Todos os dias o desejo de ser abençoado e poder abençoar. Nada é melhor do que viver e cumprir o propósito do criador!
segunda-feira, 7 de novembro de 2011
A vida na igreja
sexta-feira, 4 de novembro de 2011
Não há mal que sempre dure
Mas, logo o cabelo da sua cabeça começou a crescer de novo. Jz 16.22
Sansão era um homem comum, um ser humano comum, feito eu e você. Teve um chamado de Deus que atendeu e passou a serví-lo com certa integridade, mas a nosso exemplo cometia muitas falhas, trocando os pés pelas mãos.
a) Seu nascimento foi milagroso (Certo dia o Anjo do Senhor apareceu a ela e lhe disse: "Você é estéril, não tem filhos, mas engravidará e dará à luz um filho.Jz 13.3)
b) Tinha uma vida de intimidade com Deus (e não se passará navalha na cabeça do filho que você vai ter, porque o menino será nazireu, consagrado a Deus desde o nascimento Jz 13.5
c) Com Deus realizou feitos notáveis (Encontrando a carcaça de um jumento, pegou a queixada e com ela matou mil homens. Jz 15.5
d) Deu vazão aos desejos da carne (Depois dessas coisas, ele se apaixonou por uma mulher do vale de Soreque, chamada Dalila. Jz 16.4)
e) Teve seu voto quebrado e perdeu sua força e não percebeu (Fazendo-o dormir no seu colo, ela chamou um homem para cortar as sete tranças do cabelo dele, e assim começou a subjugá-lo E a sua força o deixou. Jz 16.19)
f) Arrependeu-se e recobrou sua força (Mas, logo o cabelo da sua cabeça começou a crescer de novo; E Sansão orou ao Senhor: "Ó Soberano Senhor, lembra-te de mim! Ó Deus, eu te suplico, dá-me forças, mais uma vez, e faze com que eu me vingue dos filisteus por causa dos meus dois olhos!" Jz 16.22,28)
Nosso Deus é rico em perdoar, esse é o motivo que o faz ser misericordioso! Não importa o quanto erramos, sempre podemos contar com seu amor incondicional. Ele é maravilhoso!
Não importa como você esteja hoje, creia que ele pode mudar a sua sorte e te colocar de volta para a batalha, como diz a letra da canção:
Me chama pelo nome
Muda minha história
Ressuscita os meus sonhos
Transforma minha vida
Me faz um milagre
Me toca nessa hora
Me chama para fora
quinta-feira, 3 de novembro de 2011
Andando em círculos
Então demos meia-volta e partimos para o deserto pelo caminho do mar Vermelho, como o SENHOR me havia ordenado. E por muitos anos caminhamos em redor dos montes de Seir. Dt 2.1
O resultado disso foi que uma promessa que se cumpriria em pelo menos onze dias, demorou mais de quarenta anos e os inimigos prevaleceram, mesmo quando a promessa anterior era de vitória (Mas o SENHOR me disse: ‘Diga-lhes que não subam nem lutem, porque não estarei com eles. Serão derrotados pelos seus inimigos. Dt 1.42)
A única maneira de cancelar essa maldição (ausência de bênção) e trazer Deus de volta ao seu favor é fazer o oposto: Crer e obedecer, pois assim é que se agrada a Deus e vive os seus milagres (Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. Hb 11.6)
terça-feira, 1 de novembro de 2011
Jesus e a multidão
Jesus chamou para junto de si a multidão e disse: "Ouçam e entendam.” Mt 15.10
A multidão continua sendo o alvo de Jesus!
Na multidão é que se encontram os problemáticos e aflitos, pessoas solitárias na expectativa de encontrar comunhão e solução para os seus problemas. Li outro dia que o mal que assola grande parte da população mundial é a solidão cósmica. A pessoa solitária no meio da multidão, a porta de entrada para a tristeza, ansiedade e depressão.
Todas as vezes que Jesus chamou as pessoas para junto de sí, tinha a solução para os males que essa pessoa sofria. A Bíblia relata os diversos encontros: O cego de Jericó, passou a ver; o paralítico de Cafarnaum, passou a andar; a viúva da Naim que tinha seu filho morto e chorava, teve as lágrimas cessadas, pois seu filho ressuscitou. Pessoas que sofriam na multidão!
Todos estão à procura de satisfazer suas necessidades, mas no afã de conseguirem se esquecem que o Senhor nos fez sociáveis e que coletivamente podemos muito mais. Como diz o ditado: “Ninguém é mais forte do que todos nós juntos!
A igreja de Cristo continua realizando sua obra, reunindo a multidão, curando suas enfermidades, solucionando seus problemas e abrindo seu entendimento para se voltarem ao próximo, semeando o bem na vida dos outros, pois a colheita é para nossa própria vida.
