sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Escolha a vida

-Os mandamentos que hoje estou dando a vocês não são difíceis de entender, nem de cumprir. Não estão lá em cima, no céu, de modo que vocês perguntem: "Quem subirá até o céu a fim de nos trazer os mandamentos, para os ouvirmos e cumprirmos?" Nem estão do outro lado do mar, de modo que perguntem: "Quem atravessará o mar a fim de nos trazer os mandamentos, para os ouvirmos e cumprirmos?" Ao contrário, os mandamentos estão aqui com vocês; vocês os guardam no coração e podem recitá-los e por isso devem cumpri-los.
-Hoje estou deixando que vocês escolham entre o bem e o mal, entre a vida e a morte." (Deuteronômio 30:11-15 BLH)
Deus nos dá diretrizes e ele mesmo afirma que não são difíceis de entender nem de cumprir. São desígnios que nos conduzem à vitória.
O Senhor nos deixa à disposição bênção e maldição, vida e morte, mas nos dá um conselho: "Escolha a vida, escolha a bênção!"
Eu acrescento: Escolha Jesus, a vida e a bênção de Deus prá nós!
Deus nos deu o livre arbítrio, dando-nos o privilégio de escolher o nosso destino, mas como Pai amoroso que é, nos dá um conselho, dizendo que é melhor optarmos pela vida. E não está longe, nem nos altos céus nem em terras além mar, mas dentro do nosso coração, bençãos prontas para entrar em ação no momento em que precisarmos delas.
O que eu gosto em Deus é que, mesmo sendo quem é, nos respeita e para ter um lugar em nossa vida pede para entrar, como fica claro em Apocalípse: (Escutem! Eu estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa, e nós jantaremos juntos. Apocalipse 3:20 BLH)
Que hoje você esteja fazendo a opção certa, escolhendo viver com Jesus, cumprindo sua palavra e vivendo suas bênçãos que são para sempre. (Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. 1 João 5:12 BLH)
E a vida com Jesus, como todos sabem é vida abundante! (...mas eu vim para que as ovelhas tenham vida, a vida completa. João 10:10 BLH)
Que Deus nos ajude a andar nos seus caminhos!

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

O comandante nos ajuda

Josué estava perto da cidade de Jericó. De repente viu um homem com uma espada na mão parado na sua frente. Josué chegou perto dele e perguntou: -Você é do nosso exército ou é inimigo? -Não sou nem uma coisa nem outra-respondeu ele. -Estou aqui como comandante do exército do Deus Eterno. Josué ajoelhou-se, encostou o rosto no chão e o adorou. E disse: -Estou às suas ordens, meu senhor. O que quer que eu faça? O comandante do exército do Deus Eterno respondeu: -Tire as sandálias porque a terra que você está pisando é santa. E Josué obedeceu. (Josué 5:13-15 BLH)
Segundo a teologia este Comandante do Exército de Deus era o próprio Senhor Jesus Cristo se apresentando no Antigo Testamento. A esta aparição dá-se o nome de teofania. (Basta ver que aceitou adoração, e falou do mesmo modo que Deus falou com Moisés no Monte)
Se bem que não é este o assunto que quero tratar, mas sobre a importância de saber que Deus está do nosso lado, não importa o grau de dificuldade da situação que temos ou teremos que enfrentar.
Josué havia assumido o posto de comando deixado por Moisés, estava prestes a entrar na terra prometida, a mesma terra que tinha visto com Calebe há quarenta anos atrás. Uma terra com fortificações e exércitos poderosos, estava vivendo um grande dilema.
Era natural que estivesse preocupado e Jesus, que conhece nossas necessidades, se apresentou à ele para lhe confortar e garantir a vitória.
Josué começou de maneira correta: Josué ajoelhou-se, encostou o rosto no chão e o adorou.; O que quer que eu faça?; E Josué obedeceu.
Adorar, saber qual a vontade de Deus e obedecer são ingredientes que nos levam às grandes conquistas, portanto submeta-se continuamente ao senhorio de Jesus em sua vida, reconhecendo que ele vem como comandante do Exército de Deus para nos guiar e conduzir à vitória. Esteja certo que, não obstante à força do inimigo, o Senhor pode e permitirá que você prevaleça!
Como está escrito no Salmo 46.11: O Deus todo poderoso está do nosso lado; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

A resposta do clamor

"Com a sua força e com o seu poder ele fez milagres, maravilhas e coisas espantosas, e nos tirou do Egito, (Deuteronômio 26:8 BLH)
Porque Deus, sendo tão poderoso, se importa conosco?
Eis ai algo que só saberemos na glória celestial. Nos criou à sua imagem e semelhança, preparou a terra para receber-nos, dando-nos tudo quanto é necessário. Poderia deixar as coisas acontecerem e cada um que se virasse para sobreviver, no entanto está sempre disponível para intervir em favor dos que o buscam de todo o coração. É mesmo um Deus tremendo!
Assim como o povo que vivia debaixo de escravidão no Egito e clamou, sendo ouvido e visto por Deus, (Então o Deus Eterno disse: -Eu tenho visto como o meu povo está sendo maltratado no Egito; tenho ouvido o seu pedido de socorro por causa dos seus feitores. Sei o que estão sofrendo. Êxodo 3:7 BLH) ocorre conosco nos dias de hoje também, pois as mesmas promessas que o Senhor fez a Abraão, Isaque e Jacó, em Cristo Jesus foram transferidas para nós, os que cremos nele. (E, já que vocês pertencem a Cristo, então são descendentes de Abraão e receberão aquilo que Deus prometeu. Gálatas 3:29 BLH)
Istos significa que você que me le, hoje, tem os mesmos direitos aos milagres, maravilhas, coisas espantosas e libertação que tiveram os nossos antepassados no Egito.
O nosso Deus não mudou de idéia, continua dizendo que o clamor continua tendo resposta, que as súplicas continuam sendo atendidas (E Deus continuou: -Jeremias, se você me chamar, eu responderei e lhe contarei coisas misteriosas e maravilhosas que você não conhece. Jeremias 33:3 BLH; Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês. 1 Pedro 5:7 BLH; Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus. Filipenses 4:6-7 BLH)
Não tenha mêdo de colacar nas mãos de Deus os seus problemas e as suas questões, com certeza ele resolverá!
E agora, que a glória seja dada a Deus, o qual, por meio do seu poder que age em nós, pode fazer muito mais do que nós pedimos ou até pensamos! (Efésios 3:20 BLH)

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

O Deus que eu creio

Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel. Hb 10.23

Existem algumas qualidades que eu gostaria de ressaltar sobre o Deus que eu creio, embora no nosso vocabulário falte adjetivos para qualificá-lo. Não é essa a minha intenção.

Uma qualidade é a sua onipotência, pode tudo o que quiser, mas isso não faz dele um mandão inescrupuloso, muito pelo contrário, um Deus que se importa com a pequenez dos seres humanos. (Como um pai tem compaixão de seus filhos, assim o Senhor tem compaixão dos que o temem; pois ele sabe do que somos formados; lembra-se de que somos pó. Sl 103. 13,14)

O Deus todo-poderoso, que se importa é fiel para cumprir tudo o que prometeu, não fosse assim como poderíamos obrigá-lo a fazê-lo? Não haveria no universo todo força capaz, a não ser o seu próprio amor por nós. Isso é maravilhoso!

O Deus que eu creio é acessível em todo o tempo, estás sempre disponível e atento, basta clamar e ele logo dá a resposta. Agora mesmo se for o caso.

O Deus que eu creio é o próprio amor em pessoa, aliás, amor não existiria se Ele não existisse. Por isso tenho que fazer coro ao salmista e com ele dizer: “Eu amo o Senhor, porque ele me ouviu quando lhe fiz a minha súplica. Ele inclinou os seus ouvidos para mim; eu o invocarei toda a minha vida.” (Sl 116.1,2)

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Fé, firme certeza

Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado. 1Pe 1.7

Fé mais preciosa do que ouro!

Este é o motivo pelo qual devemos andar em fé e viver por ela, não olhando para as circunstâncias e adversidades, como se fossem maiores que o poder do nosso Deus a disposição dos que crêem.

Quando o escritor de aos Hebreus nos diz que é impossível agradar a Deus sem fé, é porque entendeu o verdadeiro significado do amor do Senhor em nosso favor.

Crer independe de razão, é algo profundo, que vem do âmago do ser. Inexplicável!

O que levou Moisés a estender o cajado em direção ao mar, para que se abrisse? A viúva a dar sua última porção de comida para um estranho, acreditando que nunca mais faltaria comida a sua mesa? A resposta para estas e muitas outras questões e bem simples, a fé!

Já se dizia na antiguidade: A fé move as mãos de Deus, que movem o mundo!

A fé remove os montes, faz o impossível acontecer.

Hoje quando você se deparar com alguma dificuldade, creia nas promessas que Ele têm feito e aguarde a resposta, que sempre será favorável a sua fé!

Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel. Hb 10.23

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Cair sem saber

Sansão ficou com muita sede e fez esta oração ao Deus Eterno: -Tu me deste esta grande vitória. Será que agora vais deixar que eu morra de sede e caia nas mãos desta gente que não pratica a circuncisão? Então, na cidade de Leí, Deus abriu um buraco, e dele saiu água. Sansão bebeu daquela água e sentiu-se bem melhor. Aquela fonte foi chamada de En-Hacoré e existe até hoje. Sansão governou o povo de Israel vinte anos, na época em que os filisteus dominavam aquela terra. (Juízes 15:18-20 BLH)
O livro dos Juízes de Israel conta-nos várias histórias, umas longas, outras curtas, porém todas com grandes ensinos para a nossa prática cristã.
Esta história de Sansão nos mostra a necessidade de manter a nossa vida diária de acordo com o compromisso que temos com Deus.
Sansão era nazireu. (homem com voto de não cortar nem a barba e nem o cabelo, dentre outras coisas, para agradar ao Senhor) O nazireu era uma pessoa que todos os que o viam sabiam que era alguém com compromisso com Deus. Seu voto com Deus era aparente.
Viveu assim por um período até que um dia, sem saber, perdeu seu compromisso tendo o seu voto quebrado. Prá ele as coisas não tinham mudado em nada, porque estava tudo normal, fisicamente estava tudo do mesmo jeito, mas espiritualmente havia caido. (um detalhe: Dalila era bonita, prazeirosa, e, aparentemente, nada a ver!)
(Quando Dalila percebeu que ele tinha dito a verdade, mandou o seguinte recado aos governadores filisteus: -Voltem de novo. Agora ele me disse a verdade. Então eles vieram e trouxeram o dinheiro. Ela fez Sansão dormir no seu colo. Em seguida chamou um homem, e ele cortou as sete tranças de Sansão. Aí Dalila começou a provocá-lo, mas ele havia perdido a sua força. Ela gritou: -Sansão! Os filisteus estão chegando! Ele se levantou e pensou: "Eu me livrarei como sempre." Sansão não sabia que o Deus Eterno o havia abandonado. Os filisteus o pegaram e furaram os seus olhos. Então o levaram para Gaza e o prenderam com correntes de bronze. E o puseram para trabalhar na prisão, virando um moinho. Juízes 16:18-21 BLH)
Nos dias de hoje existem muitas pessoas assim, já perderam a comunhão com Deus e ainda não perceberam. Estão escravizadas pelo pecado, vivendo de acordo com os padrões do mundo, se afastando à cada dia da vontade de Deus.
A igreja precisa levantar a bandeira de Deus, o Evangelho de Cristo, e tomar posição contra o pecado e as heresias que a querem invadir, sabendo que a vitória é daquele que permanecer até o fim.
Que Deus nos ajude!

