nasce da estrutura velha e carcomida de uma árvore e torna-se, ele próprio uma nova árvore que dará muitos frutos.
Isto é extraordinário demais, foge à nossa compreensão. Somente a bondade de Deus poderia fazer isto!
Que Deus nos ajude a compreender o seu amor!
Nenhum comentário:
Postar um comentário