E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos. Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé. Gl 6.9,10
segunda-feira, 31 de outubro de 2011
A oração de sucesso
Jabez orou ao Deus de Israel: "Ah, abençoa-me e aumenta as minhas terras! Que a tua mão esteja comigo, guardando-me de males e livrando-me de dores". E Deus atendeu ao seu pedido. 1Cr 4.10
Havia alguma coisa de diferente neste pequeno grande homem da Genealogia bíblica. Sua história interrompe bruscamente uma extensa lista de nomes num capítulo que parece tedioso para o leitor negligente. Mas há grandes lições em sua oração:
1. Temos aqui o estado final ou conclusivo da vida de Jabez: Jabez foi o homem mais respeitado de sua família.
2. Ele cresceu com um nome que todo garoto odiaria: "Com muitas dores o dei à luz".
3. Jabez quebra o circulo de dor iniciado pela sua mãe e clama a Deus: Meu Deus me abençoe, não quero ser uma maldição nesta terra!
Aprendamos o verdadeiro sentido da Palavra bênção:
1- É preciso pedir as bênçãos de Deus: Não têm, porque não pedem.Tg 4:2; Ah, abençoa-me
2- O segundo pedido de Jabez: aumenta as minhas terras!
3- O terceiro pedido de Jabez: Que a tua mão esteja comigo
4- O último pedido de Jabez: guardando-me de males e livrando-me de dores
5- O Resultado da oração de Jabez já foi visto no princípio, mas aqui se acrescenta que: E Deus atendeu ao seu pedido.
A oração move as mãos de Deus!
"Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta. "Qual de vocês, se seu filho pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou se pedir peixe, lhe dará uma cobra? Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem! Mt 7.7-11
quinta-feira, 31 de março de 2011
Quem somos?
Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que ali firmaste, pergunto: Que é o homem, para que com ele te importes? E o filho do homem, para que com ele te preocupes? Sl 8.4,5
Quem é o homem?
Está é a questão filosófica mais discutida em todos os tempos. Temos vários caminhos para percorrer e espero chegarmos a uma conclusão satisfatória, pelo menos no quesito espiritual.
O ser é formado pelo seu meio:
O peixe é formado quimicamente dos mesmos elementos que a água do seu habitat
A planta é composta pelos mesmos elementos que solo onde está plantada
O ser humano tem a mesma composição química da terra (Então o SENHOR Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente. Gn 2.7)
Homem Natural X Homem Espiritual (a dupla cidadania humana)
Para vivermos neste mundo precisamos da cidadania natural (Não rogo que os tires do mundo, mas que os protejas do Maligno. Jo 17.15)
Para sermos espirituais precisamos da cidadania celestial (Eles não são do mundo, como eu também não sou. Jo 17.16)
A vida do ser espiritual:
- Receber a Cristo – Nascer de novo (Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus Jo 1.12)
- Batismo nas águas – Cumprimento da Justiça
- Santa Ceia – caminhada cristã
- Viver o Evangelho – Ser a nova criatura com o DNA de Deus (Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim. Gl 2.20)
Respondendo a pergunta sobre quem é o homem, à luz da Bíblia ele é filho de Deus, com todas as suas características. Assim como o homem natural é constituído pelos elementos químicos da terra, pois foi formado dela, o homem espiritual é constituído pela essência de Deus, o seu sopro de vida!
terça-feira, 29 de março de 2011
O problema da riqueza
Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente; quem ama as riquezas jamais ficará satisfeito com os seus rendimentos. Isso também não faz sentido. Ec 5.10
É paradoxal dizer que há problemas em riqueza, mas a Bíblia Sagrada nos alerta que sim. Não está propriamente no fato de ser rico e abastado e sim no fato de ter o coração voltado exclusivamente para o dinheiro, pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos (1 Tm 6.10). Esta declaração de Paulo corrobora com o que o Senhor Jesus diz: Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração. (Mt 6.21)
O dinheiro bem utilizado traz bênçãos para a nossa vida e para as pessoas que dependem de nós, direta ou indiretamente. A ganância, a usura sem escrúpulos e tudo que decorrem delas é que geram problemas, desencadeando tantos outros males, como: inveja, mentira, prostituição, roubo e outras situações que degradam o ser humano, tirando-o da presença de Deus.
A prosperidade é uma promessa, mas devemos cuidar para que a riqueza proveniente dela não nos domine. A generosidade é o antídoto para que nosso coração não se apague aos bens que possuímos. Sejam eles para o nosso bem estar e do próximo, não para nos escravizar.