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

A resposta do clamor

Com a sua força e com o seu poder ele fez milagres, maravilhas e coisas espantosas, e nos tirou do Egito, (Deuteronômio 26:8 BLH)
Porque Deus, sendo tão poderoso, se importa conosco?
Eis ai algo que só saberemos na glória celestial. Nos criou à sua imagem e semelhança, preparou a terra para receber-nos, dando-nos tudo quanto é necessário. Poderia deixar as coisas acontecerem e cada um que se virasse para sobreviver, no entanto está sempre disponível para intervir em favor dos que o buscam de todo o coração. É mesmo um Deus tremendo!
Assim como o povo que vivia debaixo de escravidão no Egito e clamou, sendo ouvido e visto por Deus, ( Então o Deus Eterno disse: -Eu tenho visto como o meu povo está sendo maltratado no Egito; tenho ouvido o seu pedido de socorro por causa dos seus feitores. Sei o que estão sofrendo. Êxodo 3:7 BLH) ocorre conosco nos dias de hoje também, pois as mesmas promessas que o Senhor fez a Abraão, Isaque e Jacó, em Cristo Jesus foram transferidas para nós, os que cremos nele. ( E, já que vocês pertencem a Cristo, então são descendentes de Abraão e receberão aquilo que Deus prometeu. Gálatas 3:29 BLH)
Istos significa que você tem os mesmos direitos aos milagres, maravilhas, coisas espantosas e libertação que tiveram os nossos antepassados no Egito.
O nosso Deus não mudou de idéia, continua dizendo que o clamor tem resposta, que as súplicas ainda são atendidas (Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus. Filipenses 4:6-7 BLH)
Não tenha mêdo de colacar nas mãos de Deus os seus problemas e as suas questões, com certeza ele resolverá!
E agora, que a glória seja dada a Deus, o qual, por meio do seu poder que age em nós, pode fazer muito mais do que nós pedimos ou até pensamos! (Efésios 3:20 BLH)

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Esperando a esperança

Todavia, lembro-me também do que pode me dar esperança. Lm 3.21 NVI

Muitas vezes as circunstâncias contrárias trazem desânimo, e, conseqüentemente o desespero. Procuramos por uma resposta e ela não chega, queremos uma saída e não a encontramos.

A esperança se acaba!

Este texto de lamentações de Jeremias nos deixa claro que às vezes esperamos que a esperança volte, procuramos motivos para isso.

Tenho ensinado ao longo dos anos que a esperança é a matéria prima da fé, aliás, a Bíblia é quem diz isso: Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. (Hb 11.1 NVI) Quando não temos esperança não haverá fé, pois como ter certeza do que não se espera?

Jeremias vivendo no meio do caos voltava seus olhos espirituais para as promessas de Deus, as únicas coisas que podem reascender a chama da esperança em nosso coração. (Pois tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança. Rm 1.4 NVI)

Tenha bom ânimo e prossiga, pois aquele que fez a promessa é fiel para cumprir!

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Cuide de sua figueira

Quem cuida de uma figueira comerá de seu fruto, e quem trata bem o seu senhor receberá tratamento de honra. Pv 27.18
A lei da semeadura e da colheita, que tenho ensinado amplamente, passa pelo cuidado da figueira.
Muitas pessoas querem comer dos frutos de sua semeadura, mas não tem paciência e nem zelo para cuidar daquilo que plantou.
Primeiro você precisa descobrir, neste momento, qual é sua figueira que necessita cuidados: seu trabalho, sua família, sua saúde, enfim o que está lhe fazendo perder o resultado de sua plantação. Isto posto, vem a segunda parte do verso que é respeitar aos seus superiores. (Dêem a cada um o que lhe é devido: se imposto, imposto; se tributo, tributo; se temor, temor; se honra, honra. Rm 13.7 NVI) Isto também é uma semeadura, e lembre-se: Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homen semear, isso também colherá. Gl 6.7 NVI, tanto para o bem quanto para o mal.
Resumindo este pensamento numa frase, eu diria: Se você cuidar bem das pessoas que estão ao seu redor, servindo com amor e sinceridade, terá um futuro promissor.
Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna. Gl 6.8

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Busquem o Reino de Deus

Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Mt 6.33
Quando o Senhor Jesus orientou seus discípulos a buscá-lo primeiramente, demonstrou claramente o valor que dá a qualquer ser humano. Levou-os a refletir sobre a vida das aves e sobre o sustento que lhes dá o criador. Pediu para que observassem a beleza das flores do campo mostrando-lhes que isto não lhes custava nada, era dádiva de Deus.
Jesus falou sobre a inutilidade da preocupação, que só causa ansiedade, ensinou que por mais preocupados que estejamos não conseguiremos mudar algo estabelecido. Mas Ele pode!
Deixou bem claro que somos mais importantes para Deus do que fauna e flora, mas que precisamos buscar. Este é o termo.
Ficar parado, ocioso, ou mesmo atribulado e cheio de atividades, pouco ou quase nada pode ser acrescentado. É nele que vamos encontrar as respostas, a porta para todas as saídas. As preocupações e solicitudes desta vida são inúteis quando fora do propósito de Deus, mas como projeto em suas mãos são sonhos e desejos que se realizam.
Que o Senhor te responda no tempo da angústia; o nome do Deus de Jacó te proteja!
Do santuário te envie auxílio e de Sião te dê apoio.
Lembre-se de todas as tuas ofertas e aceite os teus holocaustos.
Conceda-te o desejo do teu coração e leve a efeito todos os teus planos. Sl 20.1-4

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Deus é nosso refúgio

Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade.
Por isso não temeremos, ainda que a terra trema e os montes afundem no coração do mar,ainda que estrondem as suas águas turbulentas e os montes sejam sacudidos pela sua fúria.
Há um rio cujos canais alegram a cidade de Deus, o Santo Lugar onde habita o Altíssimo.
Deus nela está! Não será abalada! Deus vem em seu auxílio desde o romper da manhã. Sl 46.1-4
Essa confiança em Deus marca a vida de todos os grandes vultos da fé, os heróis da Bíblia.
Ir para o esconderijo do Altíssimo e fazer dele a nossa morada, passar incólume pelos revezes da vida, aproveitando este tempo para o aprendizado e crescimento pessoal e espiritual.
Quem crê no Senhor não está imune às adversidades, mas se torna resistente, como Paulo escreve aos filipenses “tudo posso naquele que me fortalece” . Não significa ser invencível e sim sobrevivente, perseverante. Um corredor da carreira da fé.
Às vezes podemos ouvir o estrondo das águas turbulentas, mas somos a morada do Altíssimo, confortados pelas águas tranqüilas do rio de Deus que nos alegra. Não seremos abalados!
Que o Deus Eterno encha o nosso coração de paz e que suas bênçãos nos alcancem neste dia, em nome de Jesus. Amém!

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Ser Filho

A Palavra estava no mundo, e por meio dela Deus fez o mundo, mas o mundo não a conheceu. Aquele que é a Palavra veio para o seu próprio país, mas o seu povo não o recebeu. Porém alguns creram nele e o receberam, e a estes ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus. (João 1:10-12 BLH)
A palavra de Deus personificada, Jesus Cristo, veio para o seu povo, o povo de Israel, felizmente para nós, eles não o receberam. As portas foram abertas e isto nos deu o direito de sermos feitos filhos de Deus.
Para mim ser filho me dá a noção exata de cuidado e zêlo que um pai tem. Por dois motivos lógicos:
1º- Porque eu fui filho de um pai que nunca me abandonou, mesmo eu tendo descido o mais baixo degrau que um indivíduo pode descer. O vício das drogas e do alcool. Por diversas vezes vi meu pai abrindo mão de conforto, até mesmo de bens para que eu fosse liberto. Graças à Deus ele partiu para a glória tendo o seu sonho realizado.
2º- Porque sou pai e sei que não meço esforços para que meus filhos estejam bem.
A Bíblia nos ensina que Vocês, mesmo sendo maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos. Quanto mais o Pai de vocês, que está no céu, dará coisas boas aos que lhe pedirem! (Mateus 7:11 BLH)
É reconfortante saber que o Pai, por intermédio de Jesus Cristo, seu filho, está disposto a fazer tudo quanto for necessário para que a nossa alegria seja completa. Isto foi Jesus mesmo quem disse estando na terra com seus discípulos: Até agora vocês não pediram nada em meu nome; peçam e receberão para que a alegria de vocês seja completa. (João 16:24 BLH)
A nossa segurança está em que o Pai não muda de idéia e nem tão pouco o Filho. Foi, é e sempre será assim (Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre. Hebreus 13:8 BLH)
E como lemos no texto do princípio, para nos tornarmos filhos de Deus e termos direito de filhos, basta crermos em Jesus e o recebermos como nosso Senhor e Salvador. Pode ser mais simples que isto?
Que você esteja sob os cuidados do Pai, provando de todas as suas bênçãos. Amém!

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Preferir a esperança

Lembro-me da minha aflição e do meu delírio,da minha amargura e do meu pesar.
Lembro-me bem disso tudo, e a minha alma desfalece dentro de mim.
Todavia, lembro-me também do que pode me dar esperança:
Graças ao grande amor do SENHOR é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis.
Renovam-se cada manhã;grande é a sua fidelidade! Lm 3.19-23
Às vezes é mais fácil contabilizar os motivos de tristeza do que os de contentamento, talvez porque em certos momentos da vida esses são mais numerosos, ou pelo menos os mais doloridos.
É uma questão de postura escolher o que faz bem. É pura decisão e não depende dos outros.
Neste texto o profeta vivia em meio ao caos, uma invasão inimiga tinha ocorrido, amigos e familiares levados cativos, muralhas destruídas, templo queimado. Não tinha como não perceber a ruína. Posso dizer que ele tinha motivos mais do que suficientes para se lembrar da aflição e da amargura em que vivia no momento.
Jeremias tomou uma decisão: colocaria os olhos naquilo que lhe poderia dar esperança, as misericórdias renováveis do Senhor!
Paulo nos escreve o seguinte: "Pois tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança." (Rm 15.4 NVI)
O que me leva a concluir que podemos aprender com a decisão tomada por Jeremias, parar de olhar para as circunstâncias e confiar nas promessas de Deus, tendo a convicção que o seu amor por nós é maior do que qualquer adversidade que enfrentamos ou venhamos enfrentar.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Para perto de Deus

Aí Naamã disse: -Já que o senhor não quer aceitar o meu presente, então deixe que eu leve para casa duas mulas carregadas de terra, pois de agora em diante eu não vou oferecer sacrifícios e ofertas que são completamente queimadas a nenhum deus, a não ser ao Deus Eterno." (2 Reis 5:17 BLH)
Este versículo Bíblico é a síntese do propósito pelo qual Deus realize milagres. Que as pessoas o reconheçam como o único digno de louvor e adoração!
Tenho conversado com várias pessoas a este respeito: Existem outras fontes de milagres, mas estas levam as pessoas cada vez para mais longe de Deus. Propósito do inimigo de Deus e de nossas almas - Satanás.
Deus opera milagres para o louvor de sua glória, para trazer salvação e o reconhecimento para as pessoas de que Ele é o Deus verdadeiro, Senhor sobre todas as coisas e que demonstrou o seu imenso amor enviando o Senhor Jesus Cristo para morrer em nosso lugar. (Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna. João 3:16 BLH)
Ao passo que as outras fontes de milagres levam as pessoas cada vez para mais longe de Deus, levando-as a idolatria, pecado que Deus abomina; ao culto e invocação aos mortos, o que Deus chama de prostituição espiritual e muitas vezes até ao culto de si próprio, como quem não precisa de Deus. (pessoas que dizem eu sou um deus).
Jesus nos ensinou a pedir ao Pai no seu nome e Ele nos atenderia, com o único propósito de revelar a glória do Senhor (E tudo o que vocês pedirem em meu nome eu farei, a fim de que o Filho revele a natureza gloriosa do Pai. (João 14:13 BLH)
Deus nos quer perto dele, e digo com convicção que não existe lugar melhor para se estar. A presença de Deus é o lugar mais seguro de todo o universo. É estar nos braços do Pai, sabendo que ele nos conduzirá por caminhos aplanados. (Todos os vales serão aterrados, e todos os morros e montes serão aplanados. Os caminhos tortos serão endireitados, e as estradas esburacadas serão consertadas. Lucas 3:5 BLH)
Medite nisto: "Quando você atravessar águas profundas, eu estarei ao seu lado, e você não se afogará. Quando passar pelo meio do fogo, as chamas não o queimarão." (Isaías 43:2 BLH)

Espere em Deus e receba a bênção que realmente importa. A que te leva para mais perto dele!

