quarta-feira, 31 de março de 2010

A humildade na confiança

Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido. Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês. Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos.(1 Pedro 5:6-9 NVI)
Vou fazer uma pequena análise deste texto, sem a pretensão de ser profundo, a começar pelo verso 9.
Às vezes pensamos que o sofrimento e a dificuldade e uma peculiaridade nossa, mas desde os dias antigos Pedro nos mostra que isto acontece com todo o mundo. Portanto não há razão para desespero e sim para esperança que é a matéria prima da fé. Este é o caminho para a vitória contra Satanás, causador de todo o mal que nos aflige.(às vezes damos uma ajudazinha)
Estar em alerta, tomar cuidado, prestar atenção são atitudes que podem nos ajudar muito. Perceber o movimento das trevas que tenta nos destruir, estar acordado com relação às propostas que ele nos apresenta com o único fim de cumprir o seu papel (matar, roubar e destruir)
As aflições decorrentes destas investidas malígnas devem ser transformadas em oração e entregue nas poderosas mãos de Deus, que tem cuidado de nós ( Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus. (Filipenses 4:6-7 NVI)
Esta atitude denota humildade, dependência de Deus que pode todas as coisas e tem interesse no nosso crescimento e prosperidade. E no seu tempo fará com que as coisas estejam exatamente no seu devido lugar, pois nada acontece sem seu consentimento e nele somos pessoas tremendamente abençoadas, passando por toda e qualquer situação sem sofrer abalos. (Ele será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro.Ela não temerá quando chegar o calor,porque as suas folhas estão sempre verdes; não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar fruto”. Jr 17.8 NVI)

Que Deus nos ajude a confiar mais!

terça-feira, 30 de março de 2010

Um dia especial!

Uma esposa exemplar; feliz quem a encontrar! É muito mais valiosa que os rubis. Seu marido tem plena confiança nela e nunca lhe falta coisa alguma. Ela só lhe faz o bem, e nunca o mal, todos os dias da sua vida. Escolhe a lã e o linho e com prazer trabalha com as mãos. (Pv 31.10-12 NVI)
Existem na nossa vida muitos dias que consideramos ser especiais! O dia do nascimento, do batismo, do primeiro encontro, do casamento, dia do pagamento (he he)
Hoje aqui em casa é um destes dias. É aniversário da pastora Keila!
Uma mulher segundo os padrões da bíblia. Virtuosa, trabalhadeira, zelosa e mãe exemplar. É o valor que excede aos rubis ou qualquer jóia preciosa que poderíamos ter.
Costumo dizer que na igreja eu sou o pregador e ela é a pastora. Paciente para ouvir e sempre tem um conselho sábio para dar, um verdadeiro baluarte nas mãos de Deus.
Me considero uma pessoa privilegiada, fui escolhido e agraciado com este presente. Só espero poder estar à altura para retribuir tanto companheirismo, dedicação e afeto.
Que Deus abençoe grandemente a sua vida e lhe conceda todos os desejos do coração, que viva muito tempo para ver se realizarem todos os seus sonhos e projetos, para ver os filhos dos seus filhos e viver a paz que o Espírito Santo proporciona a todos os que são seus!
Parabéns pastora Keila!!!!!!

sexta-feira, 26 de março de 2010

O que fazer?

Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo.
Ora, se faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim.
Assim, encontro esta lei que atua em mim: Quando quero fazer o bem, o mal está junto a mim.
No íntimo do meu ser tenho prazer na Lei de Deus; mas vejo outra lei atuando nos membros do meu corpo, guerreando contra a lei da minha mente, tornando-me prisioneiro da lei do pecado que atua em meus membros.
Miserável homem que eu sou! Quem me libertará do corpo sujeito a esta morte?
Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor! De modo que, com a mente, eu próprio sou escravo da Lei de Deus; mas, com a carne, da lei do pecado. (Romanos 7:19-25 NVI)
Conversando hoje com uma pessoa muito querida, o Espírito de Deus me levou a analizar este texto, que às vêzes confunde, pois parece fazer uma apologia à nossa incapacidade de servir à Deus.
Na realidade o conflito entre o bem e o mal dentro de nós existe!
E o que Paulo está nos ensinando nesta passagem é que o simples conhecimento disto é insuficiente para uma mudança. Saber que mal é mal não impede que eu o pratique. E nem o oposto, saber que o bem é bom me levará a fazê-lo.
O que fazer então?
É tudo muito simples, não são as regras que nos tornam, ou não, de Deus. A única coisa que elas mostram é que foram quebradas, ou obedecidas. Existe muita gente assim: Legalista.
É a presença do Espírito de Deus em nós que nos faz compreender que servir à Deus é infinitamente melhor do que pecar. Não são as regras, é o amor de Deus que me constrange (assim como vocês nos entenderam em parte, venham a entender plenamente que podem orgulhar-se de nós, assim como nos orgulharemos de vocês no dia do Senhor Jesus.
Confiando nisso, e para que vocês fossem duplamente beneficiados, planejava primeiro visitá-los em minha ida à Macedônia e voltar a vocês vindo de lá, para que me ajudassem em minha viagem para a Judéia.
Quando planejei isso, será que o fiz levianamente? Ou será que faço meus planos de modo mundanoc, dizendo ao mesmo tempo “sim” e “não”? 2 Coríntios 5:14-17NVI)

Que a nova criatura, resultante do encontro real com Deus, possa nortear os seus passos para uma vida cheia da plenitude de Deus!