Em provérbios Salomão dá uma orientação sábia: Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza. O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá. Pv 11.24,25
A maior de todas as riquezas é ter família abençoada e poder ser bênção para todas as pessoas!
segunda-feira, 28 de março de 2011
O direito de filho
Proclamarei o decreto do Senhor: Ele me disse: “Tu és meu filho; eu hoje te gerei.” Sl 2.7
A palavra de Deus nos ensina que quando recebemos Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador, nos tornamos filhos de Deus (Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus. Jo 1.12)
Ser filho de Deus nos diferencia dos demais. Se o ser humano se destaca das demais criaturas pela sua inteligência, os filhos de Deus se destacam por tornarem-se seres espirituais. (Pois, embora vivamos como homens, não lutamos segundo os padrões humanos. 2Co 10.3)
Observamos neste texto que o filho é gerado e especificamente neste caso (filho de Deus) é gerado pelo Espírito Santo. (O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito. Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo. Jo 3.5,6)
O novo nascimento faz surgir a nova criatura, que trás em si as características de Deus. Por esse motivo que o verso 8 deste salmo em questão nos mostra a seguinte declaração: Pede-me, e te darei as nações como herança e os confins da terra como tua propriedade.
O filho de Deus tem a promessa de que suas orações serão atendidas, não importa o que seja, desde que de acordo com a vontade de Deus. (Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a vontade de Deus, ele nos ouvirá. E se sabemos que ele nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que temos o que dele pedimos. 1Jo 5.14,15)
Assuma sua condição de filho, conquiste seu espaço e viva a vitória que Ele nos dá em Cristo Jesus, nosso Senhor!
sexta-feira, 25 de março de 2011
A fé que funciona
Conseqüentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo. Rm 10.17
A fé é proveniente da palavra pregada, quer seja por meio verbal ou escrita. É a revelação de Deus para a nossa vida.
A fé só é válida se obras a acompanharem, como diz Tiago: Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta. (2.17)
A fé que funciona é acompanhada de milagres e só ela pode fazê-los acontecer, é assim que Deus recompensa os que confiam nele e o buscam de todo o coração. (Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. Hb11.6)
Escrevendo aos Romanos, Paulo declara que a fé e deflagrada pela pregação. Fé que é poderosa para remover os montes, derrubar as muralhas e resolver os problemas. A imensa galeria de heróis do capítulo onze de aos Hebreus só corrobora com esta idéia: pessoas comuns, como eu e você, podem realizar feitos extraordinários pelo poder que a fé produz, resultado da alegria de Deus na nossa vida.
Creia no milagre, ele está muito perto de acontecer! Mesmo que tudo esteja dizendo que não dá, a fé nos leva às realizações em Deus.
quinta-feira, 24 de março de 2011
A política é de Deus?
terça-feira, 22 de março de 2011
Olhando para Ele
Os que olham para ele estão radiantes de alegria; seus rostos jamais mostrarão decepção. Sl 34.5
Este, indubitavelmente, é o segredo de todas as vitórias. Olhar para Jesus!
Quando estamos firmes, focalizados no Senhor, todas as contrariedades se tornam pequenas, pois grande é o Senhor em que nós temos a vitória.
Quando estamos distantes de um prédio, ou um monte, conseguimos escondê-lo atrás do nosso dedo. Quando estamos perto isto é impossível!
Perto de Deus nada é maior, longe dele os problemas ficam grandes, e somos nós que escolhemos onde queremos ficar.
Outro dia assistindo a um desenho animado vi uma cena interessante: Formiguinhas levavam alimento para o formigueiro, quando em dado momento caiu um galho enorme no meio do caminho. Houve desespero geral, até que dois instrutores chegaram e pediram para que olhassem para eles, tirando o foco do galho, (problema) contornando-o. Deus faz o mesmo conosco!
Se nos concentramos na grandiosidade do problema nos desesperamos, mas se a concentração for na grandeza de Deus o nosso coração se enche de esperança. (sempre lembrando que a esperança é a matéria prima da fé: Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.Hb 11.1)
Vamos seguir o conselho bíblico: tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus. Pensem bem naquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem desanimem. Hb 12.2,3
Vamos manter firmes a nossa
segunda-feira, 21 de março de 2011
A vitória é nossa
Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. 1Co 15.57
Como é bom ter esta confirmação na palavra do que Deus quer para nossa vida.
Antigamente se cantava um corinho na igreja que dizia: “A vitória é nossa pelo sangue de Jesus, a vitória é nossa pelo sangue de Jesus. Seu poder é imenso para nos salvar, operando Ele quem impedirá!
Vitória segundo o dicionário da língua portuguesa: Ato! ou efeito de vencer o inimigo em batalha. = triunfo ≠ derrota
Isso nos leva ao raciocínio de que para se ter vitória é necessário ter inimigo, (e tem - Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. 1 Pe 5.8) e havendo inimigo (adversário) tem peleja. Esteja certo que sempre tem também. Como diz o ditado: tem que se matar um leão por dia)
O cenário está completo e nós somos personagens principais, mas o enredo está pronto, em Cristo somos vencedores, pela graça de Deus! (Como está escrito: “Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro”. Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Rm 8.36,37)
Tome posse da sua benção e prossiga para a conquista, este é o desejo de Deus para você!
sexta-feira, 18 de março de 2011
Somos testemunhas
Vocês também viram o que ele fez por vocês no deserto até chegarem a este lugar Dt 11.5
Deus estava dizendo aos filhos de Israel, os remanescentes do deserto, que eles eram testemunha de grandes milagres, que seus pais participaram de milagres maiores ainda e acabaram sucumbindo, pois não deram crédito a palavra do Senhor.