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Elevo os meus olhos

Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro?
O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.
Ele não permitirá que você tropece; o seu protetor se manterá alerta! Sl 121.1-3 NVI
Buscamos segurança o tempo todo. Queremos estar garantidos, contratamos plano de saúde, seguro de carro, de vida, de residência, de perda do cartão de crédito, pagamos o segurança da rua, temos porteiro no prédio, porteiro eletrônico, olho mágico e por ai afora.
Com muito menos coisas a sua disposição na época, mas buscando refúgio e proteção o salmista olhava para os montes em busca de abrigo ou de alguém que pudesse socorrê-lo do mal que estava prestes a acometer-lhe. Segundo a tradição, este salmo foi escrito por Davi, às portas das cavernas de Adulão quando Saul estava com um exército de três mil homens no seu encalço. Seus dias estavam contados, era só uma questão de tempo!
Os montes ao invés de socorro proporcionavam um ambiente propício para uma emboscada, não eram a solução. Num momento de grande inspiração, olhou para os céus e percebeu que a sua resposta viria do alto, que aquele que lhe havia feito a promessa era fiel para preservar-lhe a vida e conduzi-lo, ao seu tempo, para o trono de Israel.
Quando nossa confiança está depositada em Deus, todas as outras coisas ficam pequenas devido ao seu grande poder. O amor de Jesus por mim é maior que os meus problemas, maior que as minhas dúvidas e também maior do que a minha dor!
Como diz a letra da canção: Nele a gente pode confiar!
Eis o conselho de outro salmista: Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração. Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá! (Sl 37.4,5 NVI)

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Talento é dom, caráter escolha

Pois será como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens. A um deu cinco talentos, a outro, dois e a outro, um, a cada um segundo a sua própria capacidade; e, então, partiu. O que recebera cinco talentos saiu imediatamente a negociar com eles e ganhou outros cinco. Do mesmo modo, o que recebera dois ganhou outros dois. Mas o que recebera um, saindo, abriu uma cova e escondeu o dinheiro do seu senhor. Depois de muito tempo, voltou o senhor daqueles servos e ajustou contas com eles. Então, aproximando-se o que recebera cinco talentos, entregou outros cinco, dizendo: Senhor, confiaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que ganhei. Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. E, aproximando-se também o que recebera dois talentos, disse: Senhor, dois talentos me confiaste; aqui tens outros dois que ganhei. Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. Chegando, por fim, o que recebera um talento, disse: Senhor, sabendo que és homem severo, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste, receoso, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu. Respondeu-lhe, porém, o senhor: Servo mau e negligente, sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? Cumpria, portanto, que entregasses o meu dinheiro aos banqueiros, e eu, ao voltar, receberia com juros o que é meu. Tirai-lhe, pois, o talento e dai-o ao que tem dez. Porque a todo o que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado. E o servo inútil, lançai-o para fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes. (Mt 25:14-30 RA)
Gostaria de escrever hoje sobre o que falei ontem: Todo mundo tem um talento, mas o caráter é opcional, posso escolher entre ser bom ou mau caráter. Usar ou não o que Deus me deu para o bem ou para o mal.
A Bíblia sagrada é repleta de histórias de pessoas que tinham talento, mas o seu caráter era corrompido. Posso listar algumas: Saul, primeiro rei de Israel possuía muitas qualidades, entretanto tinha sérios problemas em aceitar autoridade, era desobediente. O grande rei Salomão, o mais sábio homem que já existiu, foi idólatra, polígamo e muito amante de si mesmo. Fez tudo o que os reis de Israel não poderiam fazer. O não tão famoso Demas, auxiliar de Paulo que ficou deslumbrado com as coisas do mundo e acabou abandonando Paulo e o ministério da palavra. Para encerrar minha lista, os irmãos de José, que não são menos do que os patriarcas de Israel, dentre eles alguns muito famosos no meio evangélico, tais como Judá e Levi. Venderam o próprio irmão!
Por outro lado temos José, de caráter irretocável. Filho exemplar, mesmo escravo, fiel ao seu senhor e a Deus.
Quando teve oportunidade perdoou seus irmãos e não pagou o mal com o mal. Escolheu servir a Deus e amar ao próximo, mesmo não tendo sido amado.
O Senhor Jesus Cristo fez o mesmo por nós, amou primeiro! (Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores. Rm 5.8 NVI)

Que o Espírito Santo nos molde para servirmos de bênção ao maior número de pessoas possível!

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Edificando o corpo

Romanos 12
1 Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racionala de vocês.
2 Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
3 Por isso, pela graça que me foi dada digo a todos vocês: Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, ao contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida
da fé que Deus lhe concedeu.
4 Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função,
5 assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros.
6 Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizarb, use-o na proporção dac sua fé.
7 Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine;
8 se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria.

Deus usa o processo de edificação para tratar nossos pecados, nossas feridas e nossa dor. Nossas necessidades emocionais desde a raiz, para que os nossos frutos sejam perfeitos
1o passo identificação:
Entender, dar nome e definir especificamente o fruto e a raiz da minha dor, raiva, ferida ou conflito. Não adianta tratar o fruto doente se a raiz estiver doente.
2o passo Confissão:
Confessar significa reconhecer. Significa dar um nome ao que satanás quer esconder como uma bolha de ferida
3o passo Renovação:
É um processo de duas vias, despir-se e vestir-se:
Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas Cl 3.9
e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador. Cl 3.10
4o passo Edificação:
Se antes não se podia edificar porque a estrutura não estava boa, o alicerce estava abalado. Agora o Espírito Santo pode edificar um edifício para sua morada

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

O bom pastor

O ladrão só vem para roubar, matar e destruir; mas eu vim para que as ovelhas tenham vida, a vida completa. (João 10:10 BLH)
Desejo de Jesus: Vida completa, abundante para as ovelhas!
Este é um texto em que o Senhor se denomina o Bom Pastor, o pastor que Davi conhecia e descreveu no Salmo: "O Deus Eterno é o meu pastor: nada me faltará. Ele me faz descansar em pastos verdes e me leva a águas tranqüilas. O Eterno renova as minhas forças e me guia por caminhos certos, como ele mesmo prometeu. Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte, não terei medo de nada. Pois tu, ó Deus Eterno, estás comigo; tu me proteges e me diriges. Preparas um banquete para mim, onde os meus inimigos me podem ver. Tu me recebes como convidado de honra e enches o meu copo até derramar. Certamente a tua bondade e o teu amor ficarão comigo enquanto eu viver. E na tua casa, ó Deus Eterno, morarei todos os dias da minha vida." (Salmos 23:1-6 BLH)
O mesmo Senhor que criou o céu e a terra e que vendo tudo muito bom, fêz o homem e o colocou para habitar e aproveitar todas as delícias da terra, exercendo toda a autoridade nela.
O mesmo Deus que faz promessas ao seu povo e com certeza está disposto a cumprí-las, como por exemplo a de Isaías 1.19: "Se forem humildes e me obedecerem, vocês comerão das coisas boas que a terra produz." (BLH)
O que não podemos nos esquecer é que o texto também faz menção do ladrão que quer matar, roubar e destruir. Já usurpou uma vêz os direitos do homem, quando este ainda estava no paraíso. E não perde nem uma oportunidade de continuar sua obra destrutiva.
Por isto o melhor que temos a fazer é correr para Jesus Cristo, rejeitando assim o poder malígno, pois só Jesus tem poder para aniquilar com as obras do Diabo (... E o Filho de Deus veio para isto: para destruir o que o Diabo tem feito. 1 João 3:8 BLH)
A melhor coisa que existe é ser ovelha deste rebanho, onde o Bom Pastor vai à frente, disposto à tudo para favorecer as ovelhas.

Que o Senhor nos ajude a permanecer no seu rebanho!

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Atitude sem unção

Quando Moisés transmitiu essas palavras a todos os israelitas, eles choraram amargamente. Na madrugada seguinte subiram para o alto da região montanhosa, e disseram: Subiremos ao lugar que o SENHOR prometeu, pois cometemos pecado.
Moisés, porém, disse: Por que vocês estão desobedecendo à ordem do SENHOR? Isso não terá sucesso! Não subam, porque o SENHOR não está com vocês. Vocês serão derrotados pelos inimigos, pois os amalequitas e os cananeus os enfrentarão ali, e vocês cairão à espada. Visto que deixaram de seguir o SENHOR, ele não estará com vocês.
Apesar disso, eles subiram desafiadoramente ao alto da região montanhosa, mas nem Moisés nem a arca da aliança do SENHOR saíram do acampamento.
Então os amalequitas e os cananeus que lá viviam desceram, derrotaram-nos e os perseguiram até Hormá. (Nm14.39-45 NVI)
Os israelitas haviam entristecido a Deus, não confiando em suas promessas. O pecado da incredulidade. Quando Moisés lhes alertou resolveram mudar de atitude, mas presumo que não se arrependeram de coração. Só uma atitude externa, que aos olhos humanos parece fé, mas não convenceu ao Senhor. Só a fé genuína pode fazer isso!
Eles acharam que com blá-blá-blá convenceriam a Deus que realmente estavam crendo em suas promessas, acharam que Ele não lhes conhecia o coração.
Muitos cometem esse mesmo engano e o resultado é uma grande coleção de infortúnios e fracassos. É o que eu chamo de atitude sem unção. Tem muita propaganda, bastante barulho, mas nenhum resultado positivo.
Deus tem levantado pessoas para nos orientar e ajudar, mas na maioria das vezes somos auto-suficientes, achamos que o cajado está em mãos erradas.
Se tivessem ouvido a Moisés teriam evitado essa vergonha, pois é muito claro nas escrituras de que todos têm os dons, mas alguns têm a unção e a autoridade!
Os humildes reconhecem isso, por esse motivo Deus os abençoa! (Embora esteja nas alturas, o Senhor olha para os humildes, e de longe reconhece os arrogantes. Sl 138.6 NVI)