quinta-feira, 25 de março de 2010

Amor incomparável

Então quem pode nos separar do amor de Cristo? Serão os sofrimentos, as dificuldades, a perseguição, a fome, a pobreza, o perigo ou a morte? (Romanos 8:35 BLH)
Quando Paulo escreveu este cântico, que infelizmente não conhecemos a melodia, tratou de uma questão muito profunda: O Amor de Cristo por nós.
Note que este amor não é simplesmente uma falácia, ou uma declaração jogada ao vento. Foi atitude demonstrada lá na cruz. (Mas Deus nos mostrou o quanto nos ama: Cristo morreu por nós quando ainda vivíamos no pecado. Romanos 5:8 BLH)
Os sofrimentos que o dia à dia nos apresenta, embora difíceis de enfrentar, às vezes muito doloridos até, não são maiores que o amor do nosso Deus.
As dificuldades pelas quais passamos, além de nos moldar e fortalecer, ao contrário do que parece não nos afasta do amor, nos leva para mais perto dele.
Os revezes financeiros, as solicitudes, as nessecidades e até mesmo a fome podem se transformar em tema de oração e mais uma vez provaremos que " o meu Deus, de acordo com as gloriosas riquezas que ele tem para oferecer por meio de Cristo Jesus, lhes dará tudo o que vocês precisam." (Filipenses 4:19 BLH) E veja bem que não é mérito nosso, é o amor de Deus por nós e o zêlo pela sua palavra que fazem com que os milagres aconteçam.
Ainda analizando os motivos apresentados por Paulo, resta-nos perigo e morte, contexto social dos dias de hoje. Por isso sempre digo que a palavra de Deus não é antiga e nem moderna, é atual!
Sobre a violência dos nossos dias, bem, só a mão de Deus para nos dar segurança. Que Ele nos ajude, mas ainda assim não vejo motivo de se afastar de Deus por causa disto e sim de maior apego à Ele.
Quanto mais nos aproximamos do Senhor, nossas possibilidades aumentam. (Cheguem perto de Deus, e ele chegará perto de vocês... Tiago 4:8 BLH)
É por este motivo que quero concluir com duas frases inseridas neste cântico: " Em todas essas situações temos a vitória completa por meio daquele que nos amou." (Romanos 8:37 BLH) Pois "Em todo o Universo não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor." (Romanos 8:39 BLH)

Que este amor nos conforte e fortaleça!

quarta-feira, 24 de março de 2010

Ah! Se eu tivesse asas.

"Ah! Se eu tivesse asas como a pomba, voaria para um lugar de descanso! Fugiria para bem longe e moraria no deserto. Bem depressa procuraria achar um lugar seguro para me esconder da ventania e da tempestade." (Salmos 55:6-8 BLH)
Quantas vezes este pensamento do salmista já passou pela sua cabeça?
Quantas vezes você teve vontade de ter asas e sair voando da contrariedade, ou estar em um lugar isolado sem ver e nem falar com ninguém? Quantas vezes você quis estar abrigado contra o mal que sa abatia sobre a sua vida? Talvez esteja acontecendo agora, enquanto você lê estas poucas linhas.
O que eu tenho para lhe dizer hoje é que isto pode acontecer, sem a necessidade de voar para longe ou estar em um lugar deserto, mas no abrigo seguro contra a tempestade sim. ( Virá o dia em que um rei reinará com justiça e as autoridades governarão com honestidade. Todas elas protegerão o povo como um abrigo protege contra a tempestade e o vento; elas serão como rios numa terra seca, como a sombra de uma grande rocha no deserto. Isaías 32:1-2 BLH)
Isaías estava fazendo mensão de Jesus Cristo e da igreja, autoridades que governam com honestidade. Oferecendo abrigo contra os intempéries da vida.
Não existe lugar mais seguro do que os braços do mestre, não existe lugar tão gostoso quanto a igreja quando está reunida em adoração sincera ao Pai.
Cada culto é um lugar de descanso, um lugar para estar a sós com Deus, mesmo entre muitos irmãos. Um verdadeiro refúgio contra a tempestade. Pois onde há comunhão e adoração as bençãos de Deus são derramadas. ( Como é bom e agradável que o povo de Deus viva unido como se todos fossem irmãos e irmãs! É como o azeite perfumado sobre a cabeça de Arão, que desce pelas suas barbas e pela gola do seu manto sacerdotal. É como o orvalho do monte Hermom, que cai sobre os montes de Sião. Pois é em Sião que o Deus Eterno dá a sua bênção, a vida para sempre. Salmos 133:1-3 BLH)
Deixa Deus cuidar de sua vida, deixa o Espírito Santo te conduzir em adoração na igreja e prove o quanto é bom se sentir seguro(a) e ser abençoado(a).
E que Deus nos ajude!

terça-feira, 23 de março de 2010

Chamando a atenção

Clame a mim e eu responderei e lhe direi coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece. (Jeremias 33:3 NVI)
Clame a mim é uma tradução do original hebraico, cuja a palavra é "qara" (pronuncia-se "Kau-rau") e quer dizer chamar por alguém, dirigir-se a alguém, gritar, chamar alto na tentativa de conseguir a atenção de alguém.
É o próprio Deus quem está orientando para fazermos isto, chamarmos sua atenção.
Você já percebeu quando um carro está quebrado à beira de uma estrada, quando o motorista vai até o meio da rua rua e fica acenando aos carros que passam, para ver se desperta a atenção de alguém, sensibilizando-o para ajudar. Já notou quando alguém cai na água e não sabe nadar o quanto esta pessoa faz para chamar à atenção, a fim de conseguir ajuda. Pois é exatamente isto que o Senhor pede para que façamos. Peçamos sua ajuda!
Já parou atrás de um caminhão que começa a dar ré e você com um carro sem buzina? Você grita, gesticula, faz alguma coisa querendo ser notado(a). Se não consegue, ai, que prejuízo!
Deus nos deu a buzina da oração, para chamarmos a atenção dele todas as vezes que tivermos necessidade. Para o Senhor é um prazer suprir-nos. (O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus. Filipenses 4:19 NVI)
Mas é preciso clamar, invocar o nome do Senhor, pois "todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo!" (Atos 2:21 NVI)
O que você está esperando para reverter esta situação contrária? Clame ao Senhor e ele te responderá!
Chame a atenção, seja notado(a) e receba a bênção completa, em nome de Jesus.