Nós, os que vivemos a dispensação da graça, temos vivido grandes milagres, temos visto e ouvido falar a respeito das grandes maravilhas do Senhor por toda a Terra. Não podemos desanimar. Precisamos prosseguir e proclamar as virtudes daquele que nos chamou das trevas e nos trouxe para sua maravilhosa luz.
Em Atos dos apóstolos 4.20 temos um alerta de Pedro que não podemos guardar o que testemunhamos. (Pois não podemos deixar de falar do que vimos e ouvimos)
Aliás, fomos cheios do Espírito Santo com este propósito: ser testemunhas! (Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”. At 1.8)
Tenho aprendido ao longo dos anos que tudo o que está escrito é para o nosso ensino, para nos dar esperança, portanto temos que aprender com esta história que ver milagres, viver milagres e não obedecer ao Senhor nos leva a perda das bênçãos e a não obtenção das suas promessas.
Os milagres são para testificar a glória de Deus, então vamos dar glória!
quinta-feira, 17 de março de 2011
Amizade
Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido. Jo 15.15
Muito se Le, se fala e se escreve à respeito do relacionamento, da amizade sincera. Amigo verdadeiro, sem segundas intenções.
Jesus era o mestre, Senhor sobre eles, mas não queria que o relacionamento com seus discípulos se restringisse somente nessa esfera, estava mostrando que poderia ser mais, que poderia ser mais estreito, mais íntimo e ao mesmo tempo sem invasão.
Esta não era a primeira vez que ele os tratava desta forma, em outras oportunidades já os havia chamado amigos: Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos. Jo 15.13; “Eu lhes digo, meus amigos: Não tenham medo dos que matam o corpo e depois nada mais podem fazer. Lc 12.4
A amizade genuína e sincera, às vezes se torna mais forte que o parentesco, como escreveu Salomão: Quem tem muitos “amigos” pode chegar à ruína, mas existe amigo mais apegado que um irmão. Pv 18.24.
Por isso se você tiver que investir seu tempo em algo, invista-o em amizades, na promoção de relacionamentos. Não meramente Network, quando se troca cartões para uma futura negociação, mas amizade verdadeira, como a de Jesus por nós, uma amizade baseada no amor que é paciente, bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
Se você quer ganhar uma pessoa para Jesus, primeiro ganhe-a para você!
quarta-feira, 16 de março de 2011
Vontade de Deus X Vontade dos homens
Escolham homens sábios, criteriosos e experientes de cada uma de suas tribos, e eu os colocarei como chefes de vocês; “Vocês todos vieram dizer-me: ‘Mandemos alguns homens à nossa frente em missão de reconhecimento da região, para que nos indiquem por qual caminho subiremos e a quais cidades iremos'. Dt 1.13,22
Nós vemos nestes dois textos de Deuteronômio o antagonismo que existe entre vontade de Deus e vontade de homens. No verso 13 vemos Deus usando a vida de Jetro, sogro de Moisés para uma administração compartilhada. Foi tão grande o sucesso no passado que esse modelo é seguido até os dias de hoje por grandes empresas inclusive. No verso 22 vemos uma boa idéia humana, mas que na prática não funcionou, pelo contrário, o resultado foi uma grande catástrofe, pois levou os israelitas a desconfiarem do Senhor e como conseqüência perderam o direito de entrar na terra prometida, pelo menos aquela geração.
Quando Moisés ouviu a idéia achou muito boa, (“A sugestão pareceu-me boa; por isso escolhi doze de vocês, um homem de cada tribo. Dt 1.23) aparentemente era muito parecida com a primeira. A diferença era que a primeira foi Deus quem falou e a segunda não! Isto é uma diferença determinante entre o sucesso e o fracasso!
Moisés não consultou ao Senhor, achou a idéia boa e foi logo colocando em prática, talvez naquele tempo já se pensava que a “voz do povo é a voz de Deus”.
Devemos saber que a voz de Deus é inconfundível, precisamos aprender a distingui-la, pois assim andaremos por caminhos de vitória.
“Ouça, ó Israel: O SENHOR, o nosso Deus, é o único SENHOR. Dt 6.4
terça-feira, 15 de março de 2011
O nome de Jesus
Não ficarei mais no mundo, mas eles ainda estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, protege-os em teu nome, o nome que me deste, para que sejam um, assim como somos um. Jo 17.11
Quando o Senhor intercede pelos discípulos, faz menção do poder do nome que recebeu do Pai. Jesus! Esse nome tem poder.