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Grande Alegria

Estamos escrevendo a vocês a respeito da Palavra da vida, que existiu desde a criação do mundo. Nós a ouvimos e com os nossos próprios olhos a vimos. De fato, nós a vimos, e as nossas mãos tocaram nela. Quando essa vida apareceu, nós a vimos. É por isso que agora falamos dela e anunciamos a vocês a vida eterna que estava com o Pai e que nos foi revelada. Contamos a vocês o que vimos e ouvimos para que vocês estejam unidos conosco, assim como nós estamos unidos com o Pai e com Jesus Cristo, o seu Filho. Escrevemos isso para que a nossa alegria seja completa. (1 João 1:1-4 BLH)
Como o Evangelho é poderoso!
Saber que este mesmo João, antes de ter contato com o Evangelho do Senhor Jesus Cristo era um jovem tempestuoso, agressivo, a tal ponto de Jesus chamá-lo, juntamente com seu irmão Tiago, de Boanerges, que quer dizer filho do trovão.
Agora dá testemunho da vida, das coisas que viu, ouviu e até mesmo tocou.
Às vezes me ponho a pensar no que viram Tiago, Pedro e João lá no monte da transfiguração. Embora a Bíblia relate que viram a glória do Messias em seu Reino, é difícil imaginar a amplitude da visão. O que eles viram julgaram valer à pena até mesmo morrer pela causa, pois Tiago foi decapitado, Pedro foi crucificado e João chegou a ser fervido em óleo e depois extraditado para a Ilha de Patmos, mas mesmo assim não negaram a fé e se mantiveram firme no propósito de ir para o lugar que Cristo lhes prometeu. (Promessa estendida a nós também)
É maravilhos para um pregador poder falar: "De fato, nós a vimos, e as nossas mãos tocaram nela" (na vida), ou ainda "não podemos deixar de falar daquilo que temos visto e ouvido." (Atos 4:20 BLH)
Ver o Evangelho e vivê-lo, isto quer dizer compartilhá-lo com outras pessoas e ter alegria nisso.
A alegria de anunciar o Evangelho está na eficácia que ele tem em transformar a vida e as situações, como dizia um outro homem que viu a glória de Deus, Paulo: "Eu não me envergonho do evangelho, pois ele é o poder de Deus para salvar todos os que crêem....(Romanos 1:16 BLH)
Que a alegria da salvação encha o seu coração e você compartilhe isto com o maior número de pessoas possível!

"Escrevemos isso para que a nossa alegria seja completa."(1Jo 1.4 BLH)

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Vencendo as tentações

As tentações que vocês têm de enfrentar são as mesmas que os outros enfrentam; mas Deus cumpre a sua promessa e não deixará que vocês sofram tentações que vocês não têm forças para suportar. Quando uma tentação vier, Deus dará forças a vocês para suportá-la, e assim vocês poderão sair dela. (1 Coríntios 10:13 BLH)
Esta palavra de Paulo aos Coríntios é concordante com a oração que o Senhor Jesus nos ensinou: "Não nos deixe cair em tentação e livra-nos do mal".
A tentação em si não é pecado, mas como ensina Tiago, deixar se levar pela tentação é dar a luz ao pecado. Ninguém peca fazendo o que não gosta, o pecado é prazeiroso.
O sucesso para vencê-la (a tentação) se encontra no próprio Deus, eis a razão da necessidade de buscarmos a sua presença sempre e mais. (Portanto, obedeçam a Deus e enfrentem o Diabo, que ele fugirá de vocês. Cheguem perto de Deus, e ele chegará perto de vocês. Lavem as mãos, pecadores! Limpem o coração, hipócritas! Tiago 4:7-8 BLH)
O desejo de Deus é nos ter por perto, Ele sabe que somos frágeis e que precisamos de sua proteção, pois o diabo é um inimigo implacável [Como um pai trata com bondades os seus filhos, assim o Eterno é bondoso para aqueles que o temem. Pois ele sabe como somos feitos; lembra que somos pó. (Salmos 103:13-14 BLH); Estejam alertas e fiquem vigiando porque o inimigo de vocês, o Diabo, anda por aí como um leão que ruge, procurando alguém para devorar. (1 Pedro 5:8 BLH)]
Uma frase para pensar: "Quanto mais cheiro de carne tivermos, mais satisfaremos ao apetite voraz deste inimigo." Alimentemos, pois, a nossa mente com coisas espirituais, que nos levam para mais perto de Deus. (Por último, meus irmãos e minhas irmãs, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente. Filipenses 4:8 BLH)

Que Deus nos ajude a permanecer na fé!

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Em boa companhia

Você nunca será derrotado. Eu estarei com você como estive com Moisés. Nunca o abandonarei. (Josué 1:5 BLH)
Estar sozinho na dúvida, sem ter a quem pedir informação no procedimento a realizar é terrível.
Estar sozinho na dificuldade sem ter a quem pedir ajuda é desolador.
Estar sozinho na dor sem ter um ombro amigo para reclinar a cabeça é muito triste.
Estar só é desconfortante!
Como é bom acordar pela manhã e saber que não estamos sós!
É maravilhoso saber que seja qual fôr a situação que teremos que enfrentar no decorrer do dia, o Senhor estará ao nosso lado, sempre pronto a intervir em nosso favor.
Conhecendo a necessidade que o ser-humano tem de companhia, de ante-mão, o Senhor Jesus prometeu estar continuamente ao nosso lado, da mesma maneira que Deus fez com Josué, antes de colocá-lo na terra da promessa. (... E lembrem disto: Eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos. Mateus 28:20 BLH)
Todos os dias temos que enfrentar gigantes e matar leões para continuarmos na vida, (por incrível que pareça eles se aperfeiçoam a cada dia para nos destruir) mas o que são alguns gigantes e outros tantos leões, se maior é aquele que está conosco para garantir a vitória e que dispõe a nosso favor uma miríade de anjos prontos para entrar em combate ao nosso favor. (Eliseu disse: -Não tenha medo, pois aqueles que estão conosco são mais numerosos do que os que estão com eles. 2 Reis 6:16 BLH)
Quando o meu coração encontra refúgio nesta esperança fico tranquilo, sabendo que a minha vida está em boas mãos, sendo muito bem cuidada.
É com esta confiança que eu te dou o conselho do salmista:

"Ponha a sua vida nas mãos do Deus Eterno, confie nele, e ele o ajudará." (Salmos 37:5 BLH)

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Paciência confiante

Então Jó respondeu assim: Eu reconheço, ó Deus Eterno, que para ti nada é impossível e que nenhum dos teus planos pode ser impedido." (Jó 42:1-2 BLH)
Jó é o personagem símbolo da paciência. É muito comum, mesmo fora do meio evangélico se dizer: "Tem a paciência de Jó!"
Eu presumo que a paciência de Jó estava embasada na esperança que ele possuia em Deus. Que só o Senhor seria capaz de dar fim ao seu sofrimento, revertendo aquela situação tão contrária que ele estava vivendo.
Esse raciocínio me faz lembrar de Paulo escrevendo aos romanos: "Agora que fomos aceitos por Deus pela nossa fé nele, temos paz com ele por meio do nosso Senhor Jesus Cristo. Foi Cristo quem nos deu, por meio da nossa fé, esta vida na graça de Deus. E agora continuamos firmes nessa graça e nos alegramos na esperança de participarmos da glória de Deus. E também nos alegramos nos sofrimentos, pois sabemos que os sofrimentos produzem a paciência, a paciência traz a aprovação de Deus, e essa aprovação cria a esperança. Essa esperança não nos deixa decepcionados, pois Deus derramou o seu amor no nosso coração, por meio do Espírito Santo, que ele nos deu. De fato, quando não tínhamos força espiritual, Cristo morreu pelos maus, no tempo escolhido por Deus. Dificilmente alguém aceitaria morrer por uma pessoa que obedece às leis. Pode ser que alguém tenha coragem para morrer por uma pessoa boa. Mas Deus nos mostrou o quanto nos ama: Cristo morreu por nós quando ainda vivíamos no pecado. E, agora que fomos aceitos por Deus por meio da morte de Cristo, é mais certo ainda que ficaremos livres, por meio dele, do castigo de Deus. (Romanos 5:1-9 BLH)
Eu tenho esperança que, não me canso de dizer, é a matéria prima da fé. Que por sua vez remove os montes!
Quando vencemos as jornadas que a vida nos apresenta, chegamos mais perto de Deus e o conhecemos como ele é. Foi esta a sensação que teve Jó quando venceu esta dura batalha que travou. (Antes eu te conhecia só por ouvir falar, mas agora eu te vejo com os meus próprios olhos. Jó 42:5 BLH). É nessas horas que nós vemos Deus, quando nossas forças se esvaíram e só um milagre pode dar jeito na situação. O nosso Deus faz milagres!
Tenha confiança e aguarde com paciência a solução que vem do Senhor!

Esperei com paciência pela ajuda do Deus Eterno. Ele me escutou e ouviu o meu pedido de socorro." (Salmos 40:1 BLH)

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Ele carregou sobre si

O próprio Cristo levou os nossos pecados no seu corpo sobre a cruz a fim de que morrêssemos para o pecado e vivêssemos uma vida correta. Por meio dos ferimentos dele vocês foram curados. Vocês eram como ovelhas que haviam perdido o caminho, mas agora foram trazidos de volta para seguir o Pastor, que cuida da vida espiritual de vocês. (1 Pedro 2:24-25 BLH)
Nesta passagem Pedro está citando Isaías, que diz que o nosso Senhor, o Sumo Pastor, carregou em seu próprio corpo as nossas dores e enfermidades. Fazendo com que nós, que estávamos desgarrados, encontrássemos o caminho da verdade e da vida. Que é o Senhor Jesus Cristo. (Jesus respondeu: -Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim. João 14:6 BLH)
Essa autoridade de curar enfermos que o Senhor Jesus exercia, transferiu primeiramente aos apóstolos e posteriormente à toda igreja. Comissionando-a a pregar o Evangelho e Ele próprio confirma a mensagem através dos milagres que se seguem. (Então ele disse: -Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. Aos que crerem será dado o poder de fazer estes milagres: expulsar demônios pelo poder do meu nome e falar novas línguas; se pegarem em cobras ou beberem algum veneno, não sofrerão nenhum mal; e, quando puserem as mãos sobre os doentes, estes ficarão curados. Depois de falar com eles, o Senhor Jesus foi levado para o céu e sentou-se do lado direito de Deus. Os discípulos foram anunciar o evangelho por toda parte. E o Senhor os ajudava e, por meio de milagres, provava que a mensagem deles era verdadeira. Marcos 16:15-20 BLH)
Isto continua acontecendo nos dias de hoje, pois Jesus não mudou de idéia e continua sendo o mesmo de "ontem, hoje e eternamente"!
Este evangelho que está sendo pregado prá você hoje via internet, é o mesmo evangelho de poder do qual dizia Paulo: "Eu não me envergonho do evangelho, pois ele é o poder de Deus para salvar todos os que crêem..."
Portanto se você está doente eu declaro em nome de Jesus: RECEBA A CURA AGORA! Amem!
Se você conhece alguém que esteja doente faça o mesmo. Anuncie o evangelho de Cristo, ore pela cura e veja o milagre de Deus acontecer para a glória dele mesmo.

Que Deus nos ajude!