Que o Senhor nos ajude neste dia!

segunda-feira, 22 de março de 2010

O Caminho da vitória

Pedro, então, ficou detido na prisão, mas a igreja orava intensamente a Deus por ele. (Atos 12:5 NVI)
Pedro estava coberto de razão quando escreveu em sua primeira carta, no capítulo cinco verso 8: Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. viveu na própria pele o que é ser presa do inimigo, mas também o que é ser especial para Deus, recebendo livramento.
Herodes Agripa I, que havia prendido a Pedro e que anteriormente mandou decapitar Tiago era filho de Herodes Antipas, que havia mandado decapitar João Batista e Neto de Herodes o Grande, que mandou matar todos os meninos na época do nascimento de Jesus, obrigando Maria e José fugirem para o Egito com o menino. Como você pode ver essa família de Herodes personifica o Diabo perseguindo a Igreja do Senhor Jesus Cristo.
O texto acima nos dá a chave para a vitória: Oração fervorosa e incessante!
Como temos falado em estudos anteriores, a oração estreita o relacionamento pessoal com Deus. Nos torna íntimos. E como diz a canção: "Não existe nada melhor / do que ser amigo de Deus / caminhar seguro na luz / desfrutar do seu amor / ter a paz no coração / viver sempre em comunhão / e assim perceber a grandeza do poder / de Jesus, meu bom Pastor
Pedro estava preso, mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus. Resultado: Pedro foi solto milagrosamente!
Se você frequenta uma igreja evangélica, com toda a certeza, existe um grupo de pessoas orando por você todos os dias.
Se hoje você está vivendo uma situação difícil, se sentindo amarrado, preso, procure pelos líderes da sua igreja e peça oração. Peça para colocar seu nome na lista de oração essa é a chave da vitória. Você pode viver o milagre de Deus todos os dias.
Se você não frequenta alguma igreja, estou ao seu dispor, você tem meu endereço. Peça oração, não se envergonhe e conheça o poder de Deus que está à disposição de todo aquele que crê!

Jesus ama você indistintamente!

sexta-feira, 19 de março de 2010

Deus está no controle

Pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem ele chamou de acordo com o seu plano. (Romanos 8:28 BLH)
As circunstâncias contrárias são as maiores inimigas da fé quando os olhos estão postos nelas.
Quando as pessoas deixam de acreditar nas promessas e de que Deus está no controle, realmente as circunstâncias contrárias abalam as estruturas da fé, colocando prostada a pessoa envolvida na situação.
Homens de Deus no passado descobriram que os problemas deixam de ser problemas para serem o milagre de El-Shaday na nossa vida.
Veja Moisés antes de atravessar o Mar Vermelho, quando ele iniciou a sua oração, mar e exécito egípcio eram os seus grandes problemas. No dia seguinte eram o testemunho do grande milagre que o Senhor operou em sua vida.
Davi quando estava sendo procurado pelo exército de Saul, olhando para os montes não via solução, mas olhando para o céu encopntrou o seu refúgio seguro. As mãos do Deus que está dioturnamente de plantão. ( Olho para os montes e pergunto: "De onde virá o meu socorro?" O meu socorro vem do Deus Eterno, que fez o céu e a terra. Ele, o seu protetor, está sempre alerta e não deixará que você caia. O protetor do povo de Israel nunca dorme, nem cochila. O Deus Eterno guardará você; ele está sempre ao seu lado para protegê-lo. O sol não lhe fará mal de dia, nem a lua, de noite. O Eterno o guardará você de todo perigo; ele protegerá a sua vida. (Salmos 121:1-7 BLH)
Saiba que o nosso Deus nunca perde o contrôle da situação e está sempre trabalhando para o nosso crescimento e sempre quer o nosso bem! Não se desanime, olhe para as promessas, tudo ao seu devido tempo acontecerá para a glória do nosso Deus!
"Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião." (Eclesiastes 3:1 BLH)

Deus está com as mãos estendidas, prontas para te socorrer, segure-as!

quinta-feira, 18 de março de 2010

Vasos de barro

Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós.
De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos.
Trazemos sempre em nosso corpo o morrer de Jesus, para que a vida de Jesus também seja revelada em nosso corpo. (2 Coríntios 4:7-10 NVI)
Certa vez ouvi uma estória sobre um rei que tinha um diamante muito bonito e precioso e queria um porta jóias especial para ele. Convocou todos os sábios e todos os ourives do reino para a confecção de tal receptáculo. Eram de ouro cravejados das mais lindas pedras, um mais lindo que do que o outro, porém quando o diamante era colocado nele o rei não gostava. Até que um sábio trouxe um porta jóais simples, sem nenhum adorno e quando o diamante foi colocado nele, encantou o Rei, que Exclamou: - É este o porta jóais que eu queria, um que realçasse a beleza e o brilho da minha jóia!
Nós somos portadores de Deus (Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês? (1 Coríntios 3:16 NVI) e fomos constituidos proclamadores do seu reino e do seu poder ( Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. 1 Pedro 2:9 NVI)
Que o nome de Deus seja glorificado através de nossa vida, pois como disse Paulo, concluindo este pensamento inicial De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos. (2Co 4.8,9)

Passamos por necessidades, somos testados em nossos limites e muitas vêzes nos decepcionamos com o resultado, pois somos vasos de barro, frágeis e sensíveis ao choque, mas não estamos sós. O Senhor dos exércitos está conosco, a vitória está garantida!
Que Deus nos ajude!