Vemos em diversos textos do Evangelho que a oração feita em nome de Jesus produz milagres extraordinários: Demônios são expulsos, doentes são curados e até batismo com o Espírito Santo acontece quando invocamos o poderoso nome do Senhor Jesus! (Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal nenhum; imporão as mãos sobre os doentes, e estes ficarão curados”. Mc 16.17,18)
Não há limites para o poder de Deus agir quando o nome de Jesus é invocado por aqueles que lhe são íntimos (Naquele dia vocês não me perguntarão mais nada. Eu lhes asseguro que meu Pai lhes dará tudo o que pedirem em meu nome. Até agora vocês não pediram nada em meu nome. Peçam e receberão, para que a alegria de vocês seja completa. Jo 16.23,24) Quando o Senhor nos diz que é tudo, só depende de nós saber o que é necessário e pedir. Eu creio nisso!
Só lhe asseguro que não é para qualquer um, mas para aqueles que são conhecidos no céu e também no inferno, pois a simples menção do nome não é fórmula mágica para a obtenção de favores celestiais. (Alguns judeus que andavam expulsando espíritos malignos tentaram invocar o nome do Senhor Jesus sobre os endemoninhados, dizendo: “Em nome de Jesus, a quem Paulo prega, eu lhes ordeno que saiam!” Os que estavam fazendo isso eram os sete filhos de Ceva, um dos chefes dos sacerdotes dos judeus. Um dia, o espírito maligno lhes respondeu: “Jesus, eu conheço, Paulo, eu sei quem é; mas vocês, quem são?” Então o endemoninhado saltou sobre eles e os dominou, espancando-os com tamanha violência que eles fugiram da casa nus e feridos. At 19.13-16)
Também lhe garanto que aqueles que são seus, de maneira nenhuma ficarão sem resposta, pois temos a segurança da sua promessa: Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome. Jo 15.16
terça-feira, 1 de março de 2011
Andar com Deus
Enoque andou com Deus; e já não foi encontrado, pois Deus o havia arrebatado. Gn 5.24
Andar com Deus, isto é maravilhoso, mas não é para qualquer um. Ninguém que não o agrade pode andar com Ele!
Mesmo nós, seres humanos, não gostamos de companhias desagradáveis. Pessoas que falam o que não gostamos de ouvir, que têm atitudes que nos irritam, enfim preferimos andar com pessoas que combinam conosco.
Enoque não só andou com Deus, como o agradava: Pela fé Enoque foi arrebatado, de modo que não experimentou a morte; “e já não foi encontrado, porque Deus o havia arrebatado”, pois antes de ser arrebatado recebeu testemunho de que tinha agradado a Deus. Hb 11.5
O que agrada a Deus?
Obediência o agrada, com toda a certeza, pois são muitos os versos bíblicos que vemos expresso essa sua vontade. Jesus disse que é obedecendo que demonstramos nosso amor para com Deus. (Respondeu Jesus: “Se alguém me ama, obedecerá à minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos morada nele. Aquele que não me ama não obedece às minhas palavras. Estas palavras que vocês estão ouvindo não são minhas; são de meu Pai que me enviou. Jo 14.23,24)
Outra coisa que agrada ao Senhor é a nossa fé, inclusive é ela que nos leva a obedecer aos mandamentos. (Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. Hb 11.6)
Quem quer andar com Deus, primeiramente, precisa aprender agradá-lo!
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
Debaixo da nuvem
No dia em que foi armado o tabernáculo, a tenda que guarda as tábuas da aliança, a nuvem o cobriu. Desde o entardecer até o amanhecer a nuvem por cima do tabernáculo tinha a aparência de fogo.
Era assim que sempre acontecia: de dia a nuvem o cobria, e de noite tinha a aparência de fogo.
Sempre que a nuvem se levantava de cima da Tenda, os israelitas partiam; no lugar em que a nuvem descia, ali acampavam.
Conforme a ordem do SENHOR os israelitas partiam, e conforme a ordem do SENHOR, acampavam. Enquanto a nuvem estivesse por cima do tabernáculo, eles permaneciam acampados.
Quando a nuvem ficava sobre o tabernáculo por muito tempo, os israelitas cumpriam suas responsabilidades para com o SENHOR, e não partiam.
Às vezes a nuvem ficava sobre o tabernáculo poucos dias; conforme a ordem do SENHOR eles acampavam, e também conforme a ordem do SENHOR, partiam.
Outras vezes a nuvem permanecia somente desde o entardecer até o amanhecer, e quando se levantava pela manhã, eles partiam. De dia ou de noite, sempre que a nuvem se levantava, eles partiam.
Quer a nuvem ficasse sobre o tabernáculo dois dias, quer um mês, quer mais tempo, os israelitas permaneciam no acampamento e não partiam; mas, quando ela se levantava, partiam.
Conforme a ordem do SENHOR acampavam, e conforme a ordem do SENHOR partiam. Nesse meio tempo, cumpriam suas responsabilidades para com o SENHOR, de acordo com as suas ordens, anunciadas por Moisés. Nm 9.15-23
Este texto é auto explicativo, enquanto os israelitas se mantinham olhando para cima, sendo dirigidos pela nuvem da glória de Deus, ela os conduzia para a terra da promessa.