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Pai amoroso

Deus me livrou da morte, fez parar as minhas lágrimas e não deixou que eu caísse na desgraça. (Salmos 116:8 BLH)
Hoje pela manhã, quando olhava para a tela do meu computador, pensando o que poderia escrever, o telefone tocou e era uma pessoa muito querida nossa, dando um testemunho de bênção. Gostaria de compartilhar, sem entrar em detalhes.
Na quarta feira, na Tarde da bênção, esta pessoa chorava muito, pois deixara um problema em casa. No final da reunião me procurou e juntos oramos pela situação, quando chegou em casa Deus já havia operado um milagre.
Hoje quando ela me ligou estava muito feliz, pois Deus lhe ouviu a oração. Este é o nosso Deus!
O Deus que não muda com o passar do tempo, assim como agia nos dias do salmista, cerca de 3.000 anos, continua fazendo secar as lágrimas dos nossos olhos.
Gosto muito de uma canção que diz: ...Posso só me curvar e dizer / és um Deus tão magestoso, oh! Senhor / és um Deus amoroso Aba Pai / Tú és digno de louvor / minha vida eu te dou / és um Deus tão magestoso, oh! Senhor.
Entrar no santuário, contemplar a sua face e saber que o Rei de todo o universo pode ser chamado de papai. (Aba pai)
E como pai amoroso que é está disposto a pegar o filho no colo, enxugar as lágrimas, apertar em seu braços e dizer: "Não fiquem com medo, pois estou com vocês; não se apavorem, pois eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças e os ajudo; eu os protejo com a minha forte mão. (Isaías 41:10 BLH); Eu sou o Eterno, o Deus de vocês; eu os seguro pela mão e lhes digo: Não fiquem com medo, pois eu os ajudo." (Isaías 41:13 BLH)

Precisa uma garantia maior que esta?

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Cada casa uma igreja

As igrejas da província da Ásia enviam-lhes saudações. Áquila e Priscila os saúdam afetuosamente no Senhor, e também a igreja que se reúne na casa deles. (1Co 16.19 NVI)
Estamos vivendo um tempo em que não há outra alternativa para a igreja do Senhor Jesus Cristo que não seja a volta às suas origens, quando não existia suntuosas catedrais e os cristãos se reuniam nas casas, como corpo vivo, edificando uns aos outros como manda a sã doutrina (Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração. Cl 3.16 NVI)
Não estou dizendo aqui que não existem ministérios apostólicos, evangelistas, pastorais, proféticos ou de ensino, seria incoerência bíblica afirmar isto, mas o que digo é que não podemos nos pendurar nesses ministérios, achando que particularmente não temos nada a ver com a evangelização do mundo e que tudo é uma questão de chamado.
Nunca a responsabilidade individual com a propagação do Reino foi omitida na Bíblia, o que acontece é que na maioria das vezes só enxergamos o que queremos, veja o que diz o Apóstolo Pedro: “Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” (1 Pe 2.9 NVI)
A anunciação é uma incumbência exclusivamente nossa!
Ouça o meu conselho (que na verdade nem é meu) “Se hoje vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração”. Hebreus 4.7b

Vamos cumprir o propósito pelo qual Deus nos chamou!

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Ano do Jubileu

Nesse ano do Jubileu cada um de vocês voltará para a sua propriedade (Lv 25.13 NVI)
O ano do jubileu (qüinquagésimo ano) era um tempo de alforria e libertação, ano da restituição!
Quando todos tinham de volta o que receberam de herança e haviam perdido por qualquer motivo que fosse.
Espiritualmente nós estamos vivendo esse tempo, o ano da graça do Senhor, como ele próprio declarou, fazendo uma citação do profeta Isaías (“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor” Lc 4.18,19 NVI)
Todas as promessas de Deus são nossas, para o nosso bem estar, para o louvor dele mesmo. Somos a propaganda da sua glória! (pois quantas forem as promessas feitas por Deus, tantas têm em Cristo o “sim”. Por isso, por meio dele, o “Amém” é pronunciado por nós para a glória de Deus. 2Co 1.20 NVI)
Vamos viver o dia de hoje, sabendo que nesse tempo de graça, o melhor que temos a fazer é confiar no Senhor, sabendo que o melhor está preparado e ainda virá!
Como diz o salmista: Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração.
Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá! Sl 37.4,5 NVI

Que o dia de hoje seja repleto de bênçãos para você!

terça-feira, 10 de agosto de 2010

A glória é de Deus

Ao Deus e Pai seja dada glória para todo o sempre! Amém! (Filipenses 4:20 BLH)
Desde o princípio o propósito da criação do homem é glorificar a Deus .
Todas as coisas o Senhor mandou que existisse, mas o homem e a mulher fez com suas próprias mãos. Há da parte de Deus um carinho especial para com os seres humanos. Um valor especial! (Vejam os passarinhos que voam pelo céu: Eles não semeiam, não colhem, nem guardam comida em depósitos. No entanto, o Pai de vocês, que está no céu, dá de comer a eles. Será que vocês não valem muito mais do que os passarinhos? Mateus 6:26 BLH)
Quando lemos nas escrituras, tanto no Novo quanto no Velho Testamento,vemos a atenção de Deus para com aqueles que se dedicam a ele, percebemos o quanto Deus quer revelar a sua glória através da nossa vida.
Abriu o mar, parou o sol, inclinou a terra, cessou as chuvas, ressucitou mortos, curou enfermos, multiplicou pães. Morreu na cruz, se fazendo maldição em nosso lugar. Existe uma prova de amor maior que esta? (Mas Deus nos mostrou o quanto nos ama: Cristo morreu por nós quando ainda vivíamos no pecado. Romanos 5:8 BLH) Claro que não existe!
O Apóstolo Paulo entendeu bem esta questão, tanto que ensinou à respeito dizendo: "Porque ele nem mesmo deixou de entregar o próprio Filho, mas o ofereceu por todos nós! Se ele nos deu o seu Filho, será que não nos dará também todas as coisas?" Romanos 8:32 BLH)
Estou escrevendo hoje para que você saiba que Deus está disposto a fazer qualquer coisa para lhe fazer feliz e toda a glória será dele, mas pense nisto: O benefício será seu! Não é extraordinário? (Até agora vocês não pediram nada em meu nome; peçam e receberão para que a alegria de vocês seja completa. (João 16:24 BLH)
Quando pedimos alguma coisa a alguém que não nos conhece e nem se importa conosco, não temos confiança de que vamos receber. Mas quando pedimos a uma pessoa especial, que nos ama e que se interessa pelos nossos sentimentos, a expectativa é muito grande de que seremos atendidos. Deus é essa pessoa que se interessa!
O que você tem que fazer é pedir. (Quando estamos na presença de Deus, temos coragem por causa do seguinte: Se pedimos alguma coisa de acordo com a sua vontade, temos a certeza de que ele nos ouve. 1 João 5:14 BLH)

Que o nome de Deus seja glorificado através da sua vitória neste dia!

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Ninguém imagina

Eu penso que o que sofremos durante a nossa vida não pode ser comparado, de modo nenhum, com a glória que nos será revelada no futuro. O Universo todo espera com muita impaciência o momento em que Deus vai revelar o que os seus filhos realmente são. (Romanos 8:18-19 BLH)
O Apóstolo Paulo escreveu esta carta aos romanos por volta dos anos 57/58 dC, quando estava em Corinto e tinha a intenção de conhecer os cristãos daquela cidade.
Existe um relato na 2ª carta dele aos Coríntios que fala à respeito de visões que houvera tido 14 anos antes. (Esta carta foi escrita em meados de 56dC) Visões que lhe revelaram o Paraíso, também chamado de terceiro céu. Habitação de Deus!
O que ele viu ali foi decisivo para sua dedicação total à pregação do evangelho, não dando valor à própria vida. Eu creio ser tão extraordinário, que ele chegou a fazer um comentário semelhante ao texto à cima, dizendo: "Porém, como dizem as Escrituras Sagradas: "O que ninguém nunca viu nem ouviu, e o que jamais alguém pensou que podia acontecer, foi isso o que Deus preparou para aqueles que o amam." (1 Coríntios 2:9 BLH)
Foi o mesmo impacto que receberam Pedro, Tiago e João lá no monte da transfiguração, pois estes também não se importaram mais com a própria vida e corriam uma carreira olhando para o prêmio da soberana vocação.
Veja o comentário de Pedro na sua segunda carta: "Nós não estávamos contando coisas inventadas quando anunciamos a vocês a vinda poderosa do nosso Senhor Jesus Cristo, pois com os nossos próprios olhos nós vimos a sua grandeza. Nós estávamos lá quando Deus, o Pai, lhe deu honra e glória. A voz da Suprema Glória veio e disse a ele: "Este é o meu Filho querido, que me dá muita alegria!" Nós mesmos ouvimos essa voz que veio do céu quando estávamos com o Senhor Jesus no monte sagrado. Assim temos mais confiança ainda na mensagem anunciada pelos profetas. Vocês fazem bem em prestar atenção nessa mensagem. Pois ela é como uma luz que brilha em lugar escuro, até que o dia amanheça e a luz da estrela da manhã brilhe no coração de vocês." (2 Pedro 1:16-19 BLH)
O que estes homens presenciaram não sabemos, apenas conjecturamos, mas no meu íntimo ouço a voz do Espírito Santo dizendo: Vale à pena!
Que a nossa vida esteja preparada para o dia da vinda do Senhor, que virá e nos colocará para sempre junto ao seu trono de glória.
Essas situações contrárias que passamos hoje, nada são comparadas ao prazer de estarmos eternamente com Ele!

MARANATA, ORA VEM SENHOR JESUS!

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Refúgio seguro

Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade. (Sl 46.1 NVI)
Já foi assolado repentinamente por uma tempestade?
Algum dia já esteve em meio a um fogo cruzado, ou no meio de um quebra - quebra. Um enfrentamento entre polícia e camelôs ou posseiros?
Se você nunca passou por uma dessas situações, eu já! Tudo que eu queria era um lugar seguro para me abrigar.
Que alívio quando se encontra um refúgio, de envolvido você passa a ser observador. De aflito a expectador. O desespero da lugar a calma, vemos a situação com outros olhos.
O mesmo acontece na nossa vida espiritual quando recebemos Jesus como nosso Senhor e Salvador. Encontramos o nosso refúgio, nossa fortaleza de proteção. Vemos a adversidade de uma maneira diferente, sabendo que o rio de Deus está fluindo em nosso favor, trazendo as bênçãos necessárias para o nosso alívio. Que sensação agradável (Há um rio cujos canais alegram a cidade de Deus, o Santo Lugar onde habita o Altíssimo. Sl 46.4 NVI)
A promessa do Senhor para os seus filhos é de que aquele que encontra o abrigo, poderá chamá-lo meu Deus. Passará incólume pelas contrariedades, sagrando-se vencedor ao final de cada batalha. Veja o que está escrito no salmo 91:
1 Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso
2 pode dizer ao Senhor: “Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio”.
3 Ele o livrará do laço do caçador e do veneno mortal.
4 Ele o cobrirá com as suas penas, e sob as suas asas você encontrará refúgio; a fidelidade dele será o seu escudo protetor.
5 Você não temerá o pavor da noite, nem a flecha que voa de dia,
6 nem a peste que se move sorrateira nas trevas, nem a praga que devasta ao meio-dia.
7 Mil poderão cair ao seu lado, dez mil à sua direita, mas nada o atingirá.
8 Você simplesmente olhará, e verá o castigo dos ímpios.
9 Se você fizer do Altíssimo o seu abrigo, do Senhor o seu refúgio,
10 nenhum mal o atingirá, desgraça alguma chegará à sua tenda.
11 Porque a seus anjos ele dará ordens a seu respeito, para que o protejam em todosos seus caminhos;
12 com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra.
13 Você pisará o leão e a cobra; pisoteará o leão forte e a serpente.
14 “Porque ele me ama, eu o resgatarei; eu o protegerei, pois conhece o meu nome.
15 Ele clamará a mim, e eu lhe darei resposta, e na adversidade estarei com ele; vou livrá-lo e cobri-lo de honra.
16 Vida longa eu lhe darei, e lhe mostrarei a minha salvação.”