quarta-feira, 17 de março de 2010

É melhor ser do que ter

Mas eu não dou valor à minha própria vida. O importante é que eu complete a minha missão e termine o trabalho que o Senhor Jesus me deu para fazer. E a missão é esta: Anunciar a boa notícia da graça de Deus. (Atos 20:24 BLH)
O Apóstolo Paulo conheceu a graça de Deus de uma maneira tão profunda, viu a glória de Deus de uma maneira tão intensa que a sua própria vida passou a ser nada diante da grandeza da pregação do Evangelho. Realmente ele punha em prática o que Jesus ensinou: "Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas." Mateus 6:33 BLH)
Quanto a nós, nos preocupamos em ter o melhor carro, morar na melhor casa, comer a melhor comida, vestir a melhor roupa. Ostentamos tanto que acabamos acreditando que somos realmente alguma coisa. E é dai que surgem as preocupações, as angustias, a ansiedade. Dar mais valor a ter do que a ser.
Por que uma pessoa fica endividada?
Genericamente, salvo por alguma emergência, porque gastou mais do que poderia, simplesmente para ostentar o que não precisava.
De quem é a culpa?
Geralmente colocam a culpa em Deus!
O meu desejo, neste dia, é que você possa analizar quão fútil são as nossas aspirações diante da grandeza do poder e do amor do nosso Deus. Que o que realmente importa é estar no centro de sua vontade e caminhar na direção que Ele nos conduz, pacientemente.
Se o propósito de Deus se cumprir através de nós, com toda a certeza, teremos alcançado os nossos propósitos!
O Senhor Jesus classificou de amigos aqueles que fazem a sua vontade: "Vocês são meus amigos se fazem o que eu mando." (João 15:14 BLH)
Que a exemplo de Paulo, você também possa compreender o amor de Deus por você! ( para que assim, junto com todo o povo de Deus, vocês possam compreender o amor de Cristo em toda a sua largura, comprimento, altura e profundidade. Efésios 3:18 BLH)

Que Deus nos ajude a compreender melhor sua vontade!

terça-feira, 16 de março de 2010

Atitudes contrárias

Jesus, sabendo tudo o que lhe ia acontecer, saiu e lhes perguntou: “A quem vocês estão procurando?”
“A Jesus de Nazaré”, responderam eles. “Sou eu”, disse Jesus.(E Judas, o traidor, estava com eles.)
Quando Jesus disse: “Sou eu”, eles recuaram e caíram por terra.
(João 18:4-6 NVI)
Quando os algozes chegaram ao Monte das Oliveiras para prender Jesus, sua atitude foi de extrema coragem e demonstração de zêlo e amor pelos discípulos. Saiu do meio deles e foi em direção ao perigo, livrando-os de qualquer retaliação que os inimigos poderiam tentar. Chegou a interceder por eles junto aos opressores, ( Respondeu Jesus: “Já lhes disse que sou eu. Se vocês estão me procurando, deixem ir embora estes homens”. João 18:8 NVI) dando-nos exemplo de que o cristianismo é feito de atitudes, não somente de palavras. Como mais tarde escreveu Tiago: " Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta." (Tiago 2:17 NVI)
Por outro lado o discípulo, Pedro, fêz o oposto do que tinha vontade de fazer. (parece que isto é coisa de discípulo, pois Paulo dizia o mesmo: "Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo. Romanos 7:19 NVI) O desejo dele era estar com Jesus e se possível enfrentar até a morte, mas diante da circunstância sua atitude foi diferente de sua pregação, veja a duas declarações: 1ª) Pedro perguntou: “Senhor, por que não posso seguir-te agora? Darei a minha vida por ti!” (João 13:37 NVI) - 2ª) Mais uma vez Pedro negou, e no mesmo instante um galo cantou. (João 18:27 NVI)
O que tem mudado nesta história nos dias de hoje?
Vemos Deus disposto a fazer coisas por nós, livrando, protegendo e abençoando, e quanto a nós?
Parece que continuamos os mesmos Pedros e os mesmos Paulos (Lado negativo é lógico) pensando uma coisa, querendo muito ela, mas agindo de maneira contraria (sem querer generalizar), muitas vezes nos distancinado do alvo proposto.
Graças à Deus por sua bondade e misericórdia, pois assim como perdoou e usou aqueles homens poderosamente para a sua causa, pode nos resgatar de nossas fraquezas e nos levantar para ser o louvor da sua glória.
Que a gente possa cantar: "Prá louvor de tua glória/ vem Senhor sua história/ escrever, através da nossa vida/ seu querer desejamos/ cumpre em nós os teu planos/ vem Senhor e reina hoje aqui!

Que Deus nos ajude a perseverar até o fim!