O importante aqui é analisarmos que o tempo de marcha ou de descanso eram determinados pelo Senhor. A teologia chama este tempo de Kairós, o tempo de Deus.
Devemos aprender a esperar e descansar em Deus, sabendo que em todo o tempo Ele está dirigindo a nossa vida para conquistarmos suas promessas.
Estar debaixo da nuvem significa confiar em Deus, deixando-o conduzir nossa vida da maneira como Ele quiser.
Seja feita a sua vontade, assim na terra como no céu!
sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011
O caminho de Emaús
Naquele mesmo dia, dois deles estavam indo para um povoado chamado Emaús, a onze quilômetros de Jerusalém. No caminho, conversavam a respeito de tudo o que havia acontecido. Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles; mas os olhos deles foram impedidos de reconhecê-lo. Lc 24.13-16
Eu considero a jornada dos dois discípulos no caminho de Emaús, como a nossa ida na igreja.
O paralelo que eu faço é o que muitas vezes vamos à igreja desanimados, sem esperança, com mais dificuldades do que soluções. Mesmo que já tenhamos andado com Jesus algum tempo, exatamente como aqueles dois jovens. Tristes e cabisbaixos!
Mas ao chegarmos no culto, o louvor abre as portas para a presença de Deus, a palavra começa a ser revelada. Entendemos o propósito e o amor de Deus para conosco, nosso coração começa a arder, a chama do Espírito se reascende. Nossos olhos são abertos e o mundo espiritual se descortina a nossa frente. O ânimo volta, voltamos para a batalha e a esperança passa a ser novamente o combustível da nossa fé, que remove montanhas!
No culto ao Senhor (caminho de Emaús) trocamos a imagem de um Cristo morto e derrotado pela certeza de um Cristo vivo e atuante em nossa vida!
Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. 1Co 15.57
quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011
O grande amor
Vão e digam aos discípulos dele e a Pedro: Ele está indo adiante de vocês para a Galiléia. Lá vocês o verão, como ele lhes disse. Mc 16.7 NVI
Se fossemos abandonados por Deus a cada erro nosso, onde estaríamos hoje? O que seria de nós?
Graças a Deus por sua bondade e misericórdia!
Os erros acontecem, mas o nosso Deus não desiste de nos amar.
Nós vemos neste texto, embora sucinto, uma grande expressão de amor. Pedro havia negado Jesus por três vezes, mesmo sendo alertado de que isso seria possível. O que estaria se passando pela sua cabeça agora? Provavelmente se sentia inútil, desprezível. Talvez pensasse que agora estaria rejeitado, fora dos planos do mestre. (Então Pedro se lembrou da palavra que Jesus tinha dito: “Antes que o galo cante, você me negará três vezes”. E, saindo dali, chorou amargamente. Mt 26.75 NVI)
Ele conhece o nosso coração, antes mesmo que a palavra saia da nossa boca, já sabe afrase que será formada.Um Deus extraordinário!
Talvez se as mulheres chegassem aos discípulos e dissessem que o mestre queria vê-los na Galiléia, Pedro ficaria em dúvida se essa palavra era para ela também. Mas o anjo disse: Vão e digam aos discípulos dele e a Pedro.
Isto é uma clara e manifesta demonstração de amor e importância com nossos sentimentos.
Saiba que Ele nunca desistirá de você!
quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011
Se você quer, Ele pode!
Estando Jesus numa das cidades, passou um homem coberto de lepra. Quando viu Jesus, prostrou-se, rosto em terra, e rogou-lhe: “Se quiseres, podes purificar-me”. Jesus estendeu a mão e tocou nele, dizendo: “Quero. Seja purificado!” E imediatamente a lepra o deixou. Lc 5.12,13
Tem algumas coisas que eu gostaria de considerar nesta passagem Bíblica:
1- A percepção de Jesus aos problemas ao seu redor
2- A humildade e a fé do leproso
3- O poder de Jesus para curar
Nada lhe escapa, Ele sabe de tudo, inclusive ao nosso respeito, mesmo quando choramos escondido.
Se nos humilharmos aos seus pés, como fez aquele homem e confessarmos nossa fé em oração, Ele nos atenderá! (Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido. Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês. 1Pe 5.6,7 NVI)
O seu poder está à disposição de todo aquele que o busca de todo o coração, pois é desejo dele que o procuremos com fé, isto O agrada (Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. Hb 11.6 NVI)
A confissão de fé do leproso foi maravilhosa: “Se quiseres, podes purificar-me.” Isto só pode ter como resultado o milagre: “Quero. Seja purificado!”
Lembre-se sempre disto.
terça-feira, 22 de fevereiro de 2011
Poder para curar
Estando ele em pé junto dela, inclinou-se e repreendeu a febre, que a deixou. Ela se levantou imediatamente e passou a servi-los.