Não é tremendo o nosso Deus!?

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Montes inabaláveis

Aqueles que confiam no Deus Eterno são como o monte Sião, que não pode ser abalado, mas continua sempre firme." (Salmos 125:1 BLH)
Um monte é uma coisa bastante sólida, principalmente um monte formado por rochas calcárias!
Às vezes montes significam problemas. Problemas a serem transpostos, removidos, atravessados e até escalados!
Se não estivermos preparados eles nos desestruturam. Ficamos abalados.
Quando lemos este salmo, que nos fala da nossa solidez como um monte, por um lado nos alegra. Mas por outro me preocupa, pois se problemas são montes, também são sólidos e inabaláveis!
Calma, não entre em pânico!
Podemos fazer como Davi, olhar para os montes e descobrir que o Senhor fêz os montes. Também trará à existência a solução! (Olho para os montes e pergunto: "De onde virá o meu socorro?" O meu socorro vem do Deus Eterno, que fez o céu e a terra. Salmos 121:1-2 BLH)
O monte que permanece é aquele que tem a sua confiança no Senhor, como o salmo em questão nos revela.
O monte de problemas pode ser removido, Jesus nos dá a receita: "Eu afirmo a vocês que isto é verdade: Vocês poderão dizer a este monte: "Levante-se e jogue-se no mar." Se não duvidarem no seu coração, mas crerem que vai acontecer o que disseram, então isso será feito." (Marcos 11:23 BLH) O segrêdo está em não duvidar! E o Senhor ainda conclui este pensamento dizendo: "Por isso eu afirmo a vocês: Quando vocês orarem e pedirem alguma coisa, creiam que já a receberam, e assim tudo lhes será dado. (Marcos 11:24 BLH)
O verso dois do salmo 125 é que nos dá toda a garantia de que precisamos para saber que os montes de problemas sairão e nós ficaremos inabaláveis. "Como as montanhas estão em volta de Jerusalém, assim o Deus Eterno está ao redor do seu povo, agora e sempre. (Salmos 125:2 BLH)
Graças a Deus que nos dá a vitória por Cristo Jesus, o nosso Senhor!!!!

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Ele é o nosso provedor

Tendo acabado de falar, disse a Simão: “Vá para onde as águas são mais fundas”, e a todos: “Lancem as redes para a pesca”. Simão respondeu: “Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes”. Quando o fizeram, pegaram tal quantidade de peixes que as redes começaram a rasgar-se. Lc 5.4-6 NVI
Quando o Senhor encontrou os pescadores eles estavam cabisbaixos, talvez pensando na contas a pagar, na provisão que tinham que levar para casa, nas pessoas que dependiam do seu sucesso. Como é decepcionante lidar com o fracasso!
A vontade de quem luta é vencer, ver o resultado aparecer e voltar para casa com os despojos da conquista. Nem sempre isso é possível!
Depois de uma jornada frustrante, uma pausa para ouvir a palavra de Jesus.
O conteúdo da pregação não nos é revelado, mas foi algo que motivou Pedro a crer na autoridade de Jesus, mesmo não sendo lógico o que ele estava dizendo a respeito da pescaria. (Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes)
A fé que a palavra provoca move as mãos de Deus em nosso favor e o improvável acontece. Quando nos dispomos a crer em suas promessas, alegramos o coração do Pai e ai não há limites, a lógica desaparece e surge o milagre. Nosso Deus é maravilhoso!
O meu objetivo, escrevendo estas linhas, é motivar você a crer que hoje o seu milagre está chegando, independente do que atestam as circunstâncias, pois é o mesmo Jesus, a mesma palavra e o mesmo interesse em dar a provisão àqueles que precisam. Mas como tenho ensinado: o milagre não é para quem precisa e sim para quem busca!
Os pescadores precisavam dos peixes, tiveram uma atitude de fé e o resultado apareceu. O que você está esperando? Comece a agir pela fé!
Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes. (Sl 126.6 NVI)

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Nem dificuldades e nem doenças

Nisto, chegou uma mulher que fazia doze anos que estava com uma hemorragia. Ela havia gastado com os médicos tudo o que tinha, mas ninguém havia conseguido curá-la." (Lucas 8:43 BLH)
Temos aqui uma mulher doente, pobre e considerada imunda pela sociedade da sua época. A exemplo dos leprosos as mulheres que sofriam de hemorragia eram isoladas das demais pessoas. (A mulher que tiver hemorragia ou que continuar menstruada além do tempo normal ficará impura como durante as regras. Qualquer cama em que ela se deitar e qualquer coisa em que se sentar durante esse tempo ficarão impuras. E quem tocar na cama ou naquilo em que ela se sentou ficará impuro e deverá lavar a roupa que estiver vestindo e tomar um banho; e ficará impuro até o pôr-do-sol. (Levítico 15:25-27 BLH)
Que situação difícil!
Entretanto esta mulher colocou um propósito em seu coração: "Se eu apenas tocar na capa dele, ficarei curada." (Marcos 5:28 BLH)
Ela decidiu dar um passo de fé e tocar em Jesus. Isto a moveu até conseguir o seu intento.
Era uma grande multidão e com toda a certeza foram muitos os obstáculos que ela teve que enfrentar. Corria o risco até de ser apedrejada, pois estava tocando em pessoas, tornando-as imundas até o tarde, depois de banhados em água.
No entanto sua fé era suficiente para saber que a cura existiria, que não dependia das circunstâncias, dependia exclusivamente da sua fé e do seu esforço para coloca-la em ação. (Fé sem obras é morta)
A fé posta em prática mudou a vida daquela mulher, pois como dizia em seu coração aconteceu. (Ela foi por trás de Jesus e tocou na barra da capa dele, e logo o sangue parou de escorrer. Lucas 8:44 BLH)
O Evangelho do Senhor Jesus Cristo pode ser vivido nos dias de hoje. A fé que aquela mulher demonstrou ao tocar Jesus ainda continua valendo, se você fizer o mesmo: tocar em Jesus com fé!
Como sempre digo: não olhe para as dificuldades das circunstâncias, creia nas promessas de Deus e viva o milagre do evangelho, que continua sendo o poder de Deus para salvação de todo aquele que crer!
O problema dela era este, o seu pode ser outro, mas Jesus é o mesmo! Não mudou de idéia e nem perdeu seu poder.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Memorial

Então Josué chamou os doze homens que havia escolhido e disse: -Passem adiante da arca da aliança do Deus Eterno, o Deus de vocês, e sigam até o meio do Jordão. Cada um ponha no ombro uma pedra, uma para cada tribo de Israel. Essas pedras ajudarão o povo a lembrar daquilo que o Deus Eterno tem feito. No futuro, quando os seus filhos perguntarem o que essas pedras querem dizer, vocês contarão que as águas do Jordão pararam de correr no dia em que a arca da aliança atravessou o rio. Essas pedras farão com que o povo de Israel lembre sempre desse dia. (Josué 4:4-7 BLH)
Deus gosta que nos lembremos dos benefícios recebidos!
Levantar memorial e testemunhar quão grandes coisas o Senhor tem feito por nós.
Vemos na Santa Ceia um memorial semelhante ao das pedras do Rio Jordão, pois todas as vezes que comemos do pão e bebemos do cálice estamos lembrando da morte do Senhor até que ele venha.
Muito mais do que simplesmente lembrar da morte, estamos lembrando o motivo dela e o benefício que isto nos trás: Salvação!
O dicionário da língua portuguesa nos dá como sinônimo de salvação estar livre da morte, do perigo, preservado, intacto, justificado, encoberto e etc...
A raiz grega de salvação (soterion ou a genérica Sotéria) é uma palavra que inclui tudo: Perdão, cura, prosperidade, libertação, segurança, resgate e reintegração. A salvação de Cristo é total, tendo como objetivo o homem completo: Espírito, alma e corpo.
Ser salvo (do grego sozo) é ter direito à tudo nesta vida e ainda a Vida eterna com Cristo na glória celestial.
Por isto sempre digo que na Santa Ceia que devemos ter um olho posto no passado, relembrando o que o Senhor já fez por nós e um olho posto no futuro, na expectativa do que ele está por fazer!
E como estamos falando em memorial, que a nossa vida seja um ponto de referência para as pessoas que não conheçam a Jesus. Quando nos olharem saibam que alguma coisa boa aconteceu, e que tenhamos o senso de oportunidade para lhes dizer que o Senhor tem feito grandes coisas em nossa vida.
Como rimos e cantamos de alegria! Então as outras nações disseram: "O Deus Eterno fez grandes coisas por eles!" De fato, o Eterno fez grandes coisas por nós, e por isso estamos alegres. (Salmos 126:2-3 BLH)

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Cade os frutos

Ele viu uma figueira na beira da estrada e foi até lá, mas não encontrou nada; só folhas. Aí disse para a figueira: -Nunca mais dê figos! E na mesma hora a figueira secou. (Mateus 21:19 BLH)
Somos figueiras do pomar de Deus e um dia ele também vai procurar os nossos frutos.
Comecei imaginar a figueira, cheia de folhas. Não era uma figueira sêca. Tinha uma boa aparência!
Existem muitas pessoas na igreja do Senhor Jesus Cristo que mantêm uma boa aparência de cristão. Frequentam regularmente a igreja, conhecem os cânticos, oram, levantam as mãos quando cantam. Alguns até choram aos pés do Senhor, mas cadê os frutos?
Tiago fala à respeito de ouvir a palavra e não praticá-la: "Não se enganem; não sejam apenas ouvintes dessa mensagem, mas a ponham em prática. Porque aquele que ouve a mensagem e não a põe em prática é como uma pessoa que olha no espelho e vê como é. Dá uma boa olhada, depois vai embora e logo esquece a sua aparência. O evangelho é a lei perfeita que dá liberdade às pessoas. Se alguém examina bem essa lei e não a esquece, mas a põe em prática, Deus vai abençoar tudo o que essa pessoa fizer." (Tiago 1:22-25 BLH)
Niguém é verdadeiro cristão se não tiver atitudes que atestem. Só aparência não resolve!
Dentre as coisas que o Senhor quer que pratiquemos está a apresentação dos frutos, que podem ser os do Espírito, conforme Gálatas capítulo 5. Ou pode ser o compartilhamento do Evangelho com outras pessoas, convencendo-as de que vale à pena servir ao Senhor Jesus!
Quer seja uma coisa ou outro, o importante é: Teremos que prestar contas dos nossos frutos!
O segrêdo para obter resultado é estar permanentemente em Cristo (-Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada. João 15:5 BLH)

Que a alegria do serviço a Deus encha o nosso coração e que os nossos frutos sejam abundantes para a glória do Senhor!

