terça-feira, 4 de maio de 2010

A oração de Jabes

Houve um homem chamado Jabes, que foi a pessoa mais respeitada da sua família. A sua mãe pôs nele o nome de Jabes porque ela havia sofrido muito durante o parto. Mas Jabes orou assim ao Deus de Israel: "Ó Deus, abençoa-me e dá-me muitas terras. Fica comigo e livra-me de qualquer coisa que possa me causar dor." E Deus atendeu a sua oração. (1 Crônicas 4:9-10 BLH)
No meio de uma quase infindável genealogia, quase que perdido em meio a tantos nomes e famílias está este pequeno comentário à respeito de um homem, cujo o nome lhe foi dado por sua mãe em virtude da dor e do sofrimento que ele causara no nascimento. Jabez significa "o que causa dor"
Em meio à declinação de nomes ilustres, a Bíblia nos declara que este, dentre os seus irmãos, era o mais ilustre porque clamou ao Senhor.
Pediu bênçãos materiais. O alargamento de suas fronteiras. O aumento de suas possessões.
Pediu a companhia de Deus, segrêdo para qualquer sucesso desejado.
Pediu livramento de situações que pudessem lhe causar dor. Podemos dizer que estava pedindo o cancelamento da maldição impingida pela sua mãe, num momento de dor e sofrimento no pós parto. (Há quem rejeita esta idéia, mas está aí)
Não aceitou a condição, mas ao invés de murmurar fêz oração e o resultado foi o sim de Deus. "E Deus atendeu a sua oração"
Não tenha mêdo de orar. O Senhor Jesus nos disse que não é pelo muito falar que seremos ouvidos, mas nos incentivou a prática da oração. (não disse que é pelo muito orar, mas falar)
A oração de Jabez foi concisa, no entanto carregada de fé e objetividade. Deus responde orações.
"E Deus continuou: -Jeremias, se você me chamar, eu responderei e lhe contarei coisas misteriosas e maravilhosas que você não conhece." (Jeremias 33:3 BLH)

"Orem sempre" (1 Ts 5:17 BLH)

Nenhum comentário:

Postar um comentário