Ao pôr-do-sol, o povo trouxe a Jesus todos os que tinham vários tipos de doenças; e ele os curou, impondo as mãos sobre cada um deles. Lc 4. 39,40
Todos os milagres de Jesus têm como propósito levar pessoas para a salvação, neste texto vemos a sogra de Pedro sendo curada e imediatamente se colocando a disposição para o serviço do mestre, não somente isto, mas também colocando sua casa como um local para onde as pessoas que precisavam de cura e libertação pudessem se dirigir.
Um coração agradecido se sente compelido a trabalhar para o Senhor, sabendo que não existe algo mais reconfortante do que ver pessoas sendo transformadas pelo poder de Deus!
Um milagre muda uma vida, mas se essa vida se predispuser, esse mesmo milagre pode mudar uma família, uma comunidade e até mesmo uma nação!
Um testemunho que glorifica ao Senhor Jesus, atrai pessoas, aumenta a fé e provoca salvação. O exemplo da sogra de Pedro deve ser seguido por todos que têm tocado nas vestes do Senhor e recebido o milagre em sua vida.
Declare a todos:
Sim, coisas grandiosas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres. Sl 123.3 NVI
sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011
Esperem o poder
quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011
Cancelou a maldição
Cristo nos redimiu da maldição da Lei quando se tornou maldição em nosso lugar, pois está escrito: “Maldito todo aquele que for pendurado num madeiro” Gl 3.13 (NVI)
Você já parou para pensar como é serio isso? Cancelou nossa maldição!
Talvez algumas pessoas não consigam parâmetro para mensurar quanto isso é extraordinário. Vou tentar em poucas palavras expor o conceito de maldição: Se levarmos em consideração que o tripé sobre o qual ela se baseia: doença, miséria e morte, sem entrarmos em detalhe o que cada uma dessas coisas representa na nossa vida, já seria suficiente para começar a pensar que o significado é grande.
Cancelar a maldição significa trocar cada uma dessas coisas por um oposto espiritual: Para a doença nos deu a cura divina. (Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças; contudo nós o consideramos castigado por Deus, por Deus atingido e afligido. Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniqüidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados. Is 53,4,5 NVI)
Para a miséria nos deu a prosperidade, suprindo nossas necessidades (O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus. Fp 4.13 NVI)
Para a morte nos deu a vida eterna (Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. Rm 6.23 NVI)
Por isso hoje ao invés de sermos malditos, somos abençoados! Graças a Deus que nos deu a vitória por Cristo Jesus, nosso Senhor.
terça-feira, 15 de fevereiro de 2011
Quantas coisas
Então Pilatos lhe perguntou novamente: “Você não vai responder? Veja de quantas coisas o estão acusando”.Mc 15.4
As acusações que pesavam sobre Jesus eram muitas, mas Ele não queria se defender de nenhuma. Tinha tudo a ver comigo e com você, eram imputações de culpa que nos pertenciam. Morreu a nossa morte para vivermos sua vida. (Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna emd Cristo Jesus, nosso Senhor. Rm 6.23)
Quantas coisas Ele fez: curou enfermos, libertou cativos, deu alegria aos tristes, e, principalmente carregou os nossos pecados. Cabe aqui a palavra do salmista: “Sim, coisas grandiosas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres.” Sl 126.3
E nós, quantas coisas temos feito por Ele? Somos o seu corpo na terra, temos nos importado com o que se passa ao nosso redor, ou somente com aquilo que nos afeta?
Há uma canção que diz: Abra os olhos do meu coração, quero te ver – precisamos vê-lo, tocá-lo, senti-lo para poder fazer o que Ele espera de nós.
Que o Espírito de Cristo nos toque neste dia, para vivermos de acordo com seu Reino e para que a sua vontade se estabeleça.
Que Deus nos ajude!
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011
Inversão de valores
Essas regras têm, de fato, aparência de sabedoria, com sua pretensa religiosidade, falsa humildade e severidade com o corpo, mas não têm valor algum para refrear os impulsos da carne. (Cl 2.23)
Os dias de hoje são marcados por valores que não têm valor!
Vemos os princípios familiares sendo marginalizados, colocados como se o errado é o que fosse certo. Os filhos mandando nos pais, os casais vivendo vida em dois e não a dois. (contas separados, camas separadas, vidas separadas)
Considero inversão de valores quando a religião se torna mais importante que Deus, quando uma planta vale mais que um ser humano, quando os discípulos não têm mais o que aprender. A vida sem importância e sem significado algum!
Quando o Senhor criou a terra colocou ordem no caos, estabeleceu o homem como mordomo e lhe constituiu família. Cada coisa a seu tempo e no seu devido lugar.
Cada dia aprendemos algo novo, mudando a ordem natural das coisas: o terceiro sexo, a mãe independente, a família alternativa. É o fim dos tempos!
Precisamos voltar ao início, quando a moral não era imoral e os preceitos tinham valor. Não podemos nos deixar levar pelas circunstâncias. Deus não mudou de idéia, continua sendo o mesmo.