segunda-feira, 15 de março de 2010

A alegria está no Senhor

Com efeito, grandes coisas fez o SENHOR por nós; por isso, estamos alegres.(Salmos 126:3 RA)
Bênçãos são motivo de alegria!
Quem não fica feliz por receber presentes?
Às vezes os presentes são entregues, mas estamos tão preocupados com coisas de segundo plano que acabamos não percebendo.
Os outros vêem primeiro. Como no texto em questão, quando eles voltavam do cativeiro e passavam pelas nações, talvez estivessem pensando: Coitadinhos de nós, estamos saindo de um cativeiro. Pobrezinhos de nós, passamos setenta anos de exílio! No entanto as pessoas das nações por onde passavam diziam:...grandes coisas o Senhor têm feito por estes (Sl 126.2b)
Analise comigo a situação: Estavam presos e poderiam nunca mais voltar, porém estavam voltando. eram livres agora! Ainda mais tinham para onde voltar, Deus havia preservado suas propriedades. Não voltavam de mãos abanando!
O que isto serve para nós como lição?
Olha para as tuas bênçãos, conta quantas são.
Bastante não é mesmo?
As dificuldades existem, são reais. Assim também existem as dores, os problemas, as dívidas, as tristezas.
Sim existem, mas e daí?
Deus também existe e está no pleno controle de toda a situação!
Gosto muito da letra de uma canção que diz: ...Ao Deus eterno imortal, invisível, mas real / a Ele ministramos o louvor...
Quando o povo saiu do cativeiro do Egito, um outro cativeiro, Moisés não olhava a circunstância, pela fé ele prosseguia olhando para as promessas de Deus, o Senhor que não mente ( Pela fé, ele abandonou o Egito, não ficando amedrontado com a cólera do rei; antes, permaneceu firme como quem vê aquele que é invisível. Hebreus 11:27 RA)
Tire os olhos das tristezas, coloque o seu coração onde possa ter esperança. Olhe prá Jesus, enumere as suas bênçãos e diga:
" Com efeito, grandes coisas fez o SENHOR por nós; por isso, estamos alegres." (Salmos 126:3 RA)

sexta-feira, 12 de março de 2010

Amo amar ao Senhor

Amo o SENHOR, porque ele ouve a minha voz e as minhas súplicas. Porque inclinou para mim os seus ouvidos, invocá-lo-ei enquanto eu viver. (Salmos 116:1-2 RA)
O salmista usa de uma simplicidade tão grande aqui, que chega ser infantil como expressa o seu amor ao Senhor. Mas é tão profundo o seu sentimento que é impossível que eu leia este texto e não me emocione com a declaração: "Amo o Senhor!"
Não simplesmente porque me ouve, seria um amor egoístico, mas porque se importa comigo. Me ama também e a recíproca é verdadeira.
Amo ao Senhor, não pelo que ele faz, mas pelo que ele é! Indizível, inexplicável, invisível, entretanto real demais para não ser percebido, para não ser vivido, para não ser amado.
Amo o Senhor, pois ele é dígno de ser amado. É pai, é amigo, é companheiro para todas as horas, é abrigo, é fortaleza, é socorro presente. É a própria essência do amor!
Amo o Senhor porque o seu amor me constrange. Amor que nasceu na mangedoura, mesmo sendo rei e que explodiu na cruz, irradiando salvação para todos os que crêem.
Parafraseando o poeta: Amo amar ao Senhor!
Jesus espera isto de nós, amor que se evidencie em atitudes, não ficando só nas palavras. ( Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele. (João 14:21 RA)
Aí sim, o resultado será bênçãos, mas como consequência e não como princípio.
O que eu quero dizer é: Amo o Senhor e aprecio suas bênçãos e não o oposto disso.
Que Deus nos ajude!

quinta-feira, 11 de março de 2010

Jesus é o mesmo!

Jesus saiu dali e foi para a beira do mar da Galiléia. Depois subiu a um monte e se assentou. Uma grande multidão dirigiu-se a ele, levando-lhe os mancos, os aleijados, os cegos, os mudos e muitos outros, e os colocaram aos seus pés; e ele os curou. O povo ficou admirado quando viu os mudos falando, os aleijados curados, os mancos andando e os cegos vendo. E louvaram o Deus de Israel. Jesus chamou os seus discípulos e disse: “Tenho compaixão desta multidão; já faz três dias que eles estão comigo e nada têm para comer. Não quero mandá-los embora com fome, porque podem desfalecer no caminho”. Os seus discípulos responderam: “Onde poderíamos encontrar, neste lugar deserto, pão suficiente para alimentar tanta gente?” “Quantos pães vocês têm?”, perguntou Jesus. “Sete”, responderam eles, “e alguns peixinhos.” Ele ordenou à multidão que se assentasse no chão. Depois de tomar os sete pães e os peixes e dar graças, partiu-os e os entregou aos discípulos, e os discípulos à multidão. Todos comeram até se fartar. E ajuntaram sete cestos cheios de pedaços que sobraram. Os que comeram foram quatro mil homens, sem contar mulheres e crianças. (Mateus 15:29-38 NVI)
Às vezes a situação difícil nos leva a esquecermos o que Jesus já fez por nós, o seu poder e, principalmente, o cuidado com que Ele nos trata, pois o problema atual parece ser sempre mais difícil que o anterior.
a) Este exemplo Bíblico mostra claramente esta situação:
1) Ele já havia multiplicado pães e peixes antes diante dos apóstolos (E ordenou que a multidão se assentasse na grama. Tomando os cinco pães e os dois peixes e, olhando para o céu, deu graças e partiu os pães. Em seguida, deu-os aos discípulos, e estes à multidão. Todos comeram e ficaram satisfeitos, e os discípulos recolheram doze cestos cheios de pedaços que sobraram. Os que comeram foram cerca de cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças. Mt 14:19-21 NVI)
2) Ainda que não tivesse multiplicado, acabara de fazer milagres extraordinários (De modo que o povo se maravilhou ao ver que os mudos falavam, os aleijados recobravam saúde, os coxos andavam e os cegos viam)
b) Analizando as situações das multiplicações pela lógica humana:
1) Na primeira eram cinco mil homens, fora mulheres e crianças, (cerca de 15 mil pessoas, segundo estudiosos) a segunda quatro mil homens, fora mulheres e crianças ( 12 mil pessoas, também segundo estudiosos da Bíblia)
2) Na primeira haviam cinco pães e dois peixinhos, e na segunda sete pães e alguns peixinhos. Ou seja mais ingredientes e menos pessoas para comer.
Conclusão:
Quem fez a primeira, tranquilamente faria a segunda.
Eu já ví o Senhor fazer muitos milagres em nosso meio, e como dizia Pedro: "...Pois não podemos deixar de falar do que vimos e ouvimos”. (At 4:20 )
Eu quero dizer que não existe nem uma situação aqui em nosso meio que o Meu Deus, através da oração em nome de Jesus Cristo, não seja capaz de resolver.
Se Ele já fez antes, fará novamente, pois a Bíblia nos afirma que Ele continua sendo o mesmo ontem, hoje e será eternamente.
Vamos entregar a nossa vida em suas mãos e deixar que Ele cuide de nós (Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá Sl 37:5 NVI)