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Estar com Cristo

Se vocês ficarem unidos comigo, e as minhas palavras continuarem em vocês, vocês receberão tudo o que pedirem." (João 15:7 BLH)
Esta é uma promessa incomparável, ter o que pedimos!
E olha que não pedimos pouco, entretanto estamos tratando com aquele que têm o suficiente para fazer muito mais do que pedimos ou imaginamos que possa fazer. (E agora, que a glória seja dada a Deus, o qual, por meio do seu poder que age em nós, pode fazer muito mais do que nós pedimos ou até pensamos! Efésios 3:20 BLH) E além de poder, quer fazer por nós, simplesmente para nos ver alegres! (Até agora vocês não pediram nada em meu nome; peçam e receberão para que a alegria de vocês seja completa. João 16:24 BLH)
A única coisa que quer é que estejamos unidos a Ele, guardando a sua palavra. Não é uma exigência tão difícil de cumprir. Estar ligado a Cristo foi a melhor coisa que me aconteceu no transcorrer de toda a minha vida. E olha que eu ja ví e fiz muitas coisas.
O Senhor Jesus Cristo é perito em reverter os quadros contrários. Veja alguns exemplos: Uma mulher chorava o seu filho defunto, ele o ressucitou. Uma multidão faminta no meio do nada foi alimentada de forma extraordinária. Uma pescaria frustrada (uma noite de trabalho perdido) se transformou, no que conhecemos hoje, em pesca milagrosa. Um barco à deriva em meio a uma grande tempestade, chega ao porto em meio a uma grande bonança e como diria João, o apóstolo amado, "Ainda há muitas outras coisas que Jesus fez. Se todas elas fossem escritas, uma por uma, acho que nem no mundo inteiro caberiam os livros que seriam escritos." (João 21:25 BLH)
O gostoso de estar ligado com Cristo é que nos dias de hoje ele ainda continua operando milagres pela fé, pois continua sendo o mesmo ontem, hoje e sempre. (Hebreus 13:8 BLH) Não mudou de idéia à respeito daqueles que estão ligados nele.
Se você está desanimado(a), ou cansado(a), ou abatido(a), ou oprimido(a) ou tudo isso, ouça o convite e venha para receber dele o alívio. Descanse nele e tenha o refrigério que sua alma tanto anseia. (-Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso. Os deveres que eu exijo de vocês são fáceis, e a carga que eu ponho sobre vocês é leve. Mateus 11:28-30 BLH)
Como diz a letra de uma linda canção: mas Cristo te espera de braços abertos / ó vem sem demora andar com Jesus!

Não existe nada melhor!

terça-feira, 27 de julho de 2010

Coração puro

Não permitas que o meu coração deseje fazer o mal, nem que eu ande com os que são perversos ou tome parte na maldade deles. E que eu nunca esteja presente nas suas festas! (Salmos 141:4 BLH)
Este é um salmo de Davi!
Era Rei, homem de guerra num tempo em que a barbarie era sinal de poderio. Quanto mais bárbaro e impiedoso, mais poderoso e respeitado.
No entanto era poeta de Deus e o que nos transparece em seus salmos é o seu temor ao Senhor e a vontade de estar sempre agradando-o.
Uma preocupação que está em falta nos últimos dias. E olha que os tempos são bem mais civilizados hoje.
Nem quero fazer menção sobre os que não conhecem a Deus. Me refiro exclusivamente a pessoas que professam fé, conhecem as Escrituras Sagradas e até habitualmente frequentam igrejas. Pessoas sem o mínimo zêlo pelas coisas sagradas e com o menor interesse em agradar ao Senhor. Quando fazem é só por obrigação, manutenção da aparência, ou cumprimento de alguma exigência de liderança.
Às vezes me pergunto: Onde está a espontaniedade, o interesse em agradá-lo, a preocupação por não contaminar-se com as impurezas, em manter o coração longe do mal. Onde está o primeiro amor?
Outras vezes penso que sou um sonhador, que estas coisas não existem. Que são nostalgia de um tempo que não volta mais.
Sei lá, não vejo mais o coração das pessoas ansioso por agradar a Deus como nos salmos, nas cartas de Paulo e dos demais apóstolos.
Ainda bem que "O amor do Deus Eterno não se acaba, e a sua bondade não tem fim." (Lamentações 3:22 BLH) e como diria o meu amigo salmista: "Esquece os pecados e os erros da minha mocidade. Por causa do teu amor e da tua bondade, lembra de mim, ó Deus Eterno!" (Salmos 25:7 BLH)

Que o Senhor nos ajude em nossas fraquezas!

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Diálogo amistoso

Deus diz: "Eu salvarei aqueles que me amam e protegerei os que reconhecem que eu sou o Deus Eterno. Quando eles me chamarem, eu responderei e estarei com eles nas horas de aflição. Eu os livrarei e farei com que sejam respeitados. Como recompensa, eu lhes darei vida longa e mostrarei que sou o seu Salvador." (Salmos 91:14-16 BLH)
O salmo 91 nos trás diversos ensinos extraordinários!
Dentre eles este que considero de grande relevância: A oração funcional não é um monólogo fútil, mas um diálogo amistoso!
A oração é uma arma tão poderosa para a igreja que o Diabo investe pesado para desestimulá-la, fazendo as pessoas pensarem que quando estão orando simplesmente estão pronunciando palavras ao vento. Conversando com ninguém. No entanto, através deste salmo, percebemos que não é assim que acontece. Quando falamos Deus responde e garante estar presente nos momentos difíceis.
"Eu os livrarei e farei com que sejam respeitados" - Às vezes nem mesmo nos damos ao respeito, e vemos Deus preocupado com que as pessoas nos respeitem, simplesmente porque é o nosso Deus e nos quer recompensar e mostrar que é o nosso Salvador.
Que o nosso diálogo com Deus seja constante, que em qualquer situação nos lembremos que ele está presente e quer responder às nossas orações. Basta clamarmos!
Não é isto mesmo que o Senhor Jesus nos prometeu: "E lembrem disto: Eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos." (Mateus 28:20 BLH)
Não existe companhia melhor, não existe quem se importe mais. Este é o nosso Deus!

Que ele nos ajude a vencer!

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Fale à Rocha

Moisés levantou a mão, bateu na rocha duas vezes com a vara, e saiu muita água. E o povo e os animais beberam. Porém o Eterno disse a Moisés e a Arão: -Vocês não tiveram fé suficiente para fazer que o povo de Israel reconhecesse o meu santo poder e por isso vocês não vão levá-los para a terra que prometi dar a eles. (Números 20:11-12 BLH)
Este acontecimento se deu 40 anos após um incidente semelhante e no mesmo lugar, quando Deus havia dito para que Moisés batesse na rocha. (Eu estarei diante de você em cima de uma rocha, ali no monte Sinai. Bata na rocha, e dela sairá água para o povo beber. E Moisés fez isso na presença das autoridades do povo de Israel. Êxodo 17:6 BLH)
Note que desta segunda vez ele disse: -Pegue a vara que está em frente da arca da aliança, e depois você e Arão reúnam o povo. E na frente de todos eles dêem ordem à rocha, e dela sairá água. Assim vocês tirarão água da rocha e darão de beber ao povo e também aos animais. (Números 20:8 BLH)
Na primeira vez disse para FERIR a ROCHA e da segunda vez FALAR à ROCHA!
Quando lemos 1ª carta de Paulo aos Coríntios vemos que a Rocha era Cristo (e beberam da mesma bebida espiritual. Pois bebiam daquela rocha espiritual que ia com eles; e a rocha era Cristo. 1 Coríntios 10:4 BLH)
A Rocha foi ferida primeira vez lá na cruz do Calvário, carregando sobre si todas as dores e enfermidades. Cravando com ele alí na cruz maldita todos os nossos pecados e maldição, se fazendo maldito em nosso lugar. (Porém Cristo, tornando-se maldição por nós, nos livrou da maldição imposta pela Lei. Como dizem as Escrituras: "Maldito todo aquele que for pendurado numa cruz!" Gálatas 3:13 BLH)
Não há mais necessidade de o crucificarmos ou o ferirmos, (nem de termos figuras ou esculturas com ele crucificado) ou mesmo de padecermos e penitenciarmo-nos para conseguir suas benesses. É tempo de falar à Rocha, pedir-lhe, suplicar-lhe e a água jorrará em abundância sobre a nossa vida, saciando a nossa sêde e transformando nosso deserto em jardim florido. Fazendo-nos reviver (Para uma árvore há esperança; se for cortada, brota de novo e torna a viver. Mesmo que as suas raízes envelheçam, e o seu toco morra na terra, basta um pouco de água, e ela brota, soltando galhos como uma planta nova. Jó 14:7-9 BLH)

Somos mais importantes para Deus do que árvores, flores e animais.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Crer e confessar

Se você disser com a sua boca: "Jesus é Senhor" e no seu coração crer que Deus ressuscitou Jesus, você será salvo. Porque nós cremos com o coração e somos aceitos por Deus; falamos com a boca e assim somos salvos. Porque as Escrituras Sagradas dizem: "Quem crer nele não ficará desiludido. (Romanos 10:9-11 BLH)
Crer no coração e confessar com a boca é um princípio ativo para se receber toda e qualquer bênção de Deus.
A salvação é uma das promessas que Deus nos fez, mas juntamente com ela existem muitas coisas. Para cada situação adversa da vida, existe uma promessa favorável da parte dele. E cada uma delas se consegue crendo e confessando. Veja este exemplo:
"Aconteceu que certa mulher, que, havia doze anos, vinha sofrendo de uma hemorragia e muito padecera à mão de vários médicos, tendo despendido tudo quanto possuía, sem, contudo, nada aproveitar, antes, pelo contrário, indo a pior, tendo ouvido a fama de Jesus, vindo por trás dele, por entre a multidão, tocou-lhe a veste. Porque, dizia: Se eu apenas lhe tocar as vestes, ficarei curada. E logo se lhe estancou a hemorragia, e sentiu no corpo estar curada do seu flagelo." (Marcos 5:25-29 RA)
O primeiro texto fala de salvação, o segundo de cura e ambos têm em comum a fé confessada. A fé acompanhada de atitude positiva. Assim os homens e mulheres de Deus do passado realizaram prodígios e maravilhas. Crendo no poder de Deus e tomando atitudes que atestavam isso. Muitas vêzes não se importando com a própria vida. (Pela fé eles lutaram contra nações inteiras e venceram. Fizeram o que era certo e receberam o que Deus lhes havia prometido. Fecharam a boca de leões, apagaram incêndios terríveis e escaparam de serem mortos à espada. Eram fracos, mas se tornaram fortes. Foram poderosos na guerra e venceram exércitos estrangeiros. Pela fé mulheres receberam de volta os seus mortos, que ressuscitaram. Outros foram torturados até a morte; eles recusaram ser postos em liberdade a fim de ressuscitarem para uma vida melhor. Hebreus 11:33-35 BLH)
Quero te fazer um convite, creia que Deus é poderoso para te dar a vitória neste dia e confesse isso. Depois você me conta o resultado, tenho certeza que o Senhor fará maravilhas na sua vida, revertendo o quadro, ora desfavorável, te dando grande vitória para o louvor da glória dele mesmo.
Gosto muito de citar frases de canções, pois elas nos animam e nos ajudam a fortalecer nossa fé. Tem uma que é o retrato disto que eu estou dizendo hoje: Se afigueira não florescer / se a videira frutos não der / se no campo não há o que colher / e nem sementes para plantar / desesperado não vou ficar / mas firme vou permanecer / e a palavra vou confessar / a situação vai se reverter.....