Não precisamos praticar o mal para que o mundo esteja mal, basta sermos indiferentes, vamos fazer nossa parte. Podemos não mudar o mundo,mas seremos um a menos para estragá-lo!
sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011
Ele remove as pedras
Quando terminou o sábado, Maria Madalena, Salomé e Maria, mãe de Tiago, compraram especiarias aromáticas para ungir o corpo de Jesus. No primeiro dia da semana, bem cedo, ao nascer do sol, elas se dirigiram ao sepulcro, perguntando umas às outras: “Quem removerá para nós a pedra da entrada do sepulcro?” Mas, quando foram verificar, viram que a pedra, que era muito grande, havia sido removida. Marcos 16. 1 -4
Muitas dificuldades surgem no nosso caminho e as preocupações nos absorvem, muitas vezes são preocupações justas, como era a das mulheres que iam ao túmulo embalsamar Jesus: “Quem irá removar a pedra?” (a pedra era muito grande v.4)
Por mais razoáveis que sejam, não podem nos causar ansiedade, roubando-nos o sono ou o apetitite, nos consumindo. Devemos seguir o conselho do apóstolo Paulo: Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus Fp 4.6
Devemos confiar que Ele nos preparará o caminho, removendo as pedras e proporcionando um caminhar seguro (Mas, quando foram verificar, viram que a pedra, que era muito grande, havia sido removida. V.4)
Portanto tiremos os nossos olhos das preocupações e vamos confiar nas promessas de Deus (Todavia, lembro-me também do que pode me dar esperança Lm 3.21)
Ele removerá a pedra para você, não importa o tamanho que ela seja!
quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011
A vida é melhor
quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011
Santa experiência
terça-feira, 8 de fevereiro de 2011
A oração nos transforma
Naquele dia, nada me perguntareis. Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes alguma coisa ao Pai, ele vo-la concederá em meu nome. Até agora nada tendes pedido em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa. João 16:23-24 RA
A oração faz do homem comum uma pessoa extraordinária! A oração nos aproxima mais de Deus, nos deixando mais parecidos com Ele. Davi conhecia o poder transformador da oração. (Faze-me, SENHOR, conhecer os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas. Guia-me na tua verdade e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação, em quem eu espero todo o dia. Salmos 25:4-5 RA)
Essa passagem contém três frase chaves: Faz-me, ensina-me e guia-me. Quando Deus nos faz seguir o seu caminho, nem sempre é fácil. Só que é através deste processo que crescemos e mudamos, de modo a nos encaixar naquilo que Ele deseja para nós.
Crescemos para ficarmos aptos a enfrentar os desafios pelos quais oramos.
Em 1924 uma expedição fracassou por 2 vezes ao tentar escalar o Everest, inclusive perdendo dois membros da equipe, que morreram na expedição.
Entrevistados em Londres se desistiriam, um deles se dirigiu até um pôster do Everest que estava fixado na parede e olhando para ele disse: “Você nos derrotou uma vez, você nos derrotou duas vezes, mas monte Everest, um dia nós o derrotaremos” e voltando-se para os ouvintes concluiu: “Porque o monte Everest não crescerá mais, mas nós cresceremos!”
Eu tenho ensinado ao longo dos anos que quanto mais perto estamos de Deus, mais longe estamos do Diabo!
segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011
Resposta ao clamor
sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011
Coração insensível
Pois o coração deste povo se tornou insensível; de má vontade ouviram com os seus ouvidos, e fecharam os seus olhos. Se assim não fosse, poderiam ver com os olhos, ouvir com os ouvidos, entender com o coração e converter-se, e eu os curaria. At 28.27 (NVI)
Muitas pessoas não têm experimentado o melhor de Deus em sua vida por terem o coração duro e um espírito insubordinado. Não compreendem a grandeza do Senhor, pois tem os olhos e o entendimento voltado para coisas pequenas e sem valor, se esquecendo que o que importa realmente tem peso eterno e não se encontra aqui. São muitas as bênçãos a que temos acesso, (Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo. Ef 1.3 NVI) porém não de qualquer jeito. Um preço foi pago, a garantia foi dada, a nossa parte é tão pequena, crer, submeter e receber. No entanto muitas vezes não conseguimos, volto a repetir, pela dureza do nosso coração. Orgulho, interesse pessoal, vanglórias e tantas outras obras da carne, que constantemente está em luta contra o nosso ser espiritual.
Só em Deus vamos conseguir ajuda para prosseguir e vencer. Veja o conselho que nos dá Judas (não o Iscariotes):
Todavia, amados, lembrem-se do que foi predito pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo. Eles diziam a vocês: “Nos últimos tempos haverá zombadores que seguirão os seus próprios desejos ímpios”. Estes são os que causam divisões entre vocês, os quais seguem a tendência da sua própria alma e não têm o Espírito. Edifiquem-se, porém, amados, na santíssima fé que vocês têm, orando no Espírito Santo. Jd 17-20
O caminho da vitória foi mostrado, basta seguí-lo!