quarta-feira, 10 de março de 2010

Orientação de Deus

Os homens de Israel aceitaram a comida deles, porém não pediram conselho ao Deus Eterno. Josué fez um acordo de paz com os gibeonitas, prometendo que não seriam mortos. E os líderes do povo de Israel juraram que cumpririam a sua palavra. (Josué 9:14-15 BLH)
Josué era um homem temente a Deus, tudo o que fazia era conforme o Senhor lhe designara, no entanto neste dia resolveu, juntamente com os seus líderes, tomar uma decisão sem saber o que Deus pensava à respeito.
Esta atitude custou caro para Israel, pois estes gibeonitas, com quem fizeram concerto, tornaram-se escravos dos hebreus, mas todas as questões que surgiram, todos os levantes, todas as rebeliões entre o povo eles estavam no meio. Se tornaram verdadeiras pedras no sapato.
Deus nos deu o livre arbítrio, a capacidade de decidir o nosso futuro atravéz de nossas atitudes, porém quando consultado nos dá diretrizes que são preponderantes para o nosso sucesso.
É a famosa lei da semeadura e colheita. ( Não se enganem: Ninguém zomba de Deus. O que uma pessoa plantar, é isso mesmo que colherá. Gálatas 6:7 BLH)
A melhor coisa que temos a fazer é colocar a nossa vida nas mãos de Deus e confiar no seu cuidado zeloso. ( Ponha a sua vida nas mãos do Deus Eterno, confie nele, e ele o ajudará. Salmos 37:5 BLH)
Pense nisto antes de tomar qualquer decisão, Deus tem sempre o melhor para nós!
Que Deus nos ajude

terça-feira, 9 de março de 2010

Na lama ou na Rocha?

Coloquei toda minha esperança no Senhor; ele se inclinou para mim e ouviu o meu grito de socorro. Ele me tirou de um poço de destruição, de um atoleiro de lama; pôs os meus pés sobre uma rocha e firmou-me num local seguro. (Salmos 40:1-2 NVI)
Quando esperamos com paciência demonstramos fé e confiança nas promessas do Deus Eterno.
O desespero é a antítese da esperança confiante, faz com que as decisões sejam tomadas precipitadamente. Veja o caso de Abrão e Sarai, que tinham a promessa de ser uma grande nação através dos seus descendentes. A precipitação de ambos trás transtornos até ao dia de hoje, na briga entre árabes e judeus. (Ismael e Isaque, respectivamente)
Davi, o escritor deste salmo, nos ensina que quando esperamos confiadamente somos transportados da lama para a Rocha. Podemos usar aqui o exemplo que o Senhor Jesus deu dos dois fundamentos: “Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha.
25 Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda”. (Mateus 7:24-27 NVI)
Ter confiança é crer nas promessas do Senhor mais do que nas circunstâncias que se apresentam. Estar na Rocha é estar em Cristo, confiante de que ele está no controle de tudo. Estar em Cristo é estar consciente de que mesmo que haja tempestades, nós resistiremos. Não é ser livre de passar pela situação, mas é ser abençoado na situação. (Com a força que Cristo me dá posso enfrentar qualquer situação. Filipenses 4:13 BLH)
O inimigo de nossa alma tem propósitos definidos: roubar, matar e destruir, mas estar na Rocha é ter vida e vida com abundância.
A diferença entre estar na Rocha e na lama, está em como nos portamos diante da expectativa da resposta de nossas orações. Esperamos com paciência (Rocha) ou tentamos, desesperadamente, resolver com a força do nosso braço. (lama)
Lembre-se: A casa da lama cai e a casa da Rocha permanece inabalável!
Que Deus nos ajude a edificar nossa casa na Rocha!

segunda-feira, 8 de março de 2010

Vamos contar para Jesus

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus. (Filipenses 4:6-7 NVI)
Vamos iniciar essa semana falando sobre oração.
Muitas vezes passamos por situações adversas em nossa vida, nos desesperamos, buscamos de todas as maneiras encontrarmos soluções. Isto é nobre, pois demonstra que não nos demos por vencidos, mas nem sempre é eficaz. A Bíblia nos ensina que antes da ansiedade chegar devemos contar para Jesus as nossas dificuldades ( De repente, uma violenta tempestade abateu-se sobre o mar, de forma que as ondas inundavam o barco. Jesus, porém, dormia. Os discípulos foram acordá-lo, clamando: “Senhor, salva-nos! Vamos morrer!” Ele perguntou: “Por que vocês estão com tanto medo, homens de pequena fé?” Então ele se levantou e repreendeu os ventos e o mar, e fez-se completa bonança.
Mt 8.24-26 NVI )
Toda a situação é passível de oração, não importa que na nossa havaliação: fácil, difícil ou impossível. O melhor é entregar ao Senhor que, com toda a certeza, pode todas as coisas.
Podemos falar sobre enfermidades (A sogra de Simão estava de cama, com febre, e falaram a respeito dela a Jesus. Então ele se aproximou dela, tomou-a pela mão e ajudou-a a levantar-se. A febre a deixou, e ela começou a servi-los. Marcos 1:30-31 NVI) sobre os nossos fracassos profissionais ( Simão respondeu: “Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes”.
Lucas 5:5 NVI)
sobre problemas familiares. (Um homem da multidão bradou: “Mestre, rogo-te que dês atenção ao meu filho, pois é o único que tenho. Lucas 9:38 NVI) Todas as situações enfim.
Quando contamos algo ao Senhor, podemos ter certeza que teremos a solução, pois ele é fiel à sua palavra (Esta é a confiança que temos n’Ele, que se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, Ele nos ouve Jo 5.14)
Ore que a situação se reverte, eu creio nisso!

sexta-feira, 5 de março de 2010

Somos propaganda de Deus

Pois o Filho de Deus, Jesus Cristo, pregado entre vocês por mim e também por Silvano e Timóteo, não foi “sim” e “não”, mas nele sempre houve “sim”; pois quantas forem as promessas feitas por Deus, tantas têm em Cristo o “sim”. Por isso, por meio dele, o “Amém” é pronunciado por nós para a glória de Deus. (2 Coríntios 1:19-20 NVI)
Não é bom começar o dia assim?
Com uma promessa, da parte de Deus, que todas as promessas se cumprem!
Sim, isto mesmo. Veja bem:
Alguns estudiosos da Bíblia afirmam que são mais de 8.000 promessas, (o que considero mais sensato) outros dizem que são mais de 20.000.
Sinceramente nunca contei!
Porém o Espírito Santo através de Paulo diz:
quantas forem as promessas feitas por Deus, tantas têm em Cristo o “sim”, mas o que é mais gostoso, o “Amém” é pronunciado por nós para a glória de Deus.
Nós somos o meio pelo qua as bênçãos de Deus se materializam. Em outras palavras, somos a propaganda positiva de que Deus existe e se preocupa com aqueles que o amam.
Ou noutra perpesctiva acontece por intermédio daqueles que anunciam a Cristo (Pois o Filho de Deus, Jesus Cristo, pregado entre vocês por mim e também por Silvano e Timóteo). Não importa qual seja o ângulo pelo qual analizamos o versículo, o resultado final é bênção, porque milagres acompanham a pregação do Evangelho de Cristo, que é poder de Deus para Salvação de todo aquele que crê!
Entâo levante a cabeça, olhe para o Senhor Jesus Cristo e saia por aí fazendo o merchandise da glória de Deus que emana da sua vida.
Então a nossa boca encheu-se de riso, e a nossa língua de cantos de alegria. Até nas outras nações se dizia: “O Senhor fez coisas grandiosas por este povo”. Sim, coisas grandiosas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres. (Salmos 126:2-3 NVI)

quinta-feira, 4 de março de 2010

Crer Sempre

Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. Pois foi por meio dela que os antigos receberam bom testemunho. Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que aquilo se vê não foi feito do que é visível. (Hebreus 11:1-3 NVI)
Quando leio as escrituras me admiro pela fé dos personagens Bíblicos, que foram homens e mulheres reais, que verdadeiramente existiram e enfrentaram grandes dificuldades, como eu e você.
A fé que teve Noé que mesmo sem nunca ter visto chuva, construiu a arca e salvou a si e a sua família. Mesmo tendo passado por louco entre os seus conterrâneos.
A fé que teve Abraão, quando saiu de sua terra, mesmo sendo próspero, para ir atrás de um sonho: Ser pai de uma multidão. Não se importando com a esterilidade de Sarah, nem com as dificuldades da jornada, mas olhando para as promessas que Deus lhe fizera.
A fé de Josué e Calebe vendo os gigantes da terra prometida e suas fortificações, em detrimento à opinião dos demais espias preferiram continuar crendo que Deus seria poderoso para colocá-los de posse da terra.
A fé que teve Raabe, a prostituta, que mesmo protegida dentro das muralhas de Jericó creu que elas não seriam impedimento para o poder do Deus que tirou o seu povo do Egito.
A fé que teve Davi ao contemplar um homem de quase três metros de altura, armado até os dentes e vociferrando injúrias contra o exército de Saul, que Deus seria poderoso para lhe dar a vitória contra o gigante. Fato que realmente aconteceu.
Homens e mulheres que não se assustavam com as circunstâncias contrárias, que viam que o improvável poderia acontecer pelo fato de Deus estar ao seu lado. (Veja o Exemplo de Moisés:" Pela fé saiu do Egito, não temendo a ira do rei, e perseverou, porque via aquele que é invisível. 11:27 NVI
Essas testemunhas do passado me dão firmeza para continuar na jornada, me desvenciliando de todo o embaraço e prosseguindo para o alvo, sabendo que o Senhor está comigo e com certeza me colocará na vitória.
E você, o que pensa disto?
Qual a sua posição diante desta circunstância em que você vive?
Vai se amedrontar e se esconder, como fêz Saul, ou vai crer que Deus é poderoso para lhe dar a bênção que prometeu?
Aceite um conselho:
Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel. (Hebreus 10:23 NVI)
Que Deus nos ajude!

quarta-feira, 3 de março de 2010

Resposta do Clamor

Então clamamos ao SENHOR, o Deus dos nossos antepassados, e o SENHOR ouviu a nossa voz e viu o nosso sofrimento, a nossa fadiga e a opressão que sofríamos. Por isso o SENHOR nos tirou do Egito com mão poderosa e braço forte, com feitos temíveis e com sinais e maravilhas. (Deuteronômio 26:8,9 NVI)
Porque Deus, sendo tão poderoso, se importa conosco?
Eis ai algo que só saberemos na glória celestial. Nos criou à sua imagem e semelhança, preparou a terra para receber-nos, dando-nos tudo quanto é necessário. Poderia deixar as coisas acontecerem e cada um que se virasse para sobreviver, no entanto está sempre disponível para intervir em favor dos que o buscam de todo o coração. É mesmo um Deus tremendo!
Assim como o povo que vivia debaixo de escravidão no Egito e clamou, sendo ouvido e visto por Deus, ( Disse o SENHOR: “De fato tenho visto a opressão sobre o meu povo no Egito, tenho escutado o seu clamor, por causa dos seus feitores, e sei quanto eles estão sofrendo. Êxodo 3:7 NVI) ocorre conosco nos dias de hoje também, pois as mesmas promessas que o Senhor fez a Abraão, Isaque e Jacó, em Cristo Jesus foram transferidas para nós, os que cremos nele. ( E, se vocês são de Cristo, são descendência de Abraão e herdeiros segundo a promessa. Gálatas 3:29 NVI)
Istos significa que você que me le, hoje, tem os mesmos direitos aos milagres, maravilhas, coisas espantosas e libertação que tiveram os nossos antepassados no Egito.
O nosso Deus não mudou de idéia, continua dizendo que o clamor continua tendo resposta, que as súplicas continuam sendo atendidas ( Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus. Filipenses 4:6-7 NVI)
Não tenha mêdo de colacar nas mãos de Deus os seus problemas e as suas questões, com certeza ele resolverá!
Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós, a ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre! Amém! (Efésios 3:20,21 NVI)
Que o Deus de paz te proteja e te guarde neste dia, concedendo-te os desejos do seu coração!

terça-feira, 2 de março de 2010

Seguindo a nuvem

Outras vezes a nuvem permanecia somente desde o entardecer até o amanhecer, e quando se levantava pela manhã, eles partiam. De dia ou de noite, sempre que a nuvem se levantava, eles partiam. Quer a nuvem ficasse sobre o tabernáculo dois dias, quer um mês, quer mais tempo, os israelitas permaneciam no acampamento e não partiam; mas, quando ela se levantava, partiam. Conforme a ordem do SENHOR acampavam, e conforme a ordem do SENHOR partiam. Nesse meio tempo, cumpriam suas responsabilidades para com o SENHOR, de acordo com as suas ordens, anunciadas por Moisés. (Números 9:21-23 NVI)
Estar debaixo da nuvem da glória de Deus e tomar atitudes direcionado por ela. Vitória na certa!
Era assim que o povo de Deus agia no passado. Bastava prestar a atenção em Moisés, ouví-lo e seguir a nuvem.
O Egito era lugar de escravidão, sofrimento e jugo. A terra era uma promessa, possuia muitos mananciais, flôres e gado (emanava leite e mel = Se tem mel tem abelha, se tem abêlha tem flôres e se tem flôres e gado é porque tem água)
Entre a saída da escravidão e a possessão da promessa estava o deserto. Foram quarenta anos, porém a nuvem estava lá. De noite a coluna de fogo e durante o dia a coluna de nuvem. Deus nunca nos deixa só.
Muito já ouví e lí à respeito do deserto, muito tenho aprendido com a própria experiência nele. De tudo o que tenho ouvido, vivido, aprendido e visto; guardo o seguinte: Me importa estar debaixo da nuvem e caminhar na velocidade dela. Se ela parar, parar e se prosseguir, prosseguir. Tenho certeza que Deus está me conduzindo para o lugar certo e lá será o meu descanso.
Os que andam debaixo da nuvem e respeitam a orientação de quem Deus elegeu para tal, recebem a promessa e tomam posse da terra prometida.
Deus tem muitas bênçãos para nós, se o obedecermos. Muitos têm ficado pelo caminho por não se sujeitarem a Deus e às lideranças por Ele constituidas.
Como diz o corinho antigo: "Vamos marchando para a linda terra, vamos marchando para a terra prometida"- Lugar de bênção, paz e votórias!
Que Deus nos ajude!

segunda-feira, 1 de março de 2010

Ele vê seus problemas!

Levantando os olhos e vendo uma grande multidão que se aproximava, Jesus disse a Filipe: “Onde compraremos pão para esse povo comer?” Fez essa pergunta apenas para pô-lo à prova, pois já tinha em mente o que ia fazer. (João 6:5-6 NVI)
E você, o que diria de uma situação dessas?
A questão aqui não é nem não ter lugar prá comprar, mas também confeccionar tantos pães. Não existiam padarias com processos modernos como os de hoje. A massa era sovada na mão, o processo de fermentação era lento. Enfim, havia muitos motivos que impediam a multidão de ser alimentada, além da falta do pão é claro.
O que você diria se eu lhe dissesse que o Senhor Jesus já viu a situação pela qual você está passando e que tem a solução necessária?
Ainda que exista uma série de situações que lhe ateste que o seu caso não tem jeito!
O que eu mais gosto de frizar neste texto é que as pessoas estavam procurando Jesus para serem curadas de suas enfermidades, para ouvirem sua palavra e ele viu além, sua necessidade de sustento para sobreviver.
É o único milagre, juntamente com a ressurreição, que é narrado nos quatro evangelhos.
A ressurreição nos fala da vitória da cruz para a nossa salvação e vida eterna.
A multiplicação dos pães nos ensina que quando ele diz para orar pelo sustento ( " o pão nosso de cada dia nos dá hoje" ) está disposto a providenciá-lo! Nos ensina que a vida aqui na terra, enquanto ele não voltar, está sob seu total controle.
O que mais posso dizer-lhe? A não ser o que Isaias escreveu no seu livro: Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa. Pois eu sou o Senhor, o seu Deus,que o segura pela mão direita e lhe diz: Não tema; eu o ajudarei. (Isaías 41:10,13 NVI)
Que o Deus de provisão te sustente nesse dia, te fortalecendo e te concedendo a capacidade para prosperar!