Olhe prá Jesus, creia nas suas promessas, confesse-as e vença, Deus é por você!

quarta-feira, 21 de julho de 2010

O misterioso Reino de Deus

Jesus respondeu: -Eu afirmo a vocês que isto é verdade: Vocês estão me procurando porque comeram os pães e ficaram satisfeitos e não porque entenderam os meus milagres. (João 6:26 BLH)
Que triste constatação do filho de Deus, as pessoas só o estavam procurando por interesse material.
Ás vezes fico pensando, o que Deus sentiu diante de uma situação como esta. Estava enviando seu único filho para salvar a humanidade e no entanto as pessoas estavam simplesmente preocupadas com suas necessidades momentâneas.
Hoje, cerca de dois mil anos se passaram e o ser humano não mudou muito, posso dizer quase nada. Continua caminhando sem entender o plano de Deus, de modo egoísta, olhando simplesmente para sí e seus próprios problemas, pouco se importando com o Reino de Deus e sem compreender os seus propósitos.
Ainda sim Deus continua multiplicando os pães, curando os enfermos e libertando os cativos. Ele é tremendo!
Quem sabe um dia as pessoas se sensibilizam com o tão grande amor do Pai e deixem, realmente, Jesus Cristo ser o centro de suas vidas, entendendo os seu propósitos e cumprindo sua vontade, que basicamente se resume em dois pensamentos: "Devemos amar a Deus com todo o nosso coração, com toda a nossa mente e com todas as nossas forças e também devemos amar os outros como amamos a nós mesmos. Pois é melhor obedecer a estes dois mandamentos do que trazer animais para serem queimados no altar e oferecer outros sacrifícios a Deus." (Marcos 12:33 BLH)
E por mais egoístico que possa parecer esta minha conclusão, quando o compreendermos e o buscarmos como ele quer ser achado, teremos todas as nossas necessidades supridas, por causa de sua bondade. Ele é maravilhoso! (Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas. Mateus 6:33 BLH)

Que Deus nos ajude a compreendê-lo!

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Ele está vendo

Jesus olhou em volta de si e viu que uma grande multidão estava chegando perto dele. Então disse a Filipe: -Onde vamos comprar comida para toda esta gente? Ele sabia muito bem o que ia fazer, mas disse isso para ver qual seria a resposta de Filipe. (João 6:5-6 BLH)
E você, o que diria de uma situação dessas?
A questão aqui não é nem não ter lugar prá comprar, mas também confeccionar tantos pães. Não existiam padarias com processos modernos como o de hoje. A massa era sovada na mão, o processo de fermentação era lento. Enfim, havia muitos motivos que impediam a multidão de ser alimentada, além da falta do pão é claro.
O que você diria se eu lhe dissesse que o Senhor Jesus já viu a situação pela qual você está passando e que já tem a solução necessária?
Ainda que exista uma série de situações que lhe ateste que o seu caso não tem jeito!
O que eu mais gosto de frizar neste texto é que as pessoas estavam procurando Jesus para ser curadas de enfermidades, para ouvir sua palavra e ele viu além, sua necessidade de sustento para sobreviver.
É o único milagre, juntamente com a ressurreição, que é narrado nos quatro evangelhos.
A ressurreição nos fala da vitória da cruz para a nossa salvação e vida eterna.
A multiplicação dos pães nos ensina que quando ele diz para orar pelo sustento, (o pão nosso de cada dia nos dá hoje ) está disposto a providenciá-lo! Nos ensina que a vida aqui na terra, enquanto ele não voltar, está sob seu total controle.
O que mais posso dizer-lhe? A não ser o que Isaias escreveu no seu livro: " Não fiquem com medo, pois estou com vocês; não se apavorem, pois eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças e os ajudo; eu os protejo com a minha forte mão; Eu sou o Eterno, o Deus de vocês; eu os seguro pela mão e lhes digo:

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Fonte da minha felicidade

Então eu irei até o teu altar, ó Deus, pois tu és a fonte da minha felicidade. Tocarei a minha lira e cantarei louvores a ti, ó Deus, meu Deus! (Salmos 43:4 BLH)
Este é um Salmo de Corá, chefe de uma família de Levitas que servia no templo nos dias de Daví, permanecendo no serviço até os dias de Josafá e Ezequias.
São muito poéticos os Salmos escritos por esta família, veja por exemplo o 42.1 "Assim como a gazela deseja as águas do ribeirão, assim também eu quero estar na tua presença, ó Deus!"
Uma família que amava estar na presença de Deus. Amava poder servir ao Senhor, reconhecendo que ele é a "Fonte da felicidade e alegria."
Eu amo ser de Deus! Amo serví-lo no seu templo. Amo estar na sua presença, talvez seja por isto que me identifique tanto com os salmistas. Não vejo felicidade longe das coisas de Deus, Não vejo realizações que sirvam se não glorifiquem à Deus, ou lhe tragam almas para o seu Reino.
Fico muito emocionado quando vejo pessoas de talento, quer cantores, músicos, dançarinos ou mesmo oradores, dispondo isto no serviço ao Senhor, entregando no seu altar oferta de sacrifício agradável à Ele.
É isto que Deus quer, como nos mostra o salmo 50, quando diz: " No entanto, eu não preciso dos touros das suas fazendas nem dos bodes dos seus rebanhos. Pois os animais da floresta são meus e também os milhares de cabeças de gado espalhados nas montanhas. São meus todos os pássaros dos montes e tudo o que vive nos campos. "Se eu tivesse fome, não pediria nada a vocês, pois o mundo é meu e tudo o que nele há. Por acaso, preciso comer carne de touros ou beber sangue de bodes? Que a gratidão de vocês seja o sacrifício que oferecem a Deus, e que vocês dêem ao Altíssimo Deus tudo aquilo que prometeram!" (Salmos 50:9-14 BLH)

Que a nossa vida seja dedicada ao Senhor, oferecendo a ele nosso talento, nosso esforço e a nossa adoração até o grande dia, quando nos apresentaremos diante dele para estarmos eternamente, amém!

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Cuidem da família sacerdotal

Lembrem de cuidar dos levitas durante todo o tempo em que vocês viverem naquela terra. -O Eterno, o nosso Deus, cumprirá a sua promessa e aumentará o território de vocês. Então poderão comer carne sempre que quiserem." (Deuteronômio 12:19-20 BLH)
Sei que são muitas as pessoas alcançadas por estas palavras que escrevo, algumas pessoas são da igreja que pastoreio, mas a grande maioria está sob os cuidados de outros pastores.
E este assunto que vou tratar agora tem me preocupado muito ultimamente.
Tenho tido contato com pastores que vivem grandes dificuldades, alguns tendo a necessidade do básico, outros abastecidos financeiramente têm sofrido com o desprezo, abandono e a solidão (mesmo estando cercados por muitas pessoas). Pastores com telefone cortado por falta de pagamento, outros com a licença do veículo atrasada. Em resumo, abandonados, sem o mínimo de cuidado por parte daqueles a quem servem.
Eu creio que isto ocorre até mesmo porque existam hoje muitos profissionais da fé e as pessoas acham que o pastor, ainda que honesto, é simplesmente um funcionário e se alguém tem que cuidar dele e de sua família é o Senhor.
Lendo recentemente esta passagem de Deuteronômio percebí o cuidado de Moisés com os Levitas ( Família Sacerdotal, que tinha a vida dedicada no templo e no serviço de Deus), mesmo sabendo que seus dias estavam contados como líder do povo e que nem mesmo seria beneficiado com o que estava escrevendo, pois não entraria na terra. Atenciosamente escreve ao povo: "Lembrem de cuidar dos levitas durante todo o tempo em que vocês viverem naquela terra." Atrelado a isto estava a garantia do cumprimento das promessas de Deus e a prosperidade e fartura na terra em que viveriam.
E você que o que tem feito para amenizar a carga dos seus pastores?
Se lembra deles só quando está com problemas, ou também divide com eles suas bênçãos?
A pessoa que está aprendendo o evangelho de Cristo deve repartir todas as suas coisas boas com quem a estiver ensinando. (Gálatas 6:6 BLH)
Ore pelos pastores, existe muito trabalho a ser realizado e se os homens e mulheres de Deus se desanimarem todo o povo se corrompe por falta de ensino. (Obedeçam aos seus líderes e sigam as suas ordens, pois eles cuidam sempre das necessidades espirituais de vocês porque sabem que vão prestar contas disso a Deus. Se vocês obedecerem, eles farão o trabalho com alegria; mas, se vocês não obedecerem, eles trabalharão com tristeza, e isso não ajudará vocês em nada. Hebreus 13:17 BLH)
Sei que posso ser incompreendido, mas o universo dos pastores desamparados, mesmo tendo igrejas para pastorear, é muito maior do que se imagina.
Que Deus nos ajude!

quarta-feira, 14 de julho de 2010

As aparências enganam!

Os homens de Israel aceitaram a comida deles, porém não pediram conselho ao Deus Eterno. (Josué 9:14 BLH)
Uma situação aparentemente simples, onde um julgamento pelas aparências, apoiado pela sabedoria humana, resolveria o problema. Pronto o ardil do inimigo estava concluído, Josué e todo o povo acabara de ser enganado!
Essa situação se repete inúmeras vezes no transcorrer da nossa vida. Tomamos atitudes impensadas e, por favor me permitam essa palavra, inoradas (sem oração) porque nos julgamos ser capazes mais do que convém. Não observando a recomendação Bíblica: ' Por causa da bondade de Deus para comigo, me chamando para ser apóstolo, eu digo a todos vocês que não se achem melhores do que realmente são. Pelo contrário, pensem com humildade a respeito de vocês mesmos, e cada um julgue a si mesmo conforme a fé que Deus lhe deu." (Romanos 12:3 BLH)
A melhor atitude que um cristão pode tomar antes de qualquer decisão importante é orar. Saber a vontade de Deus para determinada questão. Isto é preponderante para o sucesso de qualquer empreendimento.
Quando eu faço, eu faço e muitas vezes acabo me cansando. Mas quando eu oro, Deus faz por mim ou me capacita a faze-lo. Sem cansaço e com o melhor aproveitamento possível.
Aprenda a confiar em Deus e a lançar sobre ele seus anseios e desejos. Por mais íntimos que sejam. ( Portanto, sejam humildes debaixo da poderosa mão de Deus para que ele os honre no tempo certo. Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês. (1 Pedro 5:6-7 BLH)
O descuido de Josué lhe trouxe transtornos para o resto de sua vida. Aquele povo que foi poupado da terra que Deus lhes estava dando foi pedra de tropeço sempre. Todas as rebeliões que existiram na terra estavam envolvidos. Tudo por causa de uma atitude sem oração. Pense nisto, suas atitudes podem ter causas que durem a vida toda. (tanto boas quanto ruins)
Ninguém melhor do que Deus, que conhece o projeto completo da sua vida, para lhe ajudar a tomar a decisão correta.
Portanto "Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus. Por último, meus irmãos e minhas irmãs, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente. Ponham em prática o que vocês receberam e aprenderam de mim, tanto com as minhas palavras como com as minhas ações. E o Deus que nos dá a paz estará com vocês." (Filipenses 4:6-9 BLH)

Que Deus nos ajude!