Empreendi grandes obras; edifiquei para mim casas; plantei para mim vinhas. Fiz jardins e pomares para mim e nestes plantei árvores frutíferas de toda espécie. Fiz para mim açudes, para regar com eles o bosque em que reverdeciam as árvores. (Eclesiastes 2:4-6 RA)
Palavras de um sábio, Salomão o Rei de Israel!
Quando esteve desviado dos caminhos de Deus, buscou em tudo o preenchimento do vazio. Não conseguiu!
O texto completo do capítulo 2 fala que ele buscou na alegria, na sabedoria, no trabalho, na arte, na bebida, nas mulheres em todo o prazer que pode colocar os seus olhos. Nas suas próprias palavras "TUDO VAIDADES." Ísto é bem fácil de se explicar, pois toda a obra das mãos humanas são efêmeras, logo passam e o prazer de tê-las realizado também.
Quantas pessoas, nos dias de hoje, fazem o mesmo?
Alguns se escondem no trabalho, sem ter tempo para a família, para a vida e muito menos para Deus. Dizem: "Meu deus é o dinheiro!" (Às vêzes não o fazem com palavras, mas é o que suas atitudes atestam)
Outros se refugiam nas bebidas ou drogas para fugir da realidade de seus fracassos, se embrenhando num mundo de fantasias e ilusões, que na maioria das vezes acaba em pesadêlo e catástrofe!
Ainda há os que buscam o preenchimento deste vazio com diversões e prazer, mas quando acabam lá está o buraco de novo, como a gritar: EU PRECISO DE DEUS!!!!!
Este já era o clamor do salmista, outro rei, aliás, Pai de Salomão, o Rei davi, que dizia: "Ó Deus, tu és o meu Deus forte; eu te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de ti; meu corpo te almeja, como terra árida, exausta, sem água." (Salmos 63:1 RA) Este era também o pensamento dos filhos de Corá, que escreveram o Salmo 42: "Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus?" (Salmos 42:1-2 RA)
Um dia li em determinado lugar que Deus é do tamanho exato do vazio que existe dentro de nós.
A presença de Deus é lugar de descanso, de segurança e de alegria completa. O caminho para esta presença é Jesus Cristo, o filho do Deus vivo! (Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. João 14:6 RA)
Iniciei com as palavras do Sábio, quero concluir com a constatação que ele próprio chegou ao final de seu livro: "De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem. Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más." (Eclesiastes 12:13-14 RA)
Que Deus nos ajude!
Nenhum comentário:
Postar